LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novo teste do Snapdragon 820 confirma a presença de quatro núcleos Kryo

02 de julho de 2015 16

Semana passada vimos os primeiros testes com o Snapdragon 820, grande lançamento da Qualcomm que é esperado para chegar ao mercado no final do ano. Um site chinês comentou que o teste foi tirado do bando de dados do GeekBench onde mostrava uma pontuação respeitável de 1.732 pontos para tarefas executadas apenas com um único núcleo. No entanto, quando são usados os quatro núcleos a pontuação fica abaixo de soluções rivais como o Exynos 7420. Agora, surge mais uma vez dados que revelam que a situação pode não ser tão boa assim.

Desta vez vemos o Snapdragon 820 surgir mais uma vez no banco de dados do Geekbench. No entanto, desta vez a unidade de testes está rodando com velocidade travada em aproximadamente 1,5GHz – exatamente metade da velocidade máxima que o novo chipset da Qualcomm consegue chegar. Com isso, é esperado que o resultado também caia. Aqui vemos o MSM8996 fazer 714 pontos no teste single-core e 1.942 no teste multi-core. Pode parecer muito, mas se formos analisar o Snapdragon 600 lançado há mais de 2 anos que conta com a mesma velocidade de operação, além da mesma quantidade de núcleos, onde o mesmo conquista a marca de 650 pontos no teste com um único núcleo e 1900 com todos em uso.


O que podemos concluir disso? Que, neste momento, a arquitetura Kryo do Snapdragon 820 não traz um avanço grande como esperado quando comparada à arquitetura Krait do Snapdragon 600. Para entregar um ganho em desempenho, a empresa oferece um clock muito maior nesta geração. Isso pode indicar que o ganho vem em forma de força bruta do chipset. Claro, temos que ver que a novidade será fabricada a 14nm, enquanto o outro era 28nm. Assim, forçar a frequência para 3GHz não deverá gerar um aumento considerável no consumo.

Temos que lembrar que estamos diante de um chipset que ainda está em estágio de teste. Mas se o desempenho for mantido até quando a versão final for lançada, então Apple e Samsung podem superar a Qualcomm com seus Apple A9 e Exynos 7422, respectivamente. Será que o Snapdragon vai comer poeira mais uma vez?


16

Comentários

Novo teste do Snapdragon 820 confirma a presença de quatro núcleos Kryo
  • Muito infeliz a comparação com o Snapdragon 600 feita na matéria. O fato das especificações em número de núcleos e clock serem semelhantes não necessariamente os tornam próximos e passíveis de serem comparados, afinal a arquitetura e litografia e MUITO diferente de um para o outro...

      • Acredito que usar iPhone para análise de processadores é bastante superficial... haha

          • Na verdade não, por que o processador utilizado no IPhone tem uma capacidade (single-core) muito boa, se não estou enganado e uma das melhores do mercado.

              • Bom, se você quer comparar single-core, tudo bem. Só voltar alguns anos atrás e essa análise seria justa....
                Problema que single-core não tem mais tanto proveito, quem mexe com programação concorrente odeia single-core haha.
                E quase todos os aplicativos hoje usam programação concorrente.

              • vixi outra vergonha para a qualcoom,achava que ela ultrapassaria a intel em valor de mercado em pouco tempo,mas agora já era

                  • Para quê sofrer pelos Snapdragon? deviam ser deixados de lado pelas fabricantes, assim como estão fazendo a Apple e a Samsung.

                    Se a Qualcomm não lançar algo realmente bom com o Snapdragon 820 várias empresas vão se compromenter profundamente ou definitivamente com o setor mobile.

                    Vamos todos de Exynos que é a solução!

                      • Cara, a comunidade de desenvolvedores de roms alternativas iria perder muito. A samsung não libera os drives dos chips dela, logo só teriamos roms bugadas feitas através de engenharia reversa.
                        Não encaro smart sem qualcoom por isso, quando tive a jaca do S3 fiquei preso naquele sistema maldito.

                        • Se acha que a Samsung vai disponibilizar seu chipset para outras fabricantes ? . Já que isso é o seu diferencial hoje . A intel poderia dominar tudo em termos de processador mas a mesma parece que não se interessa no ramo mobile . A Qualcomm antes de pensar em força bruta, tinha que pensar em manter a mesma corrigindo o problema de temperatura ... Vamos ver ...

                            • A Samsung sempre forneceu seus componentes à outras montadoras, tanto que o Meizu MX3 utiliza um Exynos 5. A Intel está batalhando por um espaço, obteve bons smatphones com a Asus e aparenta dificuldade em conquistar a confiança de novas marcas. Aparentemente a Qualcomm teve o problema de aquecimento se aventurando na arquitetura big.LITTLE, em teoria voltando para a arquitetura de costume o problema da temperatura não ocorreria.

                                • Entendo você mas Meizu é uma coisa LG/Motorola/Sony é outra coisa e mesmo se ela fornecesse duvido que fosse o mais top dela . Outra coisa a Samy é uma potência mais será que tinha cacife para uma produção tão imensa de chipsets . O Exynos não sei porque não é tão bem falado nos EUA . Tanto é que o Note 4 de lá veio com o Snapragon . Falei dá intel porque ela tem um potencial imenso para mim a mesma é superior a Samy se tratando em processadores mas parece que não liga tanto ao ramo mobile . Aevolução tecnológica é muito constante hoje o Exynos é o melhor mobile amanhã não se sabe ...

                                  • Mas a samsung disponibiliza sim, tem varios aparelhos com com os Chipset da sammy

                                  • até apple não está deixando de lado, até porque ela nunca adotou a qualcomm

                                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas