LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung Exynos 7420 passa por análise revelando desempenho de processamento e consumo

02 de julho de 2015 7

Usuários exigentes escolhem novos dispositivos analisando suas características técnicas, isso leva fabricantes como Apple ou Samsung a trabalharem nos melhores componentes para equipar os novos lançamentos, no caso, iPhone 6 e 6 Plus e Galaxy S6 e S6 Edge, respectivamente. No caso da fabricante coreana, uma de suas grandes apostas para seus atuais dispositivos top de linha, foi a escolha do próprio SoC Exynos 7420 em detrimento das populares soluções Snapdragon da Qualcomm.

Testes recentes de benchmark apontam que até mesmo o sucessor do polêmico Snapdragon 810 não é tão superior em relação ao desempenho do atual chip da Samsung. Há dois dias vimos alguns gráficos do AnandTech que revelam a evolução da gigante coreana na fabricação de processadores para dispositivos móveis, agora retornamos com mais alguns dados da análise detalhada.

O SoC (System On Chip) Samsung 7420 pulou de um processo de fabricação em 20nm usado no Exynos 5433, para os atuais 14nm. Trata-se do primeiro chip desenvolvido pela Samsung com essa tecnologia, que se traduz em maior potência e menor consumo energético. Sob a arquitetura ARMv8-A (32 e 64 bits) inclui oito núcleos para o processamento principal, 4x ARM Cortex-A57 (a 2.1GHz) e 4x Cortex-A53 (a 1.5GHz), acompanhados da unidade de processamento gráfico (GPU) ARM Mali-T760 MP8 a 772MHz. E não podemos deixar de citar a evolução das memórias LPDDR3 para LPDDR4 com quase o dobro de velocidade (1552MHz).

Partindo para os dados coletados pelo AnandTech temos um comparativo de consumo energético entre o atual Exynos 7420 e o antecessor 5433. Nos gráficos abaixo percebemos que em algumas frequências de operação a atual geração consome quase 50% menos energia.

Consumo energético dos núcleos A53 e A57 no Exynos 7420

Outro teste interessante é o consumo em processamentos gráficos pesados, como se pode reproduzir por meio do aplicativo GFXBench e as provas Manhattan 3.0 e T-Rex. O gráfico abaixo indica que o Exynos 7420 consegue ser superior em desempenho ao 5433 e Snapdragon 810, além de outras soluções do mercado que também estão listadas, mas sem aumentar o consumo energético.

Consumo do Exynos 7420 em testes de processamento gráfico

Finalmente, também vale conferir a evolução proporcionada pela memória LPDDR4. Foram realizados dois testes (resultados abaixo), no primeiro foi limitada a potência para se equivaler a memória do Exynos 5433, enquanto no segundo vemos o salto o desempenho.

Desempenho da memória LPDDR4 no Exynos 7420

Apesar da clara evolução conquistada pela Samsung, suas soluções ainda não adotadas em massa, com as principais fabricantes preferindo a concorrente Qualcomm, talvez pelo quesito custo. De qualquer forma, a gigante coreana deve ter aprimorado ainda mais suas tecnologias, diante dos rumores sobre um Exynos 7422 para o futuro Galaxy Note 5.

  • O Samsung Galaxy S6 edge ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 6 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

7

Comentários

Samsung Exynos 7420 passa por análise revelando desempenho de processamento e consumo
  • O fabricante sempre reserva o melhor de seus produtos para si, isso é típico. É óbvio que o Snapdragon é mais popular; se quiser o melhor pague mais, sem melindres.

    • Esse processador é um monstro.. e em conjunto com a memoria LPDDR4 entrega o titulo de smart mais rapido pra Samsung.. não é a toa q ele crava mais de 70mil pontos em testes de desempenho.. isso com 3 gb de memoria.. se tivesse 4 esse numero seria ainda maior.. Galaxy note 5 sera um monstro, e a qualcomm não esta convencendo que igualara essa disputa com o snap 820..

        • Pra mim o S820 será apenas uma versão corrigida do 810, e eu ainda não entendo porque a Qualcomm não admite logo que o S810 tem vários problemas. A Sony, LG e HTC já confirmaram isso.

            • Não sera uma versão revisada, o S810 lembrando teve a primeira leva que embarcou no LG G Flex 2, teve a segunda q diziam ter sido uma versao "revisada" q foi embarcada no Xiaomi mi note pro, e estao dizendo q vai sair uma 3ª versao corrigindo o problema de superaquecimento.. O S820 vai ser fabricado em parceria com a Samsung, numa menor litografia.. clock mais alto.. mas não acredito que va igualar com o Exynos 7420, o que dira do novo Exynos 7422

                • O maior inimigo da Qualcomm foi a pressa em disponibilizar o S810. Mas também não vamos esquecer que quando a Samsung adotou o Big.LITTLE no Exynos do S4, também enfrentou vários problemas com o aquecimento e hoje deu a volta por cima. É um mérito pra ela.

                    • Tom51 eu não entendo é pq as fabricantes mesmo sabendo dos problemas desse S810 continuam a utiliza-lo.. saiu um rumor de q o novo Moto Maxx sera embalado por ele.. saiu um rumor de q ele viria embarcado em um Lumia.. Qualcomm errou feio, e o fato de nao assumir seu erro so ta fazendo sua credibilidade diminuir..

                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas