LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google remove opção de tema escurecido na nova build do Android M

11 de julho de 2015 13

O Android por um bom tempo sempre apresentou tons escuros com pequenos detalhes em azul. Quando foi revelado o Lollipop, Google trocou o já cansado layout preto degradê por um tom branco com detalhes em cinza e verde. Neste momento, muitos usuários estranharam e começaram a reclamar da mudança. Com a primeira build revelada do Android M em maio, vimos um novo tema escuro escondido dentro das opções do desenvolvedor (menu secreto de configurações do sistema). Com isso, ficou claro que a nova versão do robozinho permitiria aos usuários escolherem qual tema usar.

A parte curiosa é que com o lançamento da segunda build de teste do Android M, Google removeu essa opção de alterar o tema do sistema. Ou seja, se você não gosta do sistema todo branco, então terá que se acostumar com ele ou então continuar usando a primeira preview do Android M. Mas por que a Google fez isso? Ainda não sabemos, mas cogitados a ideia de que alguns elementos gráficos da interface não estivessem oferecendo uma boa leitura quando a paleta de cores é alterada para tons mais escuros. Claro, isso não deixa claro que na versão final não será possível trocar para um tema escurecido. Apenas sabemos que, por enquanto, isso não será mais possível.

Tela de configurações do desenvolvedor na primeira preview (esquerda) vs nova build (direita)

As fabricantes sempre alteraram a interface do Android em seus dispositivos. Samsung, com sua TouchWiz, sempre foi a mais radical neste aspecto. Mas mesmo com seu jeito egocêntrico de modificar o código do sistema, a sul-coreana vem trazendo para os usuários um ótimo gerenciador de temas que permite modificar praticamente qualquer tela do sistema. Até mesmo os aplicativos como discador, mensagens, entre outros, do Galaxy S6 podem ser customizados ao gosto dos usuários.

Seria interessante a Google oferecer isso de forma nativa com o Android M. Com a primeira build lançada realmente ficamos animados por pensar que este seria o caminho que a empresa estava tomando, mas isso poderá demorar para acontecer. Vamos torcer para que na nova build, provavelmente a ser lançada em agosto, traga algum avanço neste cenário. O Android M será lançado oficialmente no final do terceiro trimestre, vindo juntamente com o novo Nexus 5 2015. Até lá, a empresa ainda tem muito o que trabalhar para entregar um sistema mais redondo do que o problemático Lollipop que veio recheado de bugs, causando dor de cabeça a todos.


13

Comentários

Google remove opção de tema escurecido na nova build do Android M

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas