LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Eddystone é a nova ferramente do Google que vai transformar a comunicação

15 de julho de 2015 0

A Google revelou essa semana o Eddystone, um "farol" de Bluetooth de código aberto que é compatível com diferentes OSs. O objetivo do mesmo parece ser a criação de uma nova era de serviços baseados em proximidade e localização. O Eddystone faz literalmente estas duas coisas, ajudando a identificar melhor sua posição em um mapa, e ao entender o que está próximo de você prover dados atrelados a sua localização física.

O primeiro API que utiliza este novo conceito é o Google Proximity Beacon (Farol de proximidade), que deverá conectar você a um local físico com dados relacionado a ele, dando uma definição melhor para o contexto do usuário. Se ele estiver em um carro, ativar o Maps vai mostrar o transito as ruas e etc. Se ele estiver sentado em uma mesa de restaurante, vai receber cardápios e outros.

O Google Now deverá se tornar o maior representante desta tecnologia, já que ele cada vez mais tem oferecido um funcionamento baseado em contexto, e isso só deverá melhorar com a chegada do Now on Tap, para o Android M.

O segundo uso do aplicativo é o Nearby. Com ele você será capaz de descobrir e se comunicar com outros smartphones próximos de você. A nova tecnologia se vale de vários elementos como geolocalização, rede wi-fi , bluetooth e até mesmo sons pouco perceptíveis para os nossos ouvidos, capturados pelo microfone do celular.

Com este novo API, que poderá funcionar tanto em Androids quanto em iPhone, será possível realizar uma série de ações novas. Por exemplo, o Chromecast poderá ser ativado por um usuário novo no modo visitante. Jogos poderão ter a habilidade de você enfrentar oponentes próximos de você, alguns conteúdos poderão ser compartilhados com mais facilidade entre pessoas na mesma sala, como o Trello na foto da matéria. De fato a ideia parece ter muitas aplicações.

A ideia parece ser muito boa, esperamos apenas que ela seja aplicada sempre de forma sensata. Seria muito negativo se uma pessoa recebesse mensagens de assédio só por estar no mesmo local de outro usuário do Nearby. O que parece até agora é que a empresa está tomando esse tipo de cuidado, desenvolvendo a API para funcionar apenas dentro de aplicativos específicos.

O Eddustone da Google parece cumprir o seu papel como um produto importante para o futuro, ligando e compreendendo as pessoas e dados para uma nova era da comunicação contextual.


0

Comentários

Eddystone é a nova ferramente do Google que vai transformar a comunicação

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas