LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google, Facebook, Dell, HP e outros se juntam à Samsung contra a Apple

21 de julho de 2015 31

Mês passado a Samsung pediu a apelação do processo que confirmou a decisão de um tribunal inferior acusando a empresa coreana de ter copiado as patentes específicas de design da Apple relacionadas ao iPhone. Apesar da multa relativamente baixa, a Samsung decidiu pedir pela revisão do processo, o que parece ter sido a medida certa, já que as outras empresas de tecnologia estão se juntando para ajudá-las. Agora, a Google,Facebook, HP e muitas outras empresas assumem uma posição ao lado da Samsung, o que pode indicar que o processo parece mesmo estar longe de chegar ao fim.

A questão toda teve início em 2011, quando a Apple processou a empresa coreana por copiar aspectos específicos do iPhone, incluindo o GUI, painel e parte frontal do telefone, juntamente com vários elementos de software, como gestos, rolagem bounce-back e duplo toque para ampliar.

O tribunal de primeira instância decidiu que a Samsung anteriormente deveria desembolsar US$ 930 milhões em danos para a Apple. Mas esse montante chegou a ser reduzido para US$ 399 milhões, depois da apelação da Samsung. Os coreanos não aceitaram o resultado e estavam dispostos a tentar tudo para ganhar o caso.

A Samsung se defende alegando que a “Apple não inventou o retângulo”. O seu advogado, Charles Verhoeven, utiliza diversos produtos como prova de que não houve cópia da empresa. Uma das evidências é o LG Prada, um celular com o formato de barra, com uma tela sensível ao toque e que precede o iPhone. Para ele, a Apple se inspirou em outros produtos que já estavam no mercado para criar o seu smartphone. Além de acusar a empresa de violar patentes da Samsung relacionadas à câmera, ao aplicativo de música e a rede 3G que a Apple usava no iPhone e que não foram licenciadas.

O F700 da Samsung.

Fora isso, a Samsung também mostra os documentos oficiais de registro do seu celular F700 como evidência de que o iPhone não foi copiado – já que este modelo estava em desenvolvimento bem antes do celular da Apple ser apresentado. A Samsung parece determinada a ganhar o caso, e de fato, desde a primeira decisão, que a multava em mais de um bilhão de dólares, os juízes parecem cada vez mais aptos a enxergar o lado da gigante coreana, e a indústria começa a se manifestar a favor dela.

Uma união entre a Google, o Facebook, a HP, a Dell, o Ebay e uma união das maiores empresas do vale do silício decidiram escrever um memorando à corte em defesa da Samsung. De acordo com eles, a tecnologia nos dias de hoje é muito complexa e é sempre feita de inúmeros componentes. Se qualquer coisa pequena for usada como base para um imenso processo legal, todas as empresas de tecnologia seriam culpadas de copiar umas as outras.

"Aquela funcionalidade, o resultado de algumas linhas em milhões de um código, pode aparecer apenas em uma funcionalidade particular de determinado produto, em uma tela entre milhares. Mas esta decisão poderá fazer com que o dono dessas pequenas linhas recebe todo o lucro gerado pelo resto, pelo produto real, mesmo que sua contribuição seja insignificante.

Se esta decisão for a final, ela poderá causar resultados absurdos para todos as empresas, incluindo aquelas que gastam bilhões por ano em pesquisa e desenvolvimento para tecnologias complexas e seus componentes."

Aos poucos as empresas de tecnologia começam a perceber os problemas gerados pelos "trolls" de patentes, e pela rigidez neste tipo de regra, que atrapalha o desenvolvimento tecnológico pautando-o pela competição empresarial. Torçamos que um esforço conjunto de quase todas as grandes empresas americanas de tecnologia contra uma quebra de patentes resulte em uma comunidade mais apta a cooperação o compartilhamento de idéias e experiências.


31

Comentários

Google, Facebook, Dell, HP e outros se juntam à Samsung contra a Apple
  • Então a inventora disso tudo foi a Lg? Rivalidade some quando o assunto é dinheiro...

      • A Dona zica da Apple agora ficou na mão tudo pra ela é motivo pra ganhar dinheiro, o aparelho pode até parecer mas não foi ela quem criou tudo sozinha pra achar que é dona do mundo obviamente ela precisou de tecnologia e ideias de outras empresas pra entrar no ramo mobile e depois que entrou tenta até hj sufocar as outras de uma maneira ou de outra. Os aparelhos da Apple são excelentes o que não presta é atitude dela em relação a outras empresas e até pessoas tudo em nome de que é a melhor em tudo

          • Com essas empresas contra a Apple, a Apple já era.

              • Chupa essa manga Épou HAHAHA

                  • Não quero nem saber da Apple. O texto diz "a Samsung também mostra os documentos oficiais de registro do seu celular F700 como evidência de que o iPhone não foi copiado" e "evidências é o LG Prada, um celular com o formato de barra, com uma tela sensível ao toque e que precede o iPhone". Apple chorona demais...

                      • É incrível como ainda tem gente defendendo essa Apple, mesmo diante da incontestável evidência do F700, que demonstra claramente que foi a Apple quem COPIOU DESCARADAMENTE a Samsung.

                        • A mano, não tem como nega, a Samsung copiou sim o design da Apple, ta na cara.
                          É tipo o Galaxy S6, mistura do iPhone 6 com um toque do Xperia Z3. Só muda no Edge por causa da curva na tela, mais nada, acho que mesmo com tantas empresas do lado da Samsung, creio que a Apple ainda ganha, mas de qualquer forma, boa sorte à ambas empresas.

                            • Se tem a moldura arredondada é IPhone 6? Se tem traseira em vidro e z3, amigo reveja seus conceitos, isso de copiar a ou b não existe mais, seguem se tendências, assim como a Apple aumentou o tamanho das telas dos IPhones (copiou a Samsung se nos basearmos no seu conceito retrógrado)
                              Devemos enfatizar o que é bom para o consumidor, não importa se foi feito por a ou b, o s6 e o mais belo smartphone do mercado porquê? Porque é o mesmo e uma mistura de elementos visuais e estruturais dos mais belos smartphones que o antecede.

                                • Já foi dito, que se a gente fica olhando só pra esse lado, todas as empresas levam prejuízo, só que essa briga já é antiga, e pegue todos os celulares da Samsung, é tudo parecido, em que foi inspirado no iPhone, só que a samsung alegou que esse design já estava sendo feita por ela antes do lançamento do primeiro iPhone, sendo assim, porque a samsung não foi atras dos seus direitos? deixou quieto. Por isso acho que no final, quem leva a melhor vai ser a Apple (jogando limpo ou sujo, não sei).
                                  Mas como eu disse, boa sorte a ambas...

                                  • Mas não a partir do momento que a samung faz uma copia exata da moldura do iPhone... Olha o s6 e iPhone 6 até a localização do fone de ouvido saídas dos auto falantes e do carregador estão exatamente no mesmo lugar.... Até a quantidade de furo dos auto falantes são a mesmas.. Sinceramente é desnecessário esse plágio

                                    • A Apple não inventou o retângulo.

                                    • Dentre tantas 'qualidades', a Apple é uma empresa troll, um empecilho para o desenvolvimento da tecnologia. Parece uma criança brigando por brinquedos.

                                        • até o momento em que tudo que vc tem o seu "amiguinho " quer um exatamente igual !!

                                            • e outra cara... essas empresas estão cagando pra esses fanboys...olha essa notícia: http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/gadgets/noticia/3750109/samsung-apple-unem-para-fabricar-novo-processador-iphone e essa outra: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/apple-e-samsung-se-unem-para-matar-o-chip-de-celular/49835 AHHHHH CARA VAI TE FUDER

                                                • esse SAMUEL_SAMUEL ama demais essa apple...apple já era, agora nela só existe STATUS...
                                                  antes de dizer que eu sou fanboy da Samsung, tenho um iphone 5s, um galaxy s6 edge e um xiaomi redmi 2

                                                • Duvido a Apple aceitar isso. Eles tem a mentalidade de jobs. Esse negócio de patentes só atrasa o avanço como é dito. Apple nunca vai abrir mão disso,pq ela quer dominar sozinha.

                                                    • Patentes atrasa o avanço? Cara, que asneira. Se vc gastasse milhões pra desenvolver uma tecnologia inédita e viesse um ré ruela copiasse e vendesse mais barato já q não gastou nada, como vc se sentiria? A lei das patentes é justamente pra proteger o avanço, ninguém investiria e perderia tempo sabendo que depois não lucraria nada com isso.

                                                    • Toma Apple !!

                                                        Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                        Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                        Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                        Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas