LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Site alega que iOS corresponderia a 82% da audiência de Podcast nos EUA

22 de julho de 2015 0

A empresa Clammr publicou esta semana uma pequena apresentação onde eles defendem o podcast como um dos formatos de mídia do futuro. O trabalho também traça um pequeno panorama atual da mídia e o que pode ser feito pelo seu desenvolvimento. Apesar das boas informações contidas na página, o que mais chamou a atenção foi uma pesquisa que dizia que, apesar dos iPhones representarem apenas 40% do mercado de celulares dos Estados Unidos, seu público seria equivalente a 82 da audiência desta mídia.

O problema com esta informação é que ela possui apenas uma fonte: o Rawvoice, um aplicativo/gerente de podcasts para os seus dispositivos móveis. Ainda que o Rawvoice seja bastante abrangente, eu não acredito que ele seja significativo o bastante para ser usado como base nesse tipo de pesquisa. Acho que é bastante provável que a maioria dos usuários deste tipo de mídia as encontra em seus sites preferidos, como é o caso do Nerdcast e outros dos Podcasts mais populares do Brasil.

Tirando por essa falha conceitual, isto é, uma pesquisa de consumo de massa composta por uma única fonte, a páginas tras diversas outras informações relevantes. De acordo com eles, os dois maiores desafios desta mídia é torná-las mais visível, para facilitar o primeiro contato dos ouvintes e enxergar uma forma clara para tornar programas rentáveis. Nesse sentido, a solução me parece ser uma espécie de Spotify do Podcast, um local que reunisse todo tipo de debate de forma gratuita, porém com intervalos comerciais. Teoricamente tanto esse aplicativo, quanto o Deezer pretendem inserir podcast nas suas programações.

As buscas relacionadas a podcasts como um todo cresceram no último ano, o termo parece ser cada vez mais presente nas pesquisas do Google. Outro resultado divulgado pelas pesquisa foi a constatação que 66% da audiência escuta seus podcasts em tablets/smartphones.

Assim como os dados de iOS foram colhidos de forma suspeita é bom nos atentarmos que outras conclusões da pesquisa podem não ter a acuidade esperada de um trabalho de teor mais sério. Exemplos de outros programas que servem para ouvir podcasts nos outros sistemas não faltam, como você pode ver nos artigos a seguir.

Os melhores apps para ouvir podcast em seu Windows Phone

Os melhores aplicativos para ouvir podcasts no Android


0

Comentários

Site alega que iOS corresponderia a 82% da audiência de Podcast nos EUA

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas