LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung oficializa a produção de chips fabricados com litografia 10nm FinFET

23 de julho de 2015 17

Quando Samsung anunciou o Exynos 7420 com o Galaxy S6 no semestre anterior, o chipset chamou a atenção de muitos fanáticos por tecnologia pelo fato de ser fabricado com processo de litografia de 14nm. A Intel já havia chegado nesse nível de “refinamento” antes da sul-coreana, mas o passo da Samsung chamou mais a atenção por ser voltado para o mercado de smartphones topo de linha.

A grande maioria dos chipsets encontrados atualmente em smartphones são fabricados a 28nm, com algumas exceções com litografia de 20nm, como o Exynos 5433 ou Snapdragon 810. A TSMC é uma das maiores fabricantes de chips do mercado, e a mesma conta com produção em 16nm, mas já informou que estaria produzindo as primeiras unidades de teste a 10nm para o lançamento em massa em 2016. Com isso, Samsung não ficou atrás e revelou que também iria acelerar a produção dos seus SoCs a 10nm para que as grandes fabricantes de smartphones não adotassem os produtos da TSMC.

Agora, um dos engenheiros da Samsung, Kelvin Low, lançou um vídeo no YouTube, que você confere acima, para esclarecer e confirmar que a empresa realmente está iniciando o processo de desenvolvimento de chips a 10nm. Não foi revelada uma data de quando a novidade poderá chegar ao mercado, mas se a sul-coreana pretende realmente rivalizar com a TSMC, então os primeiros chipsets chegarão no próximo ano.

De acordo com a Samsung, o processo de litografia a 10nm FinFET permitirá aumentar a velocidade de operação em 20% ao mesmo tempo em que reduz o consumo em 40%. Atualmente, o Exynos 7420 oferece velocidade máxima de 2,1GHz e conta com consumo 15% inferior ao Exynos 5433 que trabalha na velocidade máxima de 1,9GHz. Com o cogitado Exynos 7422 chegando com o Galaxy Note 5, Samsung deverá chegar à velocidade de 2,3GHz sem aumentar o consumo comparado ao chipset atual. Com o avanço para 10nm, será possível chegar próximo à barreira dos 3GHz e ainda oferecer uma maior autonomia de bateria.

Atualmente, uma das fábricas da Samsung já conta com wafer produzido a 10nm FinFET para mostrar às fabricantes de smartphones que a sul-coreana é completamente capaz de dar um próximo passo na produção de chips ainda mais refinados. Agora só esperar por mais novidades, para sabemos quando o primeiro protótipo chegará para termos uma noção do que ele realmente pode oferecer.


17

Comentários

Samsung oficializa a produção de chips fabricados com litografia 10nm FinFET

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas