LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google Apps agora terá menos aplicativos obrigatórios em sistemas Android

20 de agosto de 2015 3

Smartphones e tablets Android saem de fábrica com o sistema operacional da Google recheado de aplicativos que nem sempre são desejados pelos usuários. Até mesmo a gigante de Mountain View já percebeu que pode evitar a integração de algumas soluções e iniciou os cortes na própria carne para incentivar as demais fabricantes.

O sistema móvel do robozinho verde chega até as fabricantes sob o AOSP (Android Open Source Project), o que permite modificações na aparência e alguns recursos. Buscando atrair mais compradores para seus dispositivos as fabricantes incluem os aplicativos da Google, tais como Gmail ou a Google Play (que não fazem parte da AOSP) e exigem um teste de compatibilidade e compromisso de incluir um determinado número de aplicativos. Ou seja, mesmo que a fabricante queira apenas o Gmail, terá que inserir no sistema as demais aplicações que a Google obrigar.

Google Apps para Android

Felizmente, e após a notícia de que o aplicativo Google+ não virá pré-instalado no Samsung Galaxy Note 5, a Google revela que além do aplicativo da rede social, deixará de exigir a instalação de mais três serviços, Play Livros, Play Banca e Play Games. É claro que os interessados em tais aplicativos poderão realizar o download via Google Play.

Parece que as fabricantes estão percebendo a necessidade de deixar o sistema mais leve, pelo menos é o que indica a posição adotada pela Samsung desde o lançamento da linha Galaxy S6, quando decidiu diminuir o número de bloatware. E vale recordar que esse é um problema de praticamente todas as marcas de dispositivos Android, mas não apenas desse sistema, usuários do iOS e Windows Phone/Mobile também sofrem ao receberem serviços que não desejam e unicamente serve para ocupar espaço na memória interna.

Alguns usuários mais entusiastas chegam a recorrer a soluções que exigem acesso root, para conseguirem remover tudo o que não lhes interessa no sistema instalado de fábrica. E você, já percebeu algum aplicativo “inútil” inserido pela fabricante de seu smartphone e que faz apenas ocupar espaço na memória interna?


3

Comentários

Google Apps agora terá menos aplicativos obrigatórios em sistemas Android

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas