LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

A tela 4K do Xperia Z5 Premium pode ser uma péssima ideia

02 de setembro de 2015 94

Hoje conhecemos que a Sony realmente vai trazer três novos smartphones e que são muito semelhantes aos mais recentes aparelhos da própria fabricante. O que chamou atenção é o modelo chamado Xperia Z5 Premium e sua tela de resolução 4K, que ao meu ver é uma péssima ideia para o dispositivo.

Se você ainda não entendeu o que uma tela 4K significa, pense desta forma: ela conta com quatro vezes mais definição do que uma tela Full HD, aquela que está na sua sala ou no monitor do seu computador. Este tipo de tela é realmente incrível e faz com que pixels que estão em um painel de mais de um metro de largura, fiquem bem pequeninos ao ponto de não aparecer mesmo para quem está próximo da TV. Lindo, funciona bem e a qualidade é incrível. No smartphone também, a ideia é maravilhosa e a capacidade de mostrar imagens extremamente nítidas é algo que realmente me faz ficar de olho neste modelo. O problema é: na TV da sua casa o consumo de energia não é um problema, já que tem a tomada ali e que envia eletricidade o tempo todo. No smartphone não há esta possibilidade e a tela 4K vira um beberrão da energia que está lá e que ainda será dividida para todo restante do telefone - pense em processador, placa gráfica, sensores, alto-falante, leitor do SIM card e tudo mais que forma o aparelho.

Junte isso com um processador que está dentro do modelo, que é o esquentadinho do Snapdragon 810 - que faz ferver o Xperia Z3+, ou Z4, mesmo quando você quer apenas uns segundos de vídeo filmado em 4K. Outro ponto que faz todo sentido nesta falta de sentido, é que você não consegue sequer notar a diferença de resolução entre uma tela Full HD e uma tela 2K, imagine só numa tela que tem duas vezes mais resolução do que a mais alta resolução de um smartphone. Sério, coloque um aparelho Full HD (como o Xperia Z3+ ou o Zenfone 2) e outro 2K (como o Moto Maxx, Galaxy S6 ou Galaxy Note 4) em uma distância normal de uso, que é de uns dois palmos dos seus olhos, e conte aqui nos comentários a diferença. Você nota algum pixel? Consegue ver a letra que diz o nome do ícone do mesmo app (como o Google Play), serrilhada? Não! (ok, até consegue, mas apenas quando está com o olho grudado na tela, condição de uso que trará sérios problemas de vista em pouquíssimo tempo e uma forma que você não utiliza na rua, certo?) Acima de Full HD e na distância que você utiliza o smartphone no cotidiano, não há qualquer diferença de detalhes - muda apenas a tecnologia da tela, se é um LCD, se tem IPS, se é AMOLED, Super Amoled ou um TFT e isso tudo não tem nada com definição.

Enfim, para finalizar meu ponto de vista sobre uma tela 4K em smartphones, tem ainda o consumo extra de energia da placa gráfica. Se você tem quatro vezes mais pixels na tela do que em um display Full HD, você precisa de uma placa gráfica que produza quatro vezes mais, que trabalhe mais, para preencher todos estes pixels extras. Junte o trabalho extra do processador e da placa gráfica, com o que falei antes do consumo da própria tela, e você tem uma forma bem interessante de exigir uma bateria monstruosa, apenas para durar um dia.

Sério, tela Full HD está de ótimo tamanho, você não vê um pixel, um serrilhado e ainda garante uma autonomia maior de bateria. Não, ainda não estamos prontos para tela 4K no celular, ao menos não antes de resolvermos o problema de consumo de energia e trabalho extra do processador. Ao meu ver, a Sony quer apenas marketing e uma visibilidade maior, depois de lançar três gerações de Xperia extremamente semelhantes e em 12 meses. O Xperia Z3 foi lançado em setembro do ano passado, o Z3+ (ou Z4) chegou em junho deste ano e o Z5 agora, em setembro.

Para saber se o Z5 Premium é realmente puro hype, é preciso vivenciar o aparelho e, no review, mostrar quão extra é o consumo de energia pela tela de maior resolução. Isso só poderei responder quando o dispositivo estiver aqui no Brasil, algo que ainda não há previsão para ocorrer. Enquanto isso, olhando de forma superficial, o Xperia Z5 Premium pode ser mais uma má escolha da Sony.

O Sony Xperia Z5 Premium ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

94

Comentários

A tela 4K do Xperia Z5 Premium pode ser uma péssima ideia
  • Meu Xperia ZQ/ZL tela Full HD, é problemático, tem algum defeito de fabrica, todos eles que já peguei, tem vez que a bateria dura 6h30 mexendo sem parar, e tem vez que dura 2h30 fazendo as mesmas funções. Sem jogar. Não tenho coragem de comprar Sony.

      • Esse mesmo site que pública uma matéria dessas é o mesmo que vai falar que o z4 tem uma monstruosa, espetacular, maravilhosa tela depois do lançamento do z5. É só receberem um jabazinho para tal.

          • Tenho um XPeria Z , tela Full HD,Snapdragon S4 Pro 1.5ghz, Adreno 320, e ja esquenta feito brasa, a temperatura da CPU chega a 60 GRAUS, quando vou jogar apos uns 4 minutos de jogatina ja comeca um lag monstruoso devido ao superaquecimento, e a bateria se vai em menos de 3 horas. Linha Z da Sony esquentadinha demais desde seu primeiro membro.

              • Eu li a mesma coisa no lançamento do LG G3. E hoje vários estão com a resolução 2K. Acho que infelizmente as empresas como LG e Samsung vão aderir ao 4K por pura competição idiota. Assim como diz o texto (que li matéria semelhante na época do G3) continuo achando que Full HD está mais do que suficiente. A própria tela do iPhone 6 Plus de 5,5"e 1080p já é animal.

                  • Bom, com certeza no Brasil custará fácil mais de R$ 3 Mil. Acho que ultimamente no Brasil as fabricantes perderam a noção total dos preços dos flagships, é surreal pagar mais de 3 mil reais em qualquer aparelho celular! Problema não é nem comprar o que não pode, mas ter dinheiro e não saber avaliar o real valor das coisas alimentando uma indústria insana, ainda mais no Brasil que as pessoas adoram ostentar (que é uma burrice sem tamanho, vide funks ostentação plantando idéias imbecis como a coisa mais legal do mundo). É de dar pena de um povo que compra um celular de 3 mil pra usar whats mas sua principal função é mostrar pros outros.

                      • Telas 4k não vai, enquanto não tiver baterias que suportem o tranco essa resolução vai ser inútil para o usuário do dia-a-dia, a única coisa de boa nesse 4k é realidade aumenta, Oculos Rift, Project Morpheus, Gear VR, etc...

                          • E a tela do s6 curva foi uma baita ideia!! Utilidade 10!

                              • full hd já basta para um smartphone mas as empresas não têm ideias eficientes fazem o óbvio, "vamos aumentar a resolução da tela (péssimo)" isso não é evolução alguma só uma disputa de ego entre as empresas para ver quem tem o smartphone com a maior resolução de tela, estou fora dessa disputa rsrs.

                                  • Não vejo como algo desastroso, alguém precisa dar o primeiro passo, pode até ser problemático, mais pode ter certeza que o smart da Sony será alvo de inúmeras análises, estas afim de esclarecer inúmeras questões sobre a própria utilização, a tecnologia avança e inova a cada dia, e sempre alguém precisa dar o primeiro passo, parem de criticar algo que não conhecem, observem os resultados, tanto técnicos quanto de satisfação dos consumidores.

                                      • O problema é que a sony não pode dar o primeiro passo, está no buraco, ela tem que lançar um smart de medio custo bom, barato.

                                          • Concordo plenamente, interessante seria cortar gastos, tentar reduzir a margem de lucro, fazer algo parecido com o que a asus e xiaomi estao fazendo, estamos precisando de mais opções com custo benefício, mais sinto, triste afirmo que essa não parece a conduta da Sony, continua teimando no mercado de alto custo. Lamento, pelo menos ta tentando né.

                                            • A tec avança mais qm paga o pato eh sempre a bateria no caso dos smarts, o problema ainda é avançar sem a necessidade real!

                                                • Mais os passos precisam ser dados, voce fala em bateria, mais esquece que as tecnologias voltadas para a otimização das mesmas estão ai cada vez melhores... isso sem esquecer dos novos compostos, estao vindo por ai, alguns deles prometem entregar ate 5x mais capacidade que os atuais compostos de bateria (construção) mais isso e outra história.

                                                    • com certeza,se a tela full hd ou a 2k ja é um suficiente pra nao se notarem os pixels,pra que colocar uma 4k? o problema é que a ambiçao de ganhar dinheiro ja rompeu a barreira da logica. pra que inovar numa tela nova se nem a antiga se consegue ter um consumo de bateria que seja satisfatorio? ah e outra coisa: ja viram o precinho desse sugador de bateria? a pessoa quer comprar um smartphone que sequer sua capacidade humana consegue diferenciar da antiga e ainda acham que os caras estão no caminho certo. hahahaha gosta de jogar dinheiro fora mesmo. logo no Brasil que é um país com a menos taxa de tributaçao no mundo. vai com Deus entao...compre todo os lançamentos...kkkkkkk

                                                        • Ninguém precisa brigar crianças! A Sony com certeza fez isto para ter uma baita exposição gratuita na mídia (e terá). Tecnicamente falando não há diferença no uso normal, talvez seja como o vinil e o CD, o som do vinil de alguma maneira sentimos diferente (melhor) mesmo que no dia-a-dia não haja diferença absurda. Talvez ao olhar pra esta impressionante tela o olho inconscientemente a perceba diferente de alguma maneira. Como produto em si talvez não tenho sido boa escolha, como estratégia de marketing e evolução da tecnologia creio que sim, como o amigo acima colocou é interessante alguns produtos "puxarem" mudanças, mas lembremos que tecnologias recentes de melhoria nos compostos das baterias ainda não estão disponíveis comercialmente, muito menos no aparelho da Sony.
                                                          Enfim, quem não gostou não compra. Acho legal pela tecnologia mas jamais pagaria mais caro se a tela 4K fosse o diferencial. Aliás mesmo que fosse preço igual outros aparelhos capaz da tela 4K pesar negativamente na escolha por causa da bateria e aquecimento dos processadores atuais. Enfim, o próprio aparelho ainda precisa de reviews pra mostrar seus pontos positivos e negativos.

                                                            • Bem nao esperava que leitores leigos entendessem meu ponto de vista é natural, mais cada um tem seu ponto de vista, so nao acho que criticar demasiadamente va fazer alguma diferença, e outra a total falta de interpretação em uma leitura e algo que complica bastante, fica duas perguntas: em que momento falei que iria comprar esse ou aquele lançamento? Segundo: em que momento fiz referência aos valores praticados no brasil?
                                                              Galerinha vamos melhorar a compreensão do que se ler.

                                                        • Outra coisa, alguém já pensou na compatibilidade de jogos?
                                                          Lembram quando o G3 foi lançado?

                                                            • Texto muito bom. Também penso assim, muito desnecessário. O olho humano nem consegue ver diferença do Full HD pro 2k imagina 4k em smarthphone.

                                                                • do jeito que a sony é careira + aumento do dólar + aumento nos impostos deve chega aqui por volta de uns 5500 ou não chegar.

                                                                  • Realmente é desnecessário, mas o q dizer dos 2k da Samsung em 3000mA e 5.7' do Note 5 ? Nesse caso falam que o Note 5 possui uma super tela. Matéria claramente tendenciosa e subjetiva. Fora q até hoje falam q tela 2k consomem mais, mas na pratica ninguém comprova isso, pelo contrário, a tela do S6 se mostrou mais econômica q a do S5 . Queremos fatos e não opiniões sem fundamentação...

                                                                      • Eu tenho um Galaxy Mega 6.3 com bateria de 3200mAh com resolução 1280x720 e dura um 1 dia e meio. E o Note 4 com resolução de 2k e bateria de 3220mAp dura a mesma coisa que o Galaxy Mega. Então realmente mais resolução não quer dizer que vai gastar mais bateria. Tudo depende da otimização

                                                                          • Chipset mais econômico ajuda, otimização da TW ( Que ainda tá pesada) ajuda, um gerenciamento melhor de energia ajuda. A autonomia do Note 5 é maior pois ele é otimizado...

                                                                              • E outra, muitos falam do 810, mas na prática até agora não vimos ninguém reclamar aqui no Brasil, e nenhum teste prático que comprove q ele esquenta , tive o 920 e acho difícil algum aparelho esquentar Mai q ele rs. Acho q alguns fabricantes erraram na otimização do aparelho, fora as novas versões do 810. Prefiro qualquer aparelho com o 810 no lugar do 808 q é um 805 melhorado...

                                                                              • O fabricante ao invés de se preocupar com autonomia e armazenamento, fica inventando essas bobagens de aumentar resolução de tela. Tem que ter bateria e armazenamento decente não uma tela que só aumenta o valor do aparelho e acaba com a autonomia da bateria

                                                                                  • QUANDO são outras empresas os sites n falam nada , quando lg e samsung lança com resolução quase 4k n falam nada mas se a sony lança metem a boca

                                                                                    • E ainda vai ter leigo q vai compra só pra mostrar pros outros...

                                                                                        • Mais ou menos isso... Uns 4000 reais no dia do lançamento... E a tela de 4k em um 5.5 polegadas é só pra bater os recordes (um jogo de empresa) uma maneira de mostrar oque a Sony pode fazer!!! Então iniciar uma estupida competição por resolução!!!

                                                                                            • ...uns 4000 reais no dia do lançamento... a tela de 4k em um 5.5 polegadas é só pra bater os recordes... ( um jogo de empresa) uma maneira de mostrar oq a Sony pode fazer!!! e iniciar uma estupida competição por resolução!!!

                                                                                                • Tem criança que em todo post da lg, samsung e microsoft vem chorar aqui, defecando pelo teclado.
                                                                                                  Fanboyolas e haters...

                                                                                                  • Sony, três aparelhos em 1 ano é um pouco demais, socega o faxo

                                                                                                      • Até que enfim uma matéria expressando uma opinião nesse site. Tem uns exageros coloquiais neste meio, mas ficou legal, você está de parabéns.

                                                                                                          • Verdade tinha que ter mais matérias com opiniões de quem integra o site para os leitores do site. É bom saber a opinião de quem trabalha com isso, no caso aparelhos mobile. A maioria das materias é só tradução de sites do exterior

                                                                                                              • Tem outras também, uma das melhores deste tipo foi sobre o Moto X 2015 que "dava um tapa na cara da concorrência"por causa do custo benéfico.

                                                                                                              • 2015 nda de interessante q justifique á troca do meu LGG3. Melhor deixar pra trocar de Smart.... ano q vem!

                                                                                                                • Eu não posso deixar de mencionar que a possível, a mais provável culpada dessa "corrida" estupida por altas resoluções inúteis numa telinha veio da LG e seu G3 (casca de ovo, tela de açúcar, material vagabundo). Uma evolução, mas aplicada de forma errada, se tornando muito nociva para as baterias, e para o desempenho geral dos smarts.

                                                                                                                    • Microblog de opinião própria é Twitter e não o Tudocelular. Acredito que o autor da matéria deveria demonstrar sua opinião lá, e não num site como esse que, até agora eu considerava sério. Também tenho minha opinião sobre a tela 4K e todo mundo também tem a sua, mas imagina se todos os autores do Tudocelular resolvessem fazer matérias diferentes sobre a opinião deles sobre a tela 4K do Z5 Premium. A gente quer esclarecimento, não opiniões próprias de quem ainda nem tocou no Z5 Premium. O papel do blog, acredito que tenha fugido bruscamente com essa matéria, o autor só faltou falar "Não compre um Z5 Premium porque ele tem uma tela 4K!" Quando tocar no Z5 Premium, por favor, volte e faça uma matéria com FATOS e não OPINIÕES PESSOAIS.

                                                                                                                      • Pode ser?
                                                                                                                        É meio óbvio que foi a maior cagada que a Sony já fez.

                                                                                                                        • O display conta com nova tecnologia para memória de imagem dedicada ao display. (VRAM, como havia ocorrido no Xperia Z3 e que causou um enorme ganho de autonomia sem sacrificar desempenho)Os caras passam anos desenvolvendo isso para inovar no mundo mobile e vocês acham que vão lançar só números?Façam o favor... Isso tá parecendo mais com birra.

                                                                                                                            • "A tela 4K do Xperia Z5 Premium pode ser uma péssima ideia" Óh! Descobriu a pólvora!

                                                                                                                                • Eu respeito o grande trabalho da Sony, afinal a Nipônica fez aparelhos realmente bons solvo o Xperia Z1 eu tive um e digo que ele era e é um baita aparelho, mas essa onda de telas 2k, confesso que é puro marketing, afinal o olho não enxerga os pixels na tela...eu tenho um G3 (sim tela Qhd) comprei por ser u ótimo custo X Beneficio, pelos recursos entregues no aparelho, confesso que acho a tela bonita, mas não vejo necessidades de uma tela como essa, quem dirá agora o Z5, com tela 4K...nem a minha TV tem essa resolução.sei que haverão fãs defendendo a gigante Sony....mas vamos ser francos, o que este aparelho, por mais belo que seja, o que ele vai acrescentar em seu dia a dia?

                                                                                                                                  -CUSTO: virá para o Brasil com um valor absurdo, afinal a tela de ultima geração, e o primeiro em seu segmento com esta tecnologia.- A TELA 4K: como eu disse e todos aqui estão carecas de saber....o nosso olho não enxerga a diferença de uma tela como essas.
                                                                                                                                  -PROCESSADOR: Snapdragon 810 não é bem visto pelos consumidores que entendem do assunto, e sabem que ele sofre de esquentadisse (kkkk) aguda
                                                                                                                                  não estou a criticar a Sony, eu já tive aparelhos da Sony como o Saudoso Xperia ZQ e o bom e Z1.....torço pra que dê certo, porque se não der, acho que vou trocar a fritadeira aqui de casa e comprar um George "Z5" Foremam pra minha mãe kkkk

                                                                                                                                    • Alverto2201, creio que realmente este aparelho foi lançado por puro marketing, pois a Sony está precisando disto atualmente, por mais que ele não acrescente nada ao nosso dia-a-dia, ele chama uma baita atenção.

                                                                                                                                        • O Z2, antes de ser lançado ganhou os holofotes, com sua tecnologia de gravação 4K. Se mostrou um fracasso na pratica. Marketing da sony parece não ter feito grande diferença se consideramos como ela está hoje, nesse segmento. Essa combinação de snap 810 com tela de 4K é muito improvável que de certo, se nem com fullhd tem dado, nem para a propria sony.

                                                                                                                                        • Ainda tô no Xperia Z2, e a única coisa que me chamou atenção foi o sensor biométrico e a câmera melhorada. Fora isso o Xperia Z2, apesar do processador "ULTRAPASSADO", ainda atende impecavelmente minhas necessidades. Até acho que o design do Z2/Z3/Z3+ está muito melhor que desse Z5. Queria fazer o upgrade, mas acho que ainda vou esperar o próximo "Z". Pode até ser que venha com o 820, ou outro se até lá já existir.

                                                                                                                                            • Tela 4k filmando em 4k com snap 810? hauahauhauahaua.. depois de 3s ele explodiu

                                                                                                                                              • Concordo, um celular com a tela Full HD já é mais do que o necessário pro uso diário, chamaria minha atenção se a bateria durasse 2 dias ou mais.

                                                                                                                                                  • Não sei por que tem gente adorando tela 4K, não vai acrescentar nada e ainda vai roubar desempenho e bateria...

                                                                                                                                                      • Medo desse celular.. combinação perigosa: snap 810 + tela 4k..

                                                                                                                                                        • Se algum jogo supirtar essa resiluçao a sony vai passar vergonha enrregando 15 fos ou menos... snap 810 e adrn 430 vao chorar...

                                                                                                                                                          • Puro recalque, ano que vem vários com 4k, inclusive o Note 6. Só porque não foi a Samsung que lançou primeiro. Ridículo, e quantos reviews por vc já viu considerando telas 2k do S6 e G4 superiores ao Z3+ ou outro qualquer full HD. Até mesmo dão nota mais baixa em Hardware aqui no site por ser Full HD. Qual a real necessidade do processamento do S6 por exemplo?? Puro Marketing também, e vc adora, porque a mídia diz que vc deve adorar.

                                                                                                                                                              • Falariam a mesma coisa se fosse a Samsung, pois até as QHD são desnecessárias.
                                                                                                                                                                E onde você quis chegar com essa comparação de tela entre o S6, G4 e Z3+?

                                                                                                                                                                • Acredito que a opinião no texto não chega a ser sobre a qualidade e sim a necessidade. Qual a necessidade de uma tela 4K se você não consegue identificar a diferença? O Xperia Z5 não é um celular ruim, mas nada adianta ter mais bateria se seus recursos farão com que o tempo de uso seja igual ou com pouco ganho em relação aos modelos anteriores. Interessante seria se fosse possível de uma forma fácil alterar a resolução da tela para economizar bateria.

                                                                                                                                                                  • Tela 4K = ignorância, puro marketing, armadilha para desavisados.

                                                                                                                                                                      • Tenho a mesma visão! Eu acho um absurdo os smartphones colocarem tela 2K em um smartphone, imagina 4K '-'Sem necessidade nenhuma isso tudo, pra quem fala que tela 2K ou 4K é necessário, que muda muita coisa, eu afirmo que não muda. A tecnologia que acompanha a tela muda tudo, sim. Por exemplo, as melhores telas dos smartphones é as Super Amoled e as Retina. São duas tecnologias diferentes!
                                                                                                                                                                        No caso, o que é perfeito, é o Xperia Z5,Full HD e Snap 810!
                                                                                                                                                                        Imagina o desempenho do Xperia Z5 Compact, uma tela HD com Snap 810. Com toda certeza vai ter um dos melhores desempenhos dos smartphones atuais..

                                                                                                                                                                        • Tela 4k é so uma propaganda, mesmo com o ótimo gerenciamento de energia da Sony, esse smartphone não vai passar mais de 6 horas ligado.

                                                                                                                                                                          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                                                          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                                                          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                                                          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas