LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sony Xperia Z5: sobreaquecimento do Snapdragon 810 ainda é um problema?

04 de setembro de 2015 22

O Snapdragon 810 chegou no começo do ano passando por vários problemas de aquecimento. Qualcomm lançou uma segunda versão que deveria resolver tal problema, mas que não aconteceu. Várias empresas resolveram adotar a solução, sendo a Sony uma delas. Com o Xperia Z3+ vimos relatos de que o aquecimento exagerado do chipset acaba fazendo com que aplicativos fossem encerrados, como no caso da câmera ao gravar em 4K.

Sony lançou o Xperia Z5, e todos os demais que completam a linha, com o mesmo chipset de antes. Muitos começaram a pensar: por que arriscar novamente em um problemático SoC que esquenta com facilidade? Nos últimos meses a empresa veio estudando uma força de amenizar o aquecimento. Não podemos negar que o Snapdragon 810 tem um grande potencial a oferecer, mas a alta temperatura acaba limitando o desempenho total do mesmo.

A empresa enviou algumas unidades de teste do Xperia Z5 para a mídia internacional. Alguns estão fazendo testes para descobrir se o novo lançamento ainda sofre do mesmo problema encontrado no Xperia Z3+. Muitos deles constataram que Snapdragon 810 ainda continua esquentando, mas, desta vez, não chega a atrapalhar a experiência do usuário. Ou seja, você sentirá o celular ficando mais quente em sua mão, mas os aplicativos não serão encerrados.

Os testes foram feitos apenas com a câmera sendo usada para filmar em 4K e usando recursos de realidade aumentada que exigem bastante do hardware do equipamento. Eles notaram que ao iniciar o app de câmera com o celular quente, aparece a mensagem de que o aplicativo poderá ser encerrado caso a temperatura esteja muito elevada. No entanto, nem sempre isso poderá acontecer. Aliás, apenas em eventos raros o aquecimento pode causar algum aborrecimento.

Isso quer dizer que os problemas envolvendo o Snapdragon 810 finalmente foram solucionados? Na verdade, podemos ver que um avanço foi feito ao que foi apresentado no primeiro semestre deste ano. A Sony utilizou um método de dissipação térmica mais eficiente na série Xperia Z5 que ajuda a tirar melhor proveito do poderoso chipset da Qualcomm. Mas ainda gera o desconforto de sentir o celular esquentar nas suas mãos. Esse problema fica mais agravado em dispositivos com estrutura de metal, pois a troca de calor é maior do que em produtos de policarbonato.

O Sony Xperia Z5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

22

Comentários

Sony Xperia Z5: sobreaquecimento do Snapdragon 810 ainda é um problema?

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas