LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sony poderá abandonar o mercado de smartphones em 2016

07 de outubro de 2015 68

Mesmo que você seja fã da Sony ou tenha ficado animado com os recentes lançamentos da linha Xperia, saiba que os últimos dois anos têm sido difíceis para a divisão móvel da empresa, com receitas cada vez menores e uma participação inexpressiva do mercado global. O ano de 2016 parece ser a grande aposta final para smartphones da Sony, como aponta o chefe executivo Kazuo Hirai, sugerindo que a gigante da terra do sol nascente deve começar a olhar para as opções "alternativas" para a divisão móvel se ela não tiver lucro esperado este ano.

A empresa vem dando um ultimato para tentar recuperar seu negócio móvel antes da virada do próximo ano fiscal, o que poderá selar para sempre o destino da linha Xperia. Nós não sabemos exatamente quais as opções alternativas que a empresa tem mente, mas sair do mercado de smartphones por completo não foi descartada. Hirai já presidiu uma série de medidas de corte de custos importantes da Sony, incluindo a decisão de cortar o negócio de PCs que deixou de ser rentável há muito tempo.

"Vamos continuar com o negócio contanto que estejamos no caminho certo com o cenário atual do segmento de smartphones ... Caso contrário, nós não eliminaremos a consideração de opções alternativas." - Sony Kazuo Hirai, chefe executivo.

Apesar das medidas de redução de custos e uma série de esforços de reestruturação, o braço móvel da Sony é esperado para postar uma perda de US$ 480 milhões este ano. Substancialmente maior do que os US$ 310 milhões que era estimado em abril. Isso faz parecer bastante improvável que a Sony vai ser capaz de transformar em algo lucrativo em um curto espaço de tempo. Smartphones da linha Xperia representam menos de 1% dos embarques nos EUA e apenas 17,5% no Japão.

Embora a Sony tenha feito continuamente melhorias para sua linha topo de gama Xperia, alguns têm argumentado que a falta de inovação entre as gerações tenha minado o entusiasmo do consumidor e interesse para troca de celular a cada ano. Sony vem tentando construir um portfólio para os crescentes mercados de gama média, mas a pressão dos preços mais em conta das marcas chinesas continua fazendo este segmento ser mais difícil lucrar.


68

Comentários

Sony poderá abandonar o mercado de smartphones em 2016
  • Mais recente no Brasil > Lollipop 5.1.1, os únicos com Marshmallow são os novos Nexus e o primeiro a receber a atualização foi o LG G4, e nada disso ainda está disponível no Brasil

      • Na verdade o nome SONY vem da palavra Sonus em latim, que significa SOM.
        Isso porque o primeiro aparelho da Sony foi um Rádio.

          • afoga a sony, afoga a sony, afoga a sony.........to be continued

              • Ela cometeu erros atrás de erros, desde o lançamento da linha Xperia Z.
                Capa traseira de vidro, demonstrando sua total fragilidade desde a 1º versão, e permaneceu neste erro, aonde o Xperia Z2 em qualquer queda, danificava o vidro traseiro, nos Xperia Z3 e Z3+ simplesmente o mesmo trinca ao por o smart no bolso, problema de super aquecimento no Z3+ por conta do SD810, ai me lança o Z5 com o mesmo SOC e consequentemente o mesmo problema de superaquecimento. O Xperia Z2 foi lançado em Maio de 2014, enquanto o Z5 foi lançado em setembro de 2015, ou seja, em menos de 1 ano e meio, a Sony lançou o Z2, Z3 Z3 dual, Z3 compact, Z3+, Z5 , Z5 premium (esse ultimo tremendo erro, tela 4k, com soc SD810, uma verdadeira bomba portátil) fora os M4, M5 e suas variantes da vida. Todos praticamente com o mesmo design cansado, ultrapassado.
                Fora as câmeras que sim são potentes, porem, não fez um app especifico (tipo lumia câmera) para usufruir de todo poderio de suas próprias câmeras, aquele flash led que não ilumina nada, ridículo. Fotos noturnos, esquece, é perda de tempo usar um Xperia para tal ! Ai em Janeiro resolve lançar o Xperia Z6 com o mesmo design cansado, sem inovar em nada, cobrando o olho da cara !
                A unica coisa boa que a linha Xperia tem, é a certificação IP68 (a prova d´água e poeira), esse era o único diferencial da linha que atraia os consumidores, mas isso hoje em dia, não esta mais sendo tao importante assim !
                A falência da mesma e questão de tempo !!!
                Esperando pelo Surface Phone com certificação IP68 ! xD

                  • Só falta agora a poderosa SONY tentar vender seus estúdios de Hollywood para os Chineses, coisa, é claro, que não vai vingar porque os Americanos não vão deixar mesmo! Má gestão de negócios dá nisso tudo que estamos vendo. Que pena mesmo. A SONY foi uma das poucas empresas que fabricava produtos eletrônicos de ponta agregados com uma altíssima qualidade intrínseca, aquela qualidade que dá sustentabilidade à marca pela confiança que o público aprendeu a depositar em seus produtos. Agora, bom agora ela está lendo pela cartilha dos chineses que não estão nem aí para a qualidade e atendimento no pós venda, igual às dos Sul Coreanos...

                    • Nao tive nenhuma experiencia com Xperias ainda, mas pelo pouco q andei pesquisando, acho q pelo menos aqui no Brasil, nao fara falta nenhuma. Celulares caros, mas com boas especificaçoes, melhor gerenciamento de bateria e maiores garantias de atualizaçao do q LG e Samsung. Mas do q adianta tudo isso, se tem uma pessima reputaçao na pós-venda http://www.reclameaqui.com.br/indices/7737/sony-mobile-xperia/

                      • Preciso de um smartphone com bateria descente (8h de tela), camera top, tela até 5.2 ou 5.5 com pouca borda, sem superaquecer e que não seja "gordinhao".... aguardando essa invenção....

                        • Claro, depois do fracasso da linha Z (1, 2, 3, 4, 5 e variantes) como conseguiria se manter?! A própria Sony se matou (no quesito smatphones) matou a sim e também seus fãboys. Lembro quando meu vizinho ficava se gabando com o Z1 dele, top de linha, dai pouco mais de 2 meses de compra, a Sony surpreende-nos com o Z2, logo o Z1 era um 'top', e piorou ainda quando em menos de 6 meses (se não me engano), lançou o Z3. A Sony ja morreu faz tempo, o que a mantem na ativa ainda é o PS, como já dito.Ir

                            • Sony ainda está em pé por causa da Columbia Pictures e o PlayStation, se não fosse por isso a Sony ja tinha declarado concordata faz tempo

                                • Isto porque os poderosos estúdios da SONY nos States são administrados por quem entende de cinema tipo "blockbuster", que dão lucro aos bilhões, isto é, por Americanos natos e não por Japoneses que só entendem de Godijira e desenhos animados do tipo "Anime", coisas para japinhas mesmo. Caso não saibam, o nome SONY foi uma sugestão de um amigo americano ao fundador da SONY (Soho New York, uma região da cidade de Nova York))

                                • Que peninha. A poderosíssima SONY desaprendeu de como fabricar produtos úteis e interessantes com qualidade intrínseca. A culpa? Claro: deve ser atribuído à sua atual diretoria incompetente em inovar no que realmente interessa a seus fanboys nos produtos do seu extenso portfólio. Cadê a pesquisa? Ficou agora com os Chineses. Cadê a inovação? Está com os Sul Coreanos e de novo com os Chineses também. Cadê a ousadia inventiva? De novo também com os Chineses e Coreanos. E pensar que todos os produtos da SONY (importados) que tenho, alguns com mais de 20 anos, ainda funcionam com perfeição...Fazer o quê, né?

                                    • Beirar a falência já basta.

                                        • Também né...o cara vê algo interessante vai tirar foto e o aparelho diz que está super aquecido...ridículo! Tem que fechar as portas mesmo...é incopetente não sabe fazer um produto de qualidade sai fora logo...

                                          Gravação em 4k então...kkkk grava 20 segundos e desliga...thau Sony.

                                            • A Sony tinha que fazer que tem o iPhone lançar apenas 2 aparelhos por ano z6 e z6 compact ele investindo menos poderá arrumar lucro !! Agora diversos aparelhos ruins são lançados e a procura é mais para os tops . E devido a bagunça que é eu não compro.
                                              Gosto muito mais da linha Nexus !!

                                                • so fanatico por smartphones xperia com prova de agua e

                                                    • que pena isso nao pode acontecer se a sony parar de lancar smartphones nao sei uk sera de mim

                                                        • OOOBAAAAAAAAAAA!! yeeaaahhhh!! Adeus!!! E que queime no fogo eterno do snapgrill 810!!! E que a HUAWEI venha ocupar seu o lugar no mercado brasileiro.

                                                          • o problema da sony e que ela só briga no mercado de tops alem de ter diversos modelos e sempre fazer escolhas erradas como lançamentos curtos e não mudar praticamente nada no design e material apenas eleva o preço.

                                                              • Com esses preços absurdos, já foi tarde.

                                                                  • Minha experiência com Smartphones da sony não foi muito boa não, travava muito desde o primeiro dia de uso sem contar que as notificações não chegavam em tempo real mesmo usando o wi-fi, elas só apareciam depois que ligava a tela.

                                                                      • Eu tive do Z1 até o Z3 e parei ... A tela e o som do z1 era horrível, o z2 morreu afogado (propaganda enganosa de ser resistente à água) o z3 com 2 meses de uso apareceu um trinco no vidro e o touch parou de funcionar (sem nunca ter caído no chão) depois dessas péssimas experiências com a sony nunca mais compro um Xperia! Mudei para iPhone 6 Plus e estou com ele a quase 1 ano sem problemas ou dores de cabeça. A Apple pode ser caro mas tem muita qualidade.

                                                                        • Diminui as bordas, e tenha como base o custo/benefício. Pronto, falei.

                                                                            • Parou no Z2.
                                                                              O que veio depois , visualmente é - tudo igual - e esse design deles já era.
                                                                              Huawei , ZTE, Oppo, Asus e tantas outras ( postado sem ordem ), estao fazendo o deverzinho de mercado certinho.
                                                                              Sony , só nos causa espanto a cada lançamento/divulgaçao e vindo com erros ,atras de erros.
                                                                              #falaserio

                                                                                • vamos fazer o seguinte: sai sony e deixa no lugar dela a meizu ou elephone. acredito que vao melhorar as coisas pra todo mundo. kkkkk ja vai tarde sony fdp.

                                                                                    • Leva prejuízo mesmo se continuar a insistir em erros como o uso do Snapdragon 810, apos o fraco do Z3 Plus devido ao aquecimento, deveria ter remediado o problema e passado a usar o Snap 808 e aguardar o lançamento do Snap 820 para então lançar o Xperia Z5...

                                                                                      O Z5 teve pouquíssima evolução em relação ao Z3 Plus, trocou a câmera e incluiu um sensor de digitais... Deveria ter tido evolução no Processador, Tela e Bateria....

                                                                                        • Acho exatamente isso. Agora dá pra entender porque eles ficaram lançando 1 smart a cada 6 meses. Se o cara é o diretor executivo, foi muito burro ter tomados tais atitudes e agora vem se lamentar.

                                                                                          • Bem... se tivesse parado de lançar tops de 6 em 6 meses ñ estaria nessa situação.

                                                                                              • É difícil a Sony fazer um bom celular de entrada (pra competir e ganhar dindin), um intermediário decente (pra segurar as pontas) e um de Luxo pra encher os olhos dos ostentadores/ Seguimenta só 3 faixas e no máximo uns 5 aparelhos. Será que isso é tão difícil?

                                                                                                  • Concordo, vide Morotola que investe e MUITO no setor intermediário e possui um smart acima dos 2 mil. Ao meu ver a Sony sempre foi referência na parte tecnológica, mas esse mundo dos smarts ela chegou atrasada, querendo competir com marcar firmadas no mercado como Apple, Samsung e até a Motorola que demorou um pouquinho pra acordar.

                                                                                                    • Espero que não abandone a divisão mobile, não ter um diretor de estrategias capacitado é ruim por isso. Não irei descrever o que penso aqui, até porque, não vai fazer diferença alguma para a Sony. "Sony, escute o que o mercado diz".

                                                                                                        • Vai tarde.

                                                                                                            • to ferrado sem sony prefiro morre e as smartwatch e tudo mais

                                                                                                                • to com medo se a sony cancela os smartphone oque sera de min

                                                                                                                    • Acho que a Sony deveria inovar no design dos seus smartphones e repensar os preços. Se as empresas chinesas conseguem fazer celulares com boas configurações e preços competitivos, mesmo não sendo grandes marcas, por que a Sony, que é uma amrca TOP não conseguiria?

                                                                                                                        • Mano, os Smartphones da Sony são ótimos )=
                                                                                                                          Essa politica de 6 em 6 meses fode com tudo.

                                                                                                                          • Ela poderia entrar no ramo das Grill's 810.

                                                                                                                            • Se para de lançar um Top de linha por semana, talvez as coisas se ajustem.

                                                                                                                                • Se realmente acontecer, micro pro IOS. Se eu não curti, vou pro S7 EDGE.

                                                                                                                                    • todo ano e assim affs

                                                                                                                                        • Celular da Sony é uma bomba. Fuja deles. Devem ficar sem atualização para o Android novo.

                                                                                                                                          • Noticia velha de um site só fala merda da sony , falando da tela 4k , a farsa dos 4k , mentiras e mais mentiras

                                                                                                                                              • os jogos estão fixe faça playstation que é melhor

                                                                                                                                                  • É uma pena. Se isso se concretizar, será uma opção a menos no mercado. E pior: se as demais fabricantes também tiverem desempenho ruim e fecharem suas portas, os consumidores só terão iPhones como opção de compra :/

                                                                                                                                                    • Complicado se manter no mercado de Smartphones quando você lança dispositivos com configurações medianas e preços exorbitantes. Além dos seus tops não terem acompanhado o desenvolvimento mobile como deveria. Z2 era um excelente aparelho, Z3 aprimorou pouco em relação, e foi lançado a mais de R$2.500.
                                                                                                                                                      Enquanto seus concorrentes aceitaram diminuir as margens de lucro para ter aparelhos mais acessíveis, a Sony continuou apostando no "premium. Exemplo disso é a competição Moto G x Xperia M2 ou Moto G 3 x Xperia M4.
                                                                                                                                                      Arriscaria a dizer que a Sony cavou a própria cova.

                                                                                                                                                      • De 2013 pra cá foram quase 5 Top's de linha que a Sony lançou.

                                                                                                                                                          • A Sony parece que está provocando isso. Insistir em snapdragon 810 e deu nisso.

                                                                                                                                                              • Finalmente uma decisão sensata da Sony desde o Z3...rs

                                                                                                                                                                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                                                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                                                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                                                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas