LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nexus 5X e 6P se enfrentam em teste de velocidade: resultado vai surpreender você

20 de outubro de 2015 27

Quando a Google revelou seus dois smartphones para 2015, vimos que algumas especificações deixaram os usuários preocupados. A empresa sempre focou em oferecer um produto mais barato do que é cobrado pela concorrência, mas isso significa que cortes, até drásticos, precisam ser feitos para atingir o patamar ideal. No caso do Nexus 5X vimos a Google lançar o modelo com apenas 2 GB de RAM. Tudo bem que o aparelho não vem para competir com os flagships do mercado, mas esta é a mesma quantidade de memória disponível no modelo anterior lançado em 2013.

Já o Nexus 6P veio com o polêmico chipset Snapdragon 810 que sofre com vários problemas relacionados ao aquecimento. Alguns aparelhos acabam tendo a bateria sacrificada, enquanto outros sofrem com perda de desempenho. Mas será que tais medidas comprometem os smartphones da Google? O site Android Headlines realizou um teste de velocidade entre os dois aparelhos, como pode ser visto abaixo, ao iniciar o Android Marshmallow em ambos e também carregar os principais apps nativos do sistema:

A primeira etapa do teste consiste em dar boot no sistema. Para a surpresa de muitos, o Nexus 5X, mesmo com hardware mais fraco, consegue entrar na tela inicial de forma mais rápida que o Nexus 6P. No entanto, o novo aparelho fabricado pela LG demora 69 segundos para entregar o celular pronto para uso. O modelo fabricado pela Huawei vai além ao demorar 76 segundos para finalizar o boot do Android Marshmallow.

Esse valor chega a ser curioso, já que os Nexus vêm com o sistema o mais limpo possível. Podemos estar diante da perda de desempenho causada pela encriptação obrigatória do Android Marshmallow. Google vem buscando deixar o seu sistema mais seguro, mas em troca disso acabamos sacrificando um pouco o desempenho. A empresa também exige que as demais fabricantes façam isso ao lançarem novos smartphones com Android Marshmallow.

E na abertura de apps? No começo vemos o Nexus 5X sair na frente, mas a memória mais lenta (LPDDR3) contra a memória mais rápida do Nexus 6P (LPDDR4) mostra que o phablet recupera o fôlego e passa seu irmão menor. A parte mais crítica está na segunda etapa, quando são reabertos os apps que ficaram na RAM. Aqui vemos que os 2 GB do Nexus 5X não são suficientes, onde o mesmo teve que reabrir vários aplicativos, o que levou o smartphone da LG a demorar 103 segundos para terminar o teste.

O Nexus 6P, por outro lado, não sofreu com problema de reaload. Ele consegue manter os apps abertos e terminou o teste em apenas 64 segundos. Isso deixa claro que mesmo com seus problemas, o Snapdragon 810 aliado a 3 GB de RAM entrega um desempenho satisfatório.

  • O Huawei Nexus 6P ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG Nexus 5X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

27

Comentários

Nexus 5X e 6P se enfrentam em teste de velocidade: resultado vai surpreender você

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas