LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Valve e Google se unem para aprimorar o potencial de jogos do Android

26 de novembro de 2015 5

Enquanto Apple vem investindo na API de baixo nível Metal e Microsoft no DirectX 12, Google já deixou claro que o Android também terá uma API gráfica focada em grande desempenho para jogos. Como as outras APIs de baixa sobrecarga, Vulkan promete melhorar o desempenho, fornecendo acesso mais direto para a GPU pelos desenvolvedores que podem gerenciar a memória e vários segmentos por conta própria ao invés de deixar a cargo dos drivers, dando-lhes mais trabalho a fazer, mas também fornecendo maior flexibilidade. A diferença é que, como o OpenGL, Vulkan estará disponível para qualquer um e poderia, teoricamente, ser adicionado a qualquer dispositivo, e também a todos os principais sistemas operacionais.

Assim como no Metal e DirectX 12, Vulkan vai exigir tanto suporte ao sistema operacional, assim como suporte de hardware. Vulkan deve ser compatível com qualquer GPU que atualmente suporta OpenGL ES 3.1, que inclui GPUs da Qualcomm Adreno série 400 e mais recente, PowerVR da Imagination Technologies série 6 e mais recentes, da Nvidia Tegra K1 e mais recentes, além das Mali 600, 700, e 800. Desta forma, a API cobre praticamente todos os telefones high-end e tablets lançados desde o final 2013 em diante.

Este é, potencialmente, um divisor de águas no desenvolvimento de software com muitos gráficos, já que permitiria um melhor desempenho para ser espremido do chipset, e ao mesmo tempo irá manter o consumo de energia baixo com a codificação mais eficiente e melhor otimização.

Valve também está trabalhando no suporte para o Vulkan com seu Steam OS, chegando a uma equipe de desenvolvimento de terceiros, LunarG. Nesse mesmo LunarG é agora a divisão, e seu departamento de software móvel está se movendo para a Google que irá trabalhar na incorporação do Vulkan no Android. Com Google e Valve trabalhando lado a lado, o desenvolvimento da API Vulkan deverá ser acelerado. Ainda não ficou claro quando a novidade será estreada no sistema do robozinho, mas podemos esperar que esta seja uma das grandes novidades do Android N, que ainda segue sem um nome definido.


5

Comentários

Valve e Google se unem para aprimorar o potencial de jogos do Android

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas