LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: Galaxy Note 5 vs Zenfone 2

29 de novembro de 2015 19

O Galaxy Note 5 é o aparelho mais parrudo que você pode encontrar, hoje, com a Samsung no Brasil. Ele chegou com o melhor hardware possível por parte da empresa sul-coreana e com melhorias significativas no design, quando olhamos os modelos anteriores da linha Note. Já o Zenfone 2 é mais velho e apresenta o melhor em desempenho que a Asus tem no mercado, ao menos para o final de 2015. Existem versões mais caras do que o Zenfone 2, mas elas compartilham do mesmo hardware e adicionam apenas mais memória interna - ou seja, desempenho é o mesmo. Resolvi escolher estes dois aparelhos para mostrar se vale a pena economizar e levar um Zenfone 2, ou se a compra bem mais cara do Note 5 é mais vantajosa.

Design

Por aqui muita coisa muda dos dois lados do ringue, principalmente por conta do material metálico que está nas bordas do Note 5, contrastando com o plástico que a Asus ainda utiliza em seus smartphones. O aparelho da Samsung apresenta uma robustez muito maior, visual mais premium e a traseira com bordas levemente curvadas, o que ajuda na pegada de um smartphone tão grande. A Asus deixa de lado a cara gourmet e aposta mais em conforto, já que a tampa traseira do aparelho é curvada e encaixa melhor nas mãos. Temos por aqui um empate, já que a decisão de vitória é melhor baseada em sua necessidade: quer um aparelho com acabamento de melhor qualidade e com cara chique? Leve o Note 5. Quer uma pegada mais confortável e maior resistência para quedas? Leve o Zenfone 2.

Hardware

O Galaxy Note 5 aposta em um Exynos 7420 que roda oito núcleos, sendo quatro deles em 1.5 GHz e outros quatro em 2.1 GHz, acompanhado de 4 GB de memória RAM, 32 GB de memória interna e uma GPU Mali-T760MP8. Já a Asus colocou um processador Intel Atom Z3580 que roda quatro núcleos em 2.3 GHz, acompanhado da mesma quantidade de memória RAM, também com 32 GB de memória interna e uma GPU PowerVR G6430. Este monte de números resulta em um desempenho mais veloz do lado do Galaxy Note 5, que conseguiu abrir primeiro o Twitter e Instagram, mas que empatou com o Zenfone 2 ao abrir o Facebook ao mesmo tempo que seu concorrente por aqui. Em jogos, o Real Racing abriu primeiro no aparelho da Samsung e também carregou primeiro a pista, mas os dois celulares apresentaram altíssima taxa de quadros por segundo e a jogatina foi ótima em ambos os casos. Vencedor por aqui é o Note 5, que abriu primeiro o jogo e dois dos três apps testados.

Câmera

Do lado da Samsung há 16 megapixels de câmera, contra 13 no Zenfone 2, que resultam em imagens boas para ambos os lados, mas que apresentam melhores resultados em cores e detalhes no Note 5, tanto para fotos com boas condições de luz como para fotos em ambientes noturnos. O tempo que você precisa segurar o aparelho para registrar a foto é muito menor no Note 5 e, para fotógrafos mais exigentes, os dois apresentam controles manuais para tirar fotos.

Conclusão

O Galaxy Note 5 é um smartphone com cara mais premium, além de apresentar a bem bolada canetinha S Pen e sua grande capacidade de aumentar a precisão do toque, enquanto entrega uma forma de produtividade mais bacana do que os dedos na tela. Além disso, a formatação de arquivos no aparelho da Samsung é diferente, resultando em um ganho grande no desempenho geral - que já é superior para ele, de qualquer forma. O Zenfone 2 oferece quase tudo que você encontra no Note 5 e custa menos da metade, com a possibilidade de expandir a memória com um cartão microSD e de trabalhar com dois chips ao mesmo tempo - o Note 5 não permite nada disso. Olhando para o custo benefício, o Zenfone 2 ganha fácil este comparativo, mas se seu orçamento está mais folgado, pense no Galaxy Note 5 com carinho.

  • O Samsung Galaxy Note 5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Asus ZenFone 2 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

19

Comentários

Comparativo: Galaxy Note 5 vs Zenfone 2

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas