LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Descubra como otimizar apps em seu Galaxy para melhor autonomia de bateria

01 de dezembro de 2015 7

Com o Android Marshmallow Google introduziu um novo recurso que promete melhorar consideravelmente a duração de bateria no seu smartphone. O Doze não tem nada de inovador, onde o mesmo se apoia na premissa de hibernar apps em segundo plano para reduzir o consumo de bateria em standby (quando a tela do seu celular está apagada). Esta funcionalidade já é bastante explorada pelo aplicativo Greenify, mas as fabricantes de smartphones também vêm oferecendo uma solução similar, como o modo Stamina da Sony.

Samsung implementou um controle similar com a TouchWiz 2015 estreada no Galaxy S6, Galaxy S6 Edge, Galaxy Note 5 e Galaxy S6 Edge Plus. A solução da sul-coreana promete um controle mais inteligente do uso da bateria ao identificar os apps que não estão em uso, colocando os mesmos para hibernarem, ajudando a bateria a durar mais. No entanto, Samsung permite que você defina quando cada app será desativado e até mesmo colocar aqueles que você não usa tanto para ficarem sempre bloqueados em segundo plano.

Descubra como ter esse controle do consumo no seu Galaxy:

Primeiro passo


Entre nas configurações do sistema e navegue até a opção sobre a bateria. Na segunda seção são informados os dados sobre a otimização de apps do sistema. Toque no botão "Detalhes" para exibir a lista de quais aplicativos foram hibernados pela TouchWiz e mais informações sobre controle. Na segunda tela, você verá quais os apps que foram otimizados por último e quais todos que estão sendo controlados pelo recurso. No topo da lista há um botão que permite desativar ou ativar a funcionalidade.

Segundo passo


No topo da tela você deve tocar no botão "Mais" para ter acesso às configurações do recurso. A primeira opção “Selecionar atraso de otimização automática” permite escolher o tempo limite em que seus apps podem ser hibernados. Por padrão é definido um tempo limite de 3 dias. Assim, se um app seu não for usado neste tempo, a TouchWiz irá impedir que o mesmo continue rodando em segundo plano até o mesmo seja executado na próxima vez. Você pode ampliar este tempo para até uma semana.

Terceiro passo


No botão "Mais" também há a opção “Editar” que permite que você possa escolher quais apps devem sempre permanecer hibernando. Aqui basta escolher quais aplicativos você não usa com muita frequência e marcar a opção “Otimizar sempre”. Não é recomendado colocar apps que você usa no dia a dia, pois o sistema irá ficar encerrando o serviço em segundo plano. Ao abrir e encerrar um app várias vezes, acabará ocasionando em um aumento no consumo de bateria. Se você não quer se preocupar com isso, então é melhor deixar a TouchWiz fazer o controle de forma automática.


Como pode ser visto acima, sempre que algum app seu atingir o valor limite definido (3, 5 ou 7 dias), o sistema irá lhe informar quais que estão sendo hibernados por falta de uso. Essa notificação poderá acabar sendo irritante se você conta com um número de aplicações muito grande que serão hibernadas a todo o momento. Porém, a TouchWiz espera acumular um bom grupo de apps antes de pedir por sua atenção.

O recurso faz diferença? Vai depender da quantidade de apps que são impedidos de continuarem em execução. Assim, a diferença poderá ser pouca para alguns, mas bem perceptível para outros. De qualquer forma, vale a pena testar e ver os resultados.

  • O Samsung Galaxy Note 5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S6 edge plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S6 edge ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

7

Comentários

Descubra como otimizar apps em seu Galaxy para melhor autonomia de bateria

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas