LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Motorola é acusada por propaganda enganosa e má conduta em autorizadas

04 de dezembro de 2015 58

Poucos dias antes da Black Friday 2016 o site Reclame Aqui postou uma lista das fabricantes com maior índice de reclamações onde vimos a Motorola encabeçar a lista. Agora, chega a vez da empresa também entrar na mira do Procon - Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor. A Motorola está sendo acusada de propaganda enganosa envolvendo o seu smartphone Moto X 2014. Uma decisão cautelar de contrapropaganda foi tomada para que a empresa altere o conteúdo dos anúncios publicitários do aparelho em 10 dias em meios físicos e em dois dias em meios virtuais. O objetivo da medida é deixar claro que a resistência da tela não está relacionada a quedas do aparelho.

Nos meios publicitários a Motorola está alegando que o Moto X de segunda geração tem ‘durabilidade garantida’ com tela resistente que ‘previne riscos’ ou ‘sendo mais resistente a riscos’. O problema é que estes termos geram duplo sentido, já que não deixa claro que o vidro da tela apenas suporta leves arranhões e não danos mais profundos provenientes de quedas. Essa ambiguidade acaba caracterizando o produto da Motorola como alvo de publicidade enganosa.

“Se a maior ameaça, nos casos de queda do celular, são as ‘trincas’ e não os ‘arranhões’, era razoável esperar que a atenção do consumidor, na hora da compra, despertasse para o sentido mais benéfico do termo ‘riscos’ e não o inverso”, comenta o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor Amauri Artimos da Matta.

Sabemos que as empresas sempre se apoiam na promessa do Gorilla Glass em entregar um smartphone que realmente seja resistente a riscos e quedas. Mas por que a Motorola seria o alvo contra a resistência da tela? Há cerca de três semanas o Procon-MG instaurou um processo administrativo contra a fabricante por problema de vício de qualidade do produto que não conseguia suportar impactos mesmo de alturas baixas, resultando em telas trincadas ou mesmo quebradas.

E não apenas em MG que a Motorola está sendo alvo de órgãos que buscam os direitos dos consumidores. O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), instaurou procedimento administrativo de ofício em decorrência de inúmeras reclamações instauradas no órgão contra a fabricante. Neste caso as acusações são mais críticas, onde as assistências técnicas da Motorola estariam emitindo laudos que alegam que grande parte dos problemas de vícios dos produtos são causados por mau uso pelos consumidores – o que acabam negando serviço dentro dos termos da garantia oferecida.

“Requeremos que a Motorola apresente esclarecimentos acerca da questão e que todas as reclamações instauradas no órgão sejam resolvidas com documentação que comprove a solução das mesmas”, informa a promotora de Justiça Ann Celly Sampaio, segundo secretária-executiva do DECON.

A Motorola terá 10 dias para se pronunciar sobre as acusações. Enquanto isso, o Procon-MG marcou audiência pública para ouvir os consumidores, a empresa e os demais interessados sobre os fatos discutidos no processo administrativo contra a fabricante. Os consumidores que registraram reclamações nos Procons mineiros estão sendo convocados por correspondência eletrônica para participar da discussão.


58

Comentários

Motorola é acusada por propaganda enganosa e má conduta em autorizadas
  • O que aconteceu comigo é até inacreditável. Com uma semana de uso do Moto Style o cartão de memória se soltou dentro da gaveta impedindo a abertura da mesma e logo levamos para uma autorizada aqui em Fortaleza. Depois de passar algumas horas o aparelho retorna com um laudo acusando perda da garantia por mau uso! Imagina! a confusão foi grande e sem saída prá mim. Pior foi depois perceber que somente um dos chips funciona (a placa de leitura do chip 2 não reconhece chips de nenhuma operadora). passei mais de um mês usando o aparelho com esse defeito. E não acabou aí... ao entrar em contato novamente para reparo desse novo problema a autorizada disse que não tem como consertar o aparelho e eu teria que enviar para São Paulo! Então como foi "consertado"? Quais os critérios utilizados na abertura e fechamento de um aparelho que tinha sido lançado com menos de 15 dias. A autorizada de Fortaleza já tinha realizado tal procedimento antes? Houve preparo? Curso de manutenção sobre esse aparelho especificadamente? Entrei em contato com a Motorola em SP e a atendente deu todas as orientações sobre como fazer o envio e ainda uma previsão orçamentária (decidimos optar em pagar o conserto). Até aí blz. A bomba: a moça pediu o número de IMEI do aparelho que está gravado na gaveta. Ao abrirmos... O NÚMERO FOI RASPADO! INACREDITÁVEL! Um aparelho que me custou R$ 2.500,00 que apresentou um simples problema em 1 semana de uso e hoje estou com um aparelho substituto que nem chega aos pés do famoso e poderoso Moto Style pelo simples fato de precisar de um telefone. Mas não é a mesma coisa. Sinto-me extremamente prejudicado e lesado. Tenho pelo menos uns 10 amigos onde todos eles (incluso esposas) usam hoje um Moto 2014 ou Moto X 2014 pelo simples fato de eu recomendar a marca (pelo software e custo benefício, já tive Nexus e sei como isso é bacana) e hoje estou nessa situação. Uma decepção! Uma enorme decepção. LAMENTÁVEL.

    • Sai mais barato vocês cursarem um curso de manutenção de celulares. kkkkkkkk

        • De acordo com o CDC, telefone é produto essencial e se enquadra no artigo 19, onde diz que o mesmo deve ser substituído de imediato quando apresenta defeito dentro da garantia.

            • Moto x 2014 é coisa do passado já, faz mais de 1 ano
              Outra, estamos em 2015 e não 2016...como assim antes da black friday 2016
              E ressaltando moto x 2014 é a segunda geração, isso ta errado aí em!!!!

                • Parece que é só as telas da Motorola que viram lenda quando caem...samsung, apple não..esses pode passar um trato em cima que nada acontece...
                  Esses orgãos de defesa são brincalhões demais...deve esta com falta de serviço ai inventa algo pra fazer...e inventa shit né?!

                  Tenho um Moto X 2 Bambu e nada de reclamações pelo contrário só elogios...e sai de um iPhone...

                    • Eu tenho um Xperia C, já deixei ele cair de uma altura de 2 metros e nada aconteceu. Pelos relatos que vi, o Moto X cai de uma altura de 15cm e já trinca

                        • Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada. Motorola é uma Lenovo encapada.

                          • A verdade é a seguinte: Motorola deixou de ser Motorola quando foi comprada pelos chineses. Dúvidas? Tive 3 Motorola. Moto G1 (excelente), Moto maxx (excelente), Moto G3 (péssimo).

                            • olha passei a gostar da motorola, o android reviveu a marca, nunca pensei que motorola iria fazer um aparelho bom tipo o moto g. foi um aparelho que me levou a usar o sistema android, mas realmente parece que alguns aparelhos a tela nao é la isso tudo nao, eu tenho o moto g2 e parece que a tela dele é menos resistente que a do moto g1 e alem do mais menos resistente ainda que meu lumia 630, uma vez colocando na calça pra subir na moto notei que arranhou naquela parte redonda metalica perto do bolso, e depois com umas chaves no bolso arranhou, todas essas açoes foram percebidas depois do occorrido, pq vendo esses videos de teste metendo faca martelo na tela como teste eu nao arrisco nao, valorizo o dinheiro que ganho..

                                • Oqie?a Motorola nao é a fodona? Kkkkkkkkkk por isso a Samsung esta no topo (ela sim é a melhor)

                                  Prevejo mais acusações contra ela por causa do novo moto de tela inquebrável. Kkkkkkkkkk

                                  Mais um piuco e a Motorola chega no nivel lixoso da lg.

                                  • Bobagem. diz que é resistente e não livre de arranhões ou quebra.
                                    O povo fica chutando celular e quer que saia ileso.
                                    Já é o terceiro celular que compro e nunca quebro a tela. Simplesmente porque tenho cuidado pomba.
                                    Tem gente que deixa cair 10 vez na primeira semana e quer que o danado não quebre.
                                    E tem gente que não usa proteção por achar feio, mais reclama da quebra do aparelho.

                                      • Propaganda enganosa como sempre ja começa pelas 32 horas de tela do moto maxx que se chegar a 6 hrs é muito

                                        • Quero só ver o Moto x force, que a propaganda diz que a tela é indestrutível

                                            • O mais legal é que quando comentei aqui no TC que a tela do moto bounce/ droid turbo 2/ x force não seria inquebravel quando sairam os primeiros rumores, recebi um monte de negativação e gente falando que "tinha que esperar pra ver", povo assistiu muito filme e acha que adamantium existe...

                                            • Maravilha isso! Bem feito! A assistência deles é péssima e dão "desculpas" para não consertar o celular defeituoso... Vou relatar de forma breve meu caso:
                                              Tenho um Moto G 2ª Geração e o aparelho (dentro da garantia) começou a apresentar diversos defeitos, primeiro o aparelho não lia mais o cartão de memória, após pouco tempo do nada, na parte interior da tela apareceu um risco de 3 a 4 centímetros que se ve mais em fundos brancos e por ultimo, mas não menos importante o aparelho simplesmente parou ler qualquer cartão SIM, coisa que já foi testada em outros aparelhos e funcionou perfeitamente, ou seja uma bomba esse celular, mandei para a assistência da Avenida Angélica 2578, São Paulo/SP e lá recebo a maravilhosa surpresa que aparelho perdeu a garantia pois a entrada USB estava danificada, por MAU USO...oras em primeiro lugar isso quer dizer que eu não sei colocar meu aparelho para carregar? Não, mostra apenas a pifia qualidade desse aparelho e em segundo lugar que o defeito apresentado NÃO foi este, o aparelho carrega normalmente e tudo mais, ou seja, arranjaram uma desculpa qualquer para não consertar o meu aparelho e pior, na momento em que eu conversava isso com o gerente do local, várias pessoas apareceram com o MESMO problema, curioso não? Mas ele foi irredutível e pediu para que procurássemos nossos direitos, ou seja, o PROCON-SP que foi o que fizemos e estamos no aguardo da solução... lamentalvel isso
                                              Nota-se então que eles estão usando dessa prática leviana em todo país para não consertar a bombas deles...bem feito para eles...

                                                • Com meu amigo foi diferente, o moto G dele parou de funcionar, e quando ele foi mandar para a autorizada arrumar teve a surpresa: Autorizada só na CAPITAL do Estado (SC). o detalhe e que minha cidade (Joinville), é a maior cidade do estado, tanto em habitantes,como em indústrias.
                                                  Ridículo Motorola!

                                                    • E a Asus que só tem assistência técnica em São Paulo!?! A fabricante não é obrigada a ter assistência técnica em todo lugar, apenas fornecer nos termos da garantia.

                                                        • Claro que não é obrigada, não é obrigada nem a ter assistência técnica física, como a Xiaomi, no Brasil.
                                                          Mas uma gigante como a Motorola deveria ter assistência nos grandes centros, porquê o que ela vende de smartphone não é pouco. Isso é respeito ao consumidor.
                                                          Veja, quando eu tinha um Nexus 4, precisei da assistência, e fui muito bem atendido, dentro da garantia, isso porque caí com ele dentro do mar,(claro que não disse a eles) olha que a LG vende menos smarts que a Moto e tem assistência aqui.
                                                          Resultado: Meu celular atual é um G3, por sei que se precisar tenho assistência.

                                                          • Claro que não é obrigada, não é obrigada nem a ter assistência técnica física, como a Xiaomi, no Brasil.
                                                            Mas uma gigante como a Motorola deveria ter assistência nos grandes centros, porquê o que ela vende de smartphone não é pouco. Isso é respeito ao consumidor.
                                                            Veja, quando eu tinha um Nexus 4, precisei da assistência, e fui muito bem atendido, dentro da garantia, isso porque caí com ele dentro do mar,(claro que não disse a eles) olha que a LG vende menos smarts que a Moto e tem assistência aqui.
                                                            Resultado: Meu celular atual é um G3, por sei que se precisar tenho assistência.

                                                            • tú é xato ein bixo tá sempre contra o povo.

                                                        • Tenho um X2. Já caiu três vezes e não tive problemas, sendo que a segunda queda foi bem violenta. Quanto a assistência, precisei levar por causa de um hardbrick e fui muito bem atendido, ressalvando um pouco de demora no atendimento por causa da quantidade de gente naquele dia. Entregaram o celular em perfeito estado depois da troca da tela e placa, antes até do prazo que eles estabeleceram. Não tenho do que reclamar...

                                                            • Tenho um X2, achava bem resistente também, varias quedas e tava inteirão, teve uma vez que fui chacoalhar pra acender a lanterna e ele saiu da minha mão, praticamente arremessei ele no chão, nada de quebrar, até que um belo dia, acordo com ele despertando, puxo pra perto de mim na cama, ainda com o cabo usb plugado, com aquela moleza de quem acorda, deixo ele cair, uma altura de 15cm, quebrou a porra toda, e pra arrumar 700 dilmas...

                                                                • Comigo aconteceu que depois de uma queda, o aparelho não apresentou nenhum dano aparente mas o giroscópio foi afetado....Levei na Autorizada da Avenida Angélica e a atendente disse que se o problema não fosse resolvido em 48 horas eles trocariam o aparelho por novo. E no dia seguinte me ligaram dizendo que eu poderia retirar o aparelho novo lá mesmo, Isso aconteceu há um ano e o aparelho novo não teve nenhum problema com o novo mesmo com duas ou três quedas de mais de um metro. Uso película de vidro e capa,

                                                                • Essa decisão do Procon-Mg foi tomada dia 15 de novembro. Na verdade alguns consumidores estão reclamando da tela do Moto X 2 Gen ter algum tipo de vício e mesmo assim ser vendido. A verdade é que alguns lotes podem ter realmente o problema, mas acredito que não todos. Vale lembrar que a garantia não cobre telas quebradas ou trincadas o que decore mal uso. Isso vale para Motorola, Samsung e Apple que também não trocam telas quebradas dos aparelhos em suas assistências. Vão reclamar delas também?

                                                                  Então a Motorola está sendo vítima do modismo dos orgãos de defesa visto que é a marca que mais se destaca hoje em vendas no Brasil e ignorância de usuários descuidados. Não estou falando que se o produto tiver um defeito isenta ela da responsabilidade...mas falo se as outras praticam o mesmo porque somente e Motorola é condenada?

                                                                  Deixa um iPhone cair no chão de quina, ou Galaxy S6 com tela virada pra ver se não trinca ou quebra...então sem modinha! Estou sentindo cheiro de coxinha no ar...

                                                                    • Acho que você é algum funcionário pago pela Motorola ...

                                                                        • A resposta do porquê dela ser condenada está na própria notícia

                                                                          "Nos meios publicitários a Motorola está alegando que o Moto X de segunda geração tem %u2018durabilidade garantida%u2019 com tela resistente que %u2018previne riscos%u2019 ou %u2018sendo mais resistente a riscos%u2019. O problema é que estes termos geram duplo sentido, já que não deixa claro que o vidro da tela apenas suporta leves arranhões e não danos mais profundos provenientes de quedas. Essa ambiguidade acaba caracterizando o produto da Motorola como alvo de publicidade enganosa"

                                                                            • Se for assim todas então fazem propaganda enganosa...porque então não fazer o mesmo com as outras? Esses orgãos de defesa são brincalhões demais.

                                                                              • só lí verdades

                                                                                • ué mas a motorola não é melhor do mundo segundo alguns usuários aqui do tc.

                                                                                  • não era hj que a motorola iria aopresentar novos aparelhos??

                                                                                    • já tive moto x 2014 smart bom mas não aguenta um tombo
                                                                                      o meu quebro a tela de cair de uma altura de 15 cm

                                                                                      • Bem feito.......

                                                                                          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas