LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon 820 vem apresentando grande desempenho e baixo aquecimento

11 de dezembro de 2015 39

Ontem revelamos as nossas primeiras impressões com o smartphone conceitual da Qualcomm com Snapdragon 820. Agora, sites internacionais começam a realizar bateria de testes mais completa com todos os benchmarks que estamos acostumados a ver diariamente. Os resultados foram comparados aos modelos mais potentes do mercado, especialmente aqueles com Snapdragon 810 e Exynos 7420. A boa notícia é que além de trazer um grande ganho no desempenho, a nova solução da Qualcomm não apresenta problema de superaquecimento como seu antecessor.

O Snapdragon 820 é o primeiro chipset com processador 64-bit com arquitetura própria da Qualcomm que recebe o nome de Kryo. A novidade é fabricada a 14nm FinFET LPP pela Samsung, o que garante uma redução de 30% no consumo comparado ao Snapdragon 810 fabricado a 20nm pela TSMC. Nos gráficos abaixo você notará que o maior ganho está nos gráficos, graças à nova GPU Adreno 530 que oferece o dobro de desempenho da unidade gráfica encontrada no Snapdragon 810. Ela também mostra um grande avanço em cima da Mali-T760 do Exynos 7420, mostrando que o novo chipset está pronto para produtos com tela Ultra HD.

No teste do T-Rex HD, na resolução de 1080p, o Snapdragon 820 bate 90 FPS, sendo superior a todos os grandes smartphones do mercado. Quando o teste é realizado na resolução nativa do aparelho (2560 x 1600 pixels) a pontuação cai para 55 FPS, ficando atrás apenas do iPhone 6s Plus que beira aos 60 FPS. O teste Manhanttan é mais exigente devido ao uso da API gráfica Open GL 3.0, fazendo o Snap 820 chegar a 45 FPS (FHD) e 26 FPS (QHD). Mais uma vez, ele fica atrás apenas do smartphone da Apple devido a menor resolução de tela.

Em produtividade ele também empolga com desempenho no topo, ficando em segundo colocado em alguns casos. Isso mostra que o Snapdragon 820 tem fôlego de sobra para editar imagens e vídeos (mesmo na resolução 4K), navegação, leitura e escrita de memória e cálculo de inteiros. Mesmo com apenas quatro núcleos de processamento, o mesmo entrega um desempenho superior ao Exynos 7420 que conta com CPU octa-core. De qualquer forma, ainda é notável o quanto a Apple consegue extrair de desempenho com processador dual-core em seus recentes lançamentos.

Diante de tanto desempenho não será de se estranhar que em 2016 surjam ainda mais smartphones com tela Ultra HD. O Snapdragon 820 mostrou que tem força para empurrar uma tela com tantos pixels, mas isso acabaria reduzindo o diferencial em cima do Snapdragon 810 e Exynos 7420 que equipam dispositivos com tela Full HD ou Quad HD.


39

Comentários

Snapdragon 820 vem apresentando grande desempenho e baixo aquecimento
  • Testes 101% INUTEIS, afinal são provenientes daquele TIJOLO do smart de testes da Qualcomm.

      • O iPhone estupra em muitos testes. É impressionante...

          • Single thread do A9

              • Tavelz você não tenha lido a matéria, o Snap 820 apenas fica atrás do A9 apenas quando está com sua resolução nativa em 2560 x 1600 pixels, enquanto o Iphone mantém apenas 1080x1920. E, ainda assim, a diferença é mínima, 55 para 50 fps.
                Quando ambos estão com a mesma resolução, aí vem o estupro, com o Snap 820 alcançando mais de 90 fps, enquanto o A9 fica com seus míseros 60.

                Entendeu, ou quer um desenho?

                  • Vamos conter a empolgação e esperar as empresas adaptarem o processador a seus gostos. Testar em um celular adaptado pela própria Qualcomm é a mesma coisa que aquela apresentação das fotos do Asus Zenfone2 no lançamento. Tudo muito lindo, mas na prática, tsc tsc

                      • Concordo. Inclusive, não podemos esquecer que tratando-se de Apple, números não revelam a experiência do usuário.

                        Só não dá pra aceitar nego distorcendo uma informação tão evidente.

                          • Numeros não revelam a experiência do usuário? Com uma flash e um processador daqueles, tem certeza? Aí depois o aplicativo abre mais rápido e nego vem dizer que é por causa do IOS. Espero que vc não seja um desses.

                      • Maior problema do 810 foram as fabricantes de smartphones que não fizeram os testes adequados e n usaram um sistema de resfriamento adequado. Basta ver o 950XL q esquenta menos que os Lumias anteriores, a Microsoft teve tempo de testar adequadamente. Lógico q ele esquenta acima da média, mas nada que um bom sistema de resfriamento não resolvesse. Quem tem um 930 com o 801 sofreu muito com aquecimento no começo , tudo por falta de otimização do aparelho .

                          • Exatamente. E você tem toda razão. As fabricantes não souberam desses problemas que o processador causaria. Isso só mostra o despreparo que elas tiveram e ainda elas têm a coragem de colocar a culpa na Qualcoom. É mais triste ainda quando vemos as pessoas iludidas achando que a culpa é toda da Qualcoom. Tem gente que precisa parar de ser alienada e enxergar esse ponto de vista. Ainda bem que existem pessoas assim, o mundo não está perdido, amém.

                              • Meu deus...
                                Olha o One Plus TWO rpz, olha o Mi Pro, Olha o ZTE Axon 2, todos eles NÃO ESQUENTAM, mas tu sabe o porque?
                                Porque eles possuem um estrangulamento térmico brutal, e é exatamente por isso que o 950 XL não esquenta, afinal sistema de arrefecimento liquido em smart é MARKETING, apenas M-A-R-K-E-T-I-N-G, pois um sistema desse precisa de ESPAÇO para funcionar, smart's não tem isso.
                                Fanboy

                                  • Então deixe me ver se eu entendi. Você quer dizer que o arrefecimento liquido é apenas marketing, mesmo com sites especializados em desmontar totalmente os smartphones? Seria uma pessima ideia da Microsoft, não é mesmo? Não tem nem como isso ser uma simples ação de Marketing.

                                      • Tu acha que o 950 XL foi o primeiro a utilizar esse sistema?
                                        O Z2 foi o primeiro, e o sistema dele possuía 2 heat pipes perante 1 do XL, e sabe o que aconteceu com ele?
                                        Ele esquentava, não chegava a superaquecer mas mantinha uma temperatura media maior que outros aparelhos que utilizavam Snap 801.
                                        Se arrefecimento liquido funcionasse TODOS os notebooks gamers possuiriam esse sistema, todos os tablets e todos os smarts, pois TODOS sofrem com temperatura, em smarts até mesmo um iPhone 6s e um Galaxy S6 sofrem, é claro que BEM menos que um que utiliza 810 mas ainda sofre.

                                          • Primeiro de tudo. Em momento nenhum eu disse que o 950XL foi o primeiro a utilizar isso, apenas questionei o fato de você dizer que é apenas Marketing. Vamos lá, temos primeiro que lembrar que já a algum tempo a Microsoft usa esse sistema em seus tablets Surface. Ela já tem um certo costume em usar esse sistema, seria um erro dizer que não funciona ou que serve apenas pra dizer que tem.

                                              • O sistema do surface é COMPLETAMENTE diferente, Surface possui 2 ventoinhas, e quantidade de cobre e alumínio que tem la dentro...
                                                Compare ambos.
                                                http://adrenaline.uol.com.br/files/upload/noticias/2015/10/mateus/lumia-950-xl-resfriamento-liquido_item.jpg
                                                https://d3nevzfk7ii3be.cloudfront.net/igi/bmpHiCPJRJKnxPMg.huge

                                          • Além de falar merda você não apresenta nenhum argumento pra provar essa sua idéia de marketing. Quem é o Fanboy aqui seu alienado?

                                              • Estou esperando sua a resposta nesse topic a bastante tempo, já que tu gosta argumentar responde lá...
                                                https://www.tudocelular.com/forum/thr...-controversos/

                                                Fanboyolinha da Sony.

                                                  • Buzz você já gravou um vídeo em 4K? Então você sabe que tem aparelhos com snap 810 que peidam sem nem durar 2 minutos gravando nessa resolução. Mas só aí o processamento já é enorme. O rapaz do vídeo do 950 não cita a resolução gravada, mas o aparelho está rodando 3 apps ao mesmo tempo em primeiro plano (Facebook, Uber e câmera gravando) E ainda conectado a mouse e teclado, não me parece usar de pouco processamento. Smarts com o 810 (nem todos, ex Z5) sequer conseguem filmar direito, ele consegue não só filmar como rodar apps em conjunto e você acha que está usando pouco processamento? Por favor né.

                                                      • Filhão, olha o One Plus 2, ele grava em 4K tranquilamente e perde METADE do poder de processamento em minutos de uso(realmente intenso)...
                                                        4K não é tão pesado quanto tu imagina, afinal até aparelhos com Snap 800 gravam nessa resolução.

                                                        O que ela fez para não deixar esse smart esquentar foi o que TODAS as outras já fizeram, adicionou o throttling, sem mais.

                                                      • "M-A-R-K-E-T-I-N-G, pois um sistema desse precisa de ESPAÇO para funcionar, smart's não tem isso."
                                                        Isso é um argumento.

                                                          • Exatamente, smart não possuem espaça para comportar a principal peça de um sistema de arrefecimento liquido, o radiador.

                                                              • Saber se é válido. Eu não teria tanta certeza de que o Lumia 950 XL usa do estrangulamento térmico para não esquentar, aqui nesse vídeo o aparelho está no Modo Continuum, rodando o Facebook e o Uber conectado a mouse e teclado (coisa que duvido que um Z3+ ou Nexus 6P consiga fazer a metade) e ainda por cima ainda está gravando o tal vídeo. Um Snapdragon 810 do jeito que conhecemos não daria conta de tudo isso se estivesse sob estrangulamento térmico, nem o autor do vídeo reclama de altas temperaturas no modelo. Só teria mais cuidado ao afirmar certas coisas com tamanha convicção
                                                                link do video:
                                                                https://www.windowsteam.com.br/video...ows-continuum/

                                                                  • Ninguém sabe quanto o continuum utiliza de "processamento", eu acho que não é tanto assim.

                                                                      • O problema Leronador que é um Windows Phone e um Lumia, então eles não aceitam que a Microsoft resolveu o problema do aquecimento do produto...

                                                                          • Não não é esse o problema, o problema é que é MARKETING, não importa a fabricante que tivesse aplicado, seria MARKETING.

                                                                              • Prove q o 950XL sofre estrangulamento .Apenas mais um q toma como verdade resultado de aparelhos mal otimizados . Até o momento n existe nenhum teste com 950XL mostrando queda de rendimento, pelo contrário , os usuarios informam q ele esquenta bem menos q 930 e 1020.

                                                                                  • Se eu não tenho como provar concretamente que ele sofre com throttling você também não pode provar que ele NÃO sofre com isso.
                                                                                    E "toma como verdade resultado de aparelhos mal otimizados" então TODOS os aparelhos com Snap 810 são mal otimizados?
                                                                                    Ah para ser alienado rpz...
                                                                                    E "não esquentar" como eu já disse inúmeras vezes a você não significa que o problema foi corrigido, pois a principal função do throttling é justamente não deixar o smart esquentar.

                                                                                      • Ele não mas eu te mostrei uma prova que pende ao contrário e o máximo que eu ouvi foi um " ela adicionou trotthling. sem mais"

                                                                                          • E mesmo que ele use de estrangulamento térmico, se roda vários apps ao mesmo tempo no aparelho e em um monitor separado, conectado a periféricos e aonda gravando tudo isso, será mesmo que precisa chorar tanto por desempenho? Só com isso ele já fez mais da metade do que o S6 imaginaria fazer mesmo com o seu "poderoso Exynos 7420"

                                                                                              • E tu acha que rodar app é muito(sem contar o peso do continuum)?
                                                                                                Se for pra rodar app QUALQUER smart com 810 da conta com um pé nas costas...

                                                                                                Mas em jogos pesados que a situação fica feia para ele.
                                                                                                https://www.youtube.com/watch?v=8kWQEDCgBqY(assista a partir de 6:00)

                                                                                                  • Falta de otimização do Windows 10 Mobile justifica... Má otimização talvez não. Já usou facebook no Android? Então sabe que existem apps que magicamente conseguem comer mais desempenho que muito jogos. Graças a Deus o do Windows 10 Mobile não está no peso do app do Android q sim, já vi dar lag em Note 4. a verdade é que esse choro enorme por estrangulamento não se aplica tanto assim a todos os casos.
                                                                                                    PS: você sabe que a Microsoft não usou a mesma tecnologia de refrigeração líquida da Sony, não?

                                                                                                      • Lags em facebook são devidos a má otimização, mas não é porque ele laga que ele está drenando desempenho como um jogo, nenhum app(a não ser um de renderização de videos ou algo do gênero) se equipara a um jogo pesado.
                                                                                                        E claro que eu sei que o sistema da M$ é diferente do da Sony, visualmente ele parece ser um sistema até inferior.
                                                                                                        http://adrenaline.uol.com.br/files/upload/noticias/2015/10/mateus/lumia-950-xl-resfriamento-liquido_item.jpg

                                                                                  • 930 com 800

                                                                                    Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                    Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                    Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                    Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas