LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Site revela verdadeiro motivo para o bloqueio do WhatsApp no Brasil

16 de dezembro de 2015 225

Logo após a decisão da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo de enviar uma ordem judicial às operadoras de telefonia móvel pedindo o bloqueio do aplicativo WhatsApp em todo o Brasil por dois dias inteiros, o site Gizmodo afirma ter colocado as mãos no mesmo documento que foi enviado para as operadoras, revelando, então, o verdadeiro motivo pelo qual o pedido de bloqueio foi feito.

De acordo com o documento, o bloqueio do WhatsApp aqui no Brasil tem relação com uma investigação criminal em São Bernardo do Campo onde o serviço de mensagens não quebrou o sigilo da sua rede para fornecer informações privilegiadas. A origem do documento vem do Grupo de Combate às Facções Criminosas (GCF).

O documento também reforça o período de tempo de 48 horas determinado para que o bloqueio seja instaurado, sendo ele iniciado a partir das 0h do dia 17, voltando a funcionar apenas na madrugada de sexta-feira para sábado.

Segundo a ordem, as operadoras devem bloquear o acesso a domínios e subdomínios do WhatsApp e que elas também façam o que “for necessário para a suspensão do tráfego de informações, coleta, armazenamento, guarda e tratamento de registro de dados pessoais ou de comunicações entre usuários da rede”.

O documento não revela, porém, o teor do crime que levou o processo à frente. Paulo Rená, chefe de pesquisa do Instituto Beta para internet e democracia, afirma que o bloqueio pode ter sido levado para frente por causa de conteúdos compartilhados, tais como pornografia infantil, tráfico de drogas ou até mesmo denúncias sobre corrupção.

A medida, que certamente prejudicará milhões de usuários, será acatada pelas operadoras, ainda que elas sejam contra. O Tribunal de Justiça de São Paulo disse, em nota, que a decisão foi tomada porque o WhatsApp não atendeu uma determinação judicial de julho e nem a notificação enviada no mês seguinte.


225

Comentários

Site revela verdadeiro motivo para o bloqueio do WhatsApp no Brasil
  • Se o whatsapp está sendo usado por criminosos e a "justiça" bloqueou o whatsapp por conta disso, por que raios eles não bloqueiam o sinal de celulares nas penitenciárias?
    já que eles conseguem bloquear o whatsapp, eles tbm deveriam conseguir bloquear o sinal de cel nas cadeias, concordam?
    Na minha opinião, o empresários é quem estão mais interessados no fim do whatsapp, porque as empresas de telefonia como a Vivo, Tim, Claro, Oi e etc perdem milhões de reais por causa do whatsapp, já que o whatsapp não paga os msm impostos que elas pagam.
    E o whatsapp faz tudo que elas fazem, só que melhor e mto mais barato.
    Bandidos mandam e desmandam na cidade através de ligações feitas nos presídios, então por que eles não bloqueiam o celular no Brasil todo?
    Porque se fizerem isso, os bandidos tocam o terror aqui fora.
    Minha opinião rsrs

      • Se o whatsapp est%uFFFD sendo usado por criminosos, e a justi%uFFFDa bloqueou o whatsapp por conta disso, por que raios eles n%uFFFDo bloqueiam o sinal de celular nas penitenci%uFFFDrias?J%uFFFD que consenguem bloquear o whatsapp, eles tbm conseguem bloquear o sinal de cel nos pres%uFFFDdios. Na minha opini%uFFFDo, empres%uFFFDrios querem o fim do whatsapp porque as empresas de telefonia como a Vivo, Tim, Claro, Oi e etc, provavelmente perdem milh%uFFFDes de reais por conta do whatsapp fazer tudo que elas fazem, s%uFFFD que melhor e mto mais barato, j%uFFFD que o whatsapp n%uFFFDo paga os msm impostos que elas.Bandidos mandam e desmandam na cidade atrav%uFFFDs de liga%uFFFD%uFFFDes feitas de dentro das cadeias, seguindo essa l%uFFFDgica, deveriam bloquear os celulares do Brasil inteiro, concordam?Mas, se pensarem em bloquear o sinal de cel de dentro das cadeias, os bandidos v%uFFFDo tocar o terror aqui fora.Minha opini%uFFFDo rsrs

          • Se o whatsapp está sendo usado por criminosos, e a justiça bloqueou o whatsapp por conta disso, por que raios eles não bloqueiam o sinal de celular nas penitenciárias?
            Já que consenguem bloquear o whatsapp, eles tbm conseguem bloquear o sinal de cel nos presídios. Na minha opinião, empresários querem o fim do whatsapp porque as empresas de telefonia como a Vivo, Tim, Claro, Oi e etc, provavelmente perdem milhões de reais por conta do whatsapp fazer tudo que elas fazem, só que melhor e mto mais barato, já que o whatsapp não paga os msm impostos que elas.
            Bandidos mandam e desmandam na cidade através de ligações feitas de dentro das cadeias, seguindo essa lógica, deveriam bloquear os celulares do Brasil inteiro, concordam?
            Mas, se pensarem em bloquear o sinal de cel de dentro das cadeias, os bandidos vão tocar o terror aqui fora.
            Minha opinião rsrs

              • Kkkkkkkkkkk

                  • Pessoal não usem a palavra falso moralista ela é uma palavra registrada viu...

                      • O que vimos nesses dias, aqui nesse site, foi uma verdadeira demonstração de hipocrisia. Criminosos acusando outros criminosos. "falsos moralistas achando que possuem moral alguma para criticar a moral dos outros", é eu lembro dessa frase, já que fui eu quem escreveu tempos atrás, e naturalmente foi surrupiada por um desses falsos moralistas. nem criatividade possuem. Acusações infantis a quem usa o whtasapp ( dentre eles um viciado em coisa realmente destrutiva). Foram dias em que comediantes involuntários deram seu showzinho e não perceberam, novamente.

                        • vou almoçar que é melhor o whatsapp é acima da lei e o povo achando lindo isso por esses motivos o brasil é uma merda pais sem auto estima escravo de empresa americanas.

                          • Todo mundo comentando sobre o Whatsapp e ninguém falou nada sobre o Lula ter sido interrogado dois dias atrás. Manipulação de opinião pública Wins...

                            • Ta certo, Whatsapp n é maior que a lei, se o mesmo se recusa a seguila deve sofrer as consequencias.

                                • Não é "por causa de um app de mensagem" como você diz. É pela liberdade. O governo está exercendo uma função que não pertence a ele. Não importa oque milhões de pessoas pensam, foda-se a opinião delas. Elas gostam de Whatsapp? Foda-se. Afinal desde quando o governo se importou com as pessoas? O pior é ver retardados como você usando o argumento que "há 3 anos atrás..." Foda-se os 3 anos atrás. Nós não estamos em 2012! Hoje em dia tem gente que depende do app para trabalhar. Essas empresas operadoras aí oferecem serviços caríssimos e, só por que estão tendo um pouquinho de concorrência (algo fundamental para um mercado saudável), saem chorando pro governo intervencionista que usa o poder que acham que têm de proibir um país inteiro de utilizar um serviço. O engraçado é que por que o Governo acha que tem esse poder? A explicação mais provável seria que "nós", cidadãos, votamos e com nossos votos demos a eles o direito de intervir em qualquer coisa que seja. Mas espera. Como podem dizer que "nós", cidadãos, demos esse "direito" ao governo se nós mesmos não temos este direito??? Isso não faz sentido. Como alguém pode dar algo que não tem? Simples. Não pode.

                                    • Senhores, graças a um sensato cidadão que no poder lhe conferido pela lei, apurou a ignorância de uma juiza Pyongyang, mandou a liberdade democrática falar mais alto. Estamos de volta com o nosso Whatsapp.!!!

                                        • Já deixem uma VPN instalada no celular. Se bloquearam o Whatsapp hoje, o que mais podem bloquear amanhã?

                                          Instruções aqui:

                                          http://www.desbloquearwhatsapp.com.br

                                          • A justiça é rápida para punir a toda a população com base em uma investigação de um único sujeito e no Marco Civil. Mas impedir que os presos se comuniquem através de seus celulares nem pensar, né?

                                              • é ai que ficam minhas interrogações.....que ligação tem esse juiz com as cadeias? que ligação tem esse juiz de fato com a verdade?

                                                  • um unico sujeito? vc presisa pesquisar um pouco, a justiça quer informaçoes de pessoas do pcc, assasinos e pedófilos

                                                      • Impedir que eles se comuniquem entre eles de dentro dos presídios, nem pensar né?

                                                          • isso se chama corrupção vc sabe que isso é nativo do brasil em todas escalas sociais, mas não tira a responsabilidade do whatssap

                                                              • ''isso é nativo do brasil em todas escalas sociais''. Lógico, até porque é o governo que está sofrendo a influência da corrupção da população e não ao contrário, rs. Pobres inocentes, sou eu que forneço educação de péssima qualidade e de viés ideológico à elite política e intelectual, né?

                                                                • engraçado que nos eua se pedirem informações eles liberam até seu tipo sanquineo para fbi, cia e nsa aqui no brasil eles se acham superores a lei e todo mundo acha normal mas fazer o que cada um tem um modo de pensar e geralmente o modo de pensar.

                                                                  • Adolf....olha só...voce não sai porque sabe que vai tomar borrachada ....kkkkk falar o livre pensamento é a vertente que leva ao comum...e o comum aqui é o fato de que todos sairam prejudicados. e não adianta dizer que esse foi o melhor jeito de se conseguir uma informação que não é....para isso tem a Interpol, tem o FBI.....e outros meios internacionais.

                                                                      • cara a justiça vem pedindo essas informaçoes a meses me diga então o que deveria ser feito?

                                                                          • O Whatsapp não cometeu crime algum.

                                                                              • negar informações sobre criminosos não é crime? vc sabe que se fosse nos eua eles teriam liberado então porque aqui não faz o mesmo?

                                                                                  • Quando é embasado na lei, seja EUA ou Brasil, será cumprido sim.

                                                                                      • Se você tem uma padaria e seu cliente é um criminoso você certamente seria obrigado a passar toda as informações que vc sabe sobre ele à polícia, né?

                                                                                          • e quanto a padaria lojico que eu não dava informação alguma pois não sou troxa e poderia até morrer por conta disso e vc também não cederia penso eu, agora o facebook é uma empresa com certeza ninguém vai atras do zuck se ele liberar as informações.

                                                                                              • desisto de conversar com vc, se nos eua eles dão informações porque aqui não pode, me diga qual medida deveria ser tomada vc viaja demais o que custava ceder as informações este caso só prova que o brasil ´uma colonia ainda não tem soberania alguma.

                                                                                                  • Ah, e vê se para de comparar EUA com Brasil. Lá eles acatam a LEI e não BANDIDOS.

                                                                                                      • Você é a prova que o Brasil tem muito o que melhorar. O povo é muito submisso e aceitam qualquer tipo de engenharia social disfarçada de lei e democracia. Entregam suas liberdades aos poucos e sem perceber trilham o caminho da escravidão. Se você gosta de conduzir a sua vida feito um gado à caminho do matadouro não reclame no dia em que o Estado ''tomar conta'' de tudo o que é seu. Enfim, quem viajou foi vc, rapaz. O Whatsapp não cometeu nenhum crime e não pode ser usado como instrumento de investigação policial à revelia. O nome disso é ditadura. Você deveria se informar melhor antes de falar tanta besteira.

                                                                                                      • Não, quem tem que ser investigado é o criminoso. Se fosse mesmo uma liminar embasada na lei o dono do Whatsapp seria punido com prisão e não com o bloqueio temporário do serviço.

                                                                                              • A justiça é rápida para punir a toda a população com base em uma investigação de um único sujeito e no Marco Civil. Mas impedir que os presos se comuniquem através de seus celulares nem pensar, né?

                                                                                                  • Algumas funções do Telegram:1. Todas as conversas são criptografadas2. Sincronização na nuvem entre dispositivos3. Maior velocidade no envio de mensagens4. Distribuição de servidores em todo o mundo para maior segurança e velocidade5. Gratuito, sem propaganda e mensalidades6. Possui versões móveis, versões para desktop e navegador web7. Pode enviar fotos, vídeos e "documentos": todos os tipos de arquivos suportados, até 1,5Gb de tamanho8. Grupos para 200 membros (199 dependendo do servidor)9. Chats secretos com criptografia end-to-end10. Mensagens de auto-destruição em chats secretos

                                                                                                    Tirem suas próprias conclusões. Abraços.

                                                                                                      • Galera, vai pro Telegram ... vc sabe o que esse APP de VPN faz? Vcs sabem o que é uma VPN??? Vc acaba conectando em um servidor la na India ... ou china ou sei la aonde ... vc sabe se suas informações estão totalemtne seguras nesse servidor?

                                                                                                          • Galera, vai pro Telegram ... vc sabe o que esse APP de VPN faz? Vcs sabem o que é uma VPN??? Vc acaba conectando em um servidor la na India ... ou china ou sei la aonde ... vc sabe se suas informações estão totalemtne seguras nesse servidor?

                                                                                                            • Caramba! As pessoas teimam em dizer que o Whatsapp é a melhor ferramenta de comunicação, quando na verdade vemos no mercado outras opções muito melhores, porém, não tão popular quanto o Whatsapp. Um bom exemplo de ferramenta para comunicação é, o Telegram, muito melhor, mais leve, mais seguro, entre outras funcionalidades. Bloquearam o Whatsapp, recomendo a maioria migrarem para o Telegram ou outro aplicativo e, incentivarem os seus amigos a fazerem o mesmo.

                                                                                                              • Disto tudo percebi uma coisa, a Justiça aqui no Brasil quando quer, ela trabalha e age rápido, pena que ela mostra outra realidade...

                                                                                                                  • Brasileiro é bicho besta mesmo. Como podem aceitar que uma decisão judicial, em tempos de democracia, sem ameaça terrorista, possa proibir as pessoas de se comunicarem?? A discussão não é quem vive com ou sem watts, a discussão é sobre o direito da maioria! Essa historinha de segredo de justiça, juiz anônimo é um absurdo! Aos poucos estão retirando direitos basicos do cidadãos com desculpas esfarrapadas, engraçado que nem na França com atentados terroristas e estado de alesta máximo houve essa palhaçada!

                                                                                                                      • Nossa mas que sem nocao, ninguem ta impedindo ninguem de se comunicar, as pessoas podem ligar ou utilizar outros programas, o caso é que o Whatsapp descumpriu uma decisao judicial e isso é crime.

                                                                                                                          • pois é......será que é porque quem ta no poder sabe que os brasileiros gostam de uma cagada na cabeça .....dai é o que esta acontecendo no banheiro do brasil ...laaaaa em brasilia que tem aquele pombo sentado na cadeira da casa das pessoas...que ta mais sujo que pau de galinheiro falando do governo que esta recebendo o onus do partido que é sinonimo de roubo ?.......mas que em situações normais, tem que ter provas para ir adiante numa acusação, provas que ja tem contra ele? todo mundo ta cagando ...pior na cabeça do povo e ninguém ta nem ai....a coisa é seria mesmo e ninguem ta nem ai....será que falta mais alguma coisa...daí vem um juis sabe-se la porque e bloquieia o serviço? POOOOWWWWWWWWWWWWW CADE MEUUU DIREITO .....PAGUEI PELO MEU CELULAR E PELO SERVIÇO, NEM MEU WI FI QUE NÃO PAGO NÃO FUNCIONA......se voce votou na Dilma....ta fudido, mas se voce não votou na Dilma ta fudido do mesmo JEITO....MAS GOLPE NÃO....tirar o governo no tapete pensei que fosse so no futebol.

                                                                                                                          • Eu queria que a Dilma Strogonoff saísse do Governo rápido como foi rápido o bloqueio do WhatsApp...

                                                                                                                              • WhatsApp no Brasil = lado do Aplicativo : ferramenta de trabalho, o melhor aplicativo até então do século 21, sistema prático e barato para se comunicar e receber mensagens, vídeos, fotos, arquivos, útil nas urgências, emergências...
                                                                                                                                Lado ruim : PRIVADA VIRTUAL, tudo de cocô cai neste aplicativo...

                                                                                                                                • Cara....impressionante esse país dos tupiniquins, eles tem poder para bloquear e afetar milhoes de pessoas mas não tem poder de combater a criminalidade dentro das penitenciarias....e o povo paga mais uma vez por isso ???? sigilo...porque não obriga a OAB a investigar a ligação dos Advogados com o Crime?????

                                                                                                                                    • Trabalho na área comercial e o WhatsApp é minha ferramenta de trabalho. Infelizmente serão 2 dias perdidos, pois o cliente não vai mais na loja, tudo é digital

                                                                                                                                        • Ontem:WhatsApp 95% dos usuários brasileiros da internet.Facebook 70% dos usuários brasileiros da internet.Hoje:WhatsApp 3% e subindo, usando VPN.Facebook 95%.%uFEFF

                                                                                                                                            • Não uso zap zap.
                                                                                                                                              E tem várias outras soluções até melhores que esse tal de zap zap.

                                                                                                                                                • Gostaria ate de saber o nome desse Juiz, pq ja basta a impunidade aki dentro do nosso pais, e atrapalhar uma investigação é crime e se mediadas como tais se fazem necessárias, para contemplar a ordem e o bom andamento de nosso pais, não tem o pq ser omitida nenhuma informação que leve ao cumprimento da lei. Sr. Mark Zuckerberg, esse pais ainda tem patriotas que querem que a lei seja cumprida e ate para os maiores consumidores de internet no mundo, nós brasileiros almejamos justiça..

                                                                                                                                                  • Se seu whatsapp não estiver funcionando, vai no playstore e baixa o aplicativo Betternet depois abre ele e roda que o whats desbloqueia, bem simples

                                                                                                                                                      • Gente é só baixar o 'Betternet" no playstore e rodar no Celuar que o Whats volta a funcionar, blz

                                                                                                                                                          • Que se dane... há 3 anos atrás, ninguém utilizava nada dessas coisas, e as pessoas viviam, agora fazem um chororo por causa de um app de mensagem... o "cerumano" tá ficando muito retardado e dependente.

                                                                                                                                                            • Primeiro o Mega filmes HD, agora o Whats e eu fico me perguntando será que algum dia a PF vai para Brasilia prender quem realmente precisa???

                                                                                                                                                                • é incrivel como o povo só consegue reclamar pela internet e quer q o governo mude

                                                                                                                                                                    • https://secure.avaaz.org/po/petition/1a_Vara_Criminal_de_Sao_Bernardo_do_Campo_Cancelam ento_do_Bloqueio_do_Whatsapp/?nEvJKbb

                                                                                                                                                                        • O WhatsApp possui um servidor que ocupa um mega espaço para armazenar todos os dados por um periodo de 48 horas, após este tempo o servidor apaga as informaçoes tranferidas e mantém as não tranferidas para liberar espaço... Ou seja, se voce mandou uma mensagem e o destinatario recebeu, dentro de 48h ela será apagada do servidor; se o destinatario nao receber por algum motivo, a mensagem será mantida até que ele receba; por isso inventaram os 2"vv" e quando o dest. Le fica azul. O que acontece é que a justiça pediu que o grupo WhatsApp repassasse as tranferencias de determinados usuários com a finalidade de investigá-los e assim conseguir agir sem interferencias mas o grupo negou a colaboraçao, por isso a decisao de bloquear o WhatsApp por 48h, ja que este éo tempo que o servidor usa para manter as tranferencias concluidas e assim poder prosefuir com sua investigacoes e providencias sem maiores complicacoes. Quanto ao fato de disputas judiciais com as operadoras, isso ocorre porque o WhatsApp disponibiliza um serviço de voz nao homologado no Brasil, mas nao significa que as operadoras perdem com isso pous o mesmo depende da Internet para funcionar e tais operadoras cobram para fornecer o servico de internet!

                                                                                                                                                                            • Pessoal é só baixar o SuperVPN no playstore e usar o WhatsApp normalmente,,,

                                                                                                                                                                                • não sei se é só comigo, mas aqui a gvt não bloqueou, continua funcionando normalmente, e já são 02:18

                                                                                                                                                                                    • Essa juíza está cometendo total abuso de autoridade.

                                                                                                                                                                                        • abuso de autoridade vc leu o marco civil ou a constituição?

                                                                                                                                                                                            • Sim. Sei ler, sei escrever, interpretar texto, sei o que é abuso de autoridade, entre outras coisas. E você, sabe o que é lei de abuso de autoridade e de poder? Sabe que essa juiza poderá ser questionada e sua medida anulada pois, entre outros artigos, está agindo de forma desproporcional contra o interesse público?

                                                                                                                                                                                                • Sim. Sei ler, sei escrever, interpretar texto, sei o que é abuso de autoridade, entre outras coisas. E você, sabe o que é lei de abuso de autoridade e de poder? Sabe que essa juiza poderá ser questionada e sua medida anulada pois, entre outros artigos, está agindo de forma desproporcional contra o interesse público?

                                                                                                                                                                                                • operadoras: que falta de direitos aos nossos clientes, estamos sendo intimadas, vamos obedecer e chorar no pais de alice. kkkkkkkkk

                                                                                                                                                                                                    • justica no Brasil so funciona quando tem dinheiro por tras. e as operadoras vitimizadas, coitadinhas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                                                                                                                                                                                                        • Galera, a questão aqui não é o Certo ou Errado...E sim sobre o Possível e o Impossível...Se alguém importante para vc te pedir a lua de presente vc vai dar?NÃO... Mais não é prq vc não quer, e sim prq vc não pode.O caso aqui é o mesmo, o Whats não tem condições técnicas de fornecer oque lhe pedem, vc não consegue dar algo que vc não tem.Eles tem condições de no máximo falar de qual IP mandou para qual IP, agora oque foi enviado não é possível informar. pois este registro não existe.O triste é um magistrado não basear sua decisão em fatos dentro da viabilidade. E não simplesmente pede algo no estilo "se vira, eu quero e pronto".Mesmo prq o bloqueio do Whats, é uma tentativa pífia e de PUNIR a empresa por não comprimento da solicitação judicial.Sabe qual o prejuízo para o Whats ficar 2 dias sem os Brasileiros?ZERO, a empresa não ganha nada de vc ou das operadoras ou de quem quer que use o serviço. A unica mudança perceptível para eles vai ser os servidores trabalhando com folga, e o reforço no mercado da imagem de uma empresa que protege a privacidade de seus usuários.

                                                                                                                                                                                                            • Galera, a questão aqui não é o Certo ou Errado...E sim sobre o Possível e o Impossível...Se alguém importante para vc te pedir a lua de presente vc vai dar?NÃO... Mais não é prq vc não quer, e sim prq vc não pode.O caso aqui é o mesmo, o Whats não tem condições técnicas de fornecer oque lhe pedem, vc não consegue dar algo que vc não tem.Eles tem condições de no máximo falar de qual IP mandou para qual IP, agora oque foi enviado não é possível informar. pois este registro não existe.O triste é um magistrado não basear sua decisão em fatos dentro da viabilidade. E não simplesmente pede algo no estilo "se vira, eu quero e pronto".Mesmo prq o bloqueio do Whats, é uma tentativa pífia e de PUNIR a empresa por não comprimento da solicitação judicial.Sabe qual o prejuízo para o Whats ficar 2 dias sem os Brasileiros?ZERO, a empresa não ganha nada de vc ou das operadoras ou de quem quer que use o serviço. A unica mudança perceptível para eles vai ser os servidores trabalhando com folga, e o reforço no mercado da imagem de uma empresa que protege a privacidade de seus usuários.

                                                                                                                                                                                                                • Mas deve conectar no Wifi e não 3G ou 4G

                                                                                                                                                                                                                    • É SÓ BAIXAR O APP SuperVPN que ele simula que está fora do brasil e funciona

                                                                                                                                                                                                                      • PESSOAL TENHO A SOLUÇÃO PRA VOLTAR A FUNCIONAR

                                                                                                                                                                                                                          • QUERO WHATAZAPAAAA!

                                                                                                                                                                                                                              • Muitas pessoas utilizam o whatsapp como ferramenta de trabalho, já que é um serviço praticamente gratuito (não se tem que pagar um absurdo em créditos que as operadoras acabam consumindo sem você nem mesmo usar) e dessa forma pode-se trocar mensagens facilmente. Eu mesmo faço um curso de bombeiro, e tenho um grupo no whatsapp onde trocamos informações e, caso seja necessario faltar o curso por alguma razão, é lá que pegamos as aulas. Também tenho uma banda, e um grupo no whatsapp no qual combinamos ensaios e shows, musicas a serem ensaiadas, etc. Ou seja, quem ai ainda acredita que o whatsapp não é necessario, provavelmente é um ser humano sem o que fazer.

                                                                                                                                                                                                                                  • Poisé, a justiça tem q botar no cu de uns pra fazer carinho no de outros e fingir q presta pra alguma coisa, n é?

                                                                                                                                                                                                                                      • A partir das 00:00 do dia 17 do mês de dezembro o Brasil deixou de ter internet para ter intranet

                                                                                                                                                                                                                                          • Whatsapp é serviço essencial agora? compara com energia elétrica etc, onde chega o nivel das pessoas viciadas nesse aplicativo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                                                                                                                                                                                                                                            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                                                                                                                            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                                                                                                                            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                                                                                                                            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas