LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pesquisadores descobrem que muitos aplicativos da Bíblia expõem usuários a malwares

18 de dezembro de 2015 27

Para aqueles usuários religiosos que aproveitam a tecnologia como um suporte para acompanhar missas e cultos ou até mesmo propagar sua fé, os aplicativos que colocam a bíblia dentro de um smartphone são ferramentas bem vindas. Porém, além de fornecer meios rápidos para ler um salmo àqueles que necessitam de uma palavra de fé, ou quem sabe, debater doutrinas no FaceGlória, tais apps podem contem um presente de grego - ou melhor, podem ser tão traiçoeiros quanto um beijo de Judas.

A equipe da Proofpoint observou milhares de aplicativos iOS e Android e descobriu que um percentual preocupante de apps aparentemente inocentes contém uma ameaça para os usuários, pois incluem componentes secretos para rastreamento, bem como roubo de dados e a capacidade de fazer chamadas não autorizadas.

A equipe de segurança analisou um total de 38.000 apps na App Store e Google Play e descobriram que 3,7% de aplicativos da Bíblia incluem código malicioso e estes apps estão transmitindo dados pessoais dos usuários para centenas de servidores em dezenas de países.

Uma amostra da Proofpoint de apps disponíveis nas lojas mostra que a Bíblia é o mais popular dos apps na categoria de "livros sagrado". Um único app de Bíblia tem mais de 50 milhões de downloads, outros três registram mais 5 milhões de downloads e outros dezessete foram cada um baixados mais de um milhão de vezes. Se o número de 3,7% de apps perigosos não impressiona muito, a quantidade de vezes que eles são instalados pode fazer com que as ameaças se espalhem como uma das pragas do Egito.

Uma análise verificou mais de 5.600 aplicativos de Bíblia (4.154 para Android; 1.500 para iOS), incluindo 208 que contêm códigos maliciosos conhecidos e 140 classificados como de alto risco, tendo como base seu comportamento - todos na plataforma Android. Muitos aplicativos da Bíblia não têm políticas de privacidade, o que já é um sinal de alerta. Alguns adicionam uma ampla variedade de recursos de rede sociais e publicidade, o que aumenta drasticamente a exposição dos usuários a determinados riscos. Considerando esses fatores, a análise mostra que esses apps de Bíblia se comunicam com mais de 2.500 servidores em 42 países.

O objetivo da pesquisa é avisar os usuários finais e gerentes de segurança a não fazer suposições sobre a segurança de um app apenas baseado no tipo de conteúdo. Ou seja, não é porque o aplicativo é religioso que devemos confiar nele. Na verdade, a quantia de 3,7% dos 5.600 aplicativos pesquisados representa uma taxa mais elevada de código malicioso do que qualquer outra categoria, de acordo com os pesquisadores.

Kevin Epstein, um dos membros da equipe, explica:

Quando se trata de apps maliciosos, aparentemente, nada é sagrado. A surpreendente prevalência de riskware em apps dos textos religiosos fornece a evidência adicional de que os usuários móveis — e seus empregadores — precisam ser muito mais preocupados com a segurança.

Os pesquisadores da Proofpoint analisaram várias categorias de aplicativos gratuitos disponíveis nas lojas de apps Android e iOS e encontraram apps maliciosos e de "alto risco" em todas. Na definição da empresa, apps "maliciosos" são os que contém malware neles, ou seja, estes apps tentam explorar o sistema operacional a fim de acessar as coisas para as quais normalmente não têm permissão. Já os apps de "Alto risco", no vocabulário da Proofpoint, são os que se aproveitam das vulnerabilidades de segurança (SSL, cert), para transmitir informações pessoais (contatos, calendário), ou vazamento de informações de localização e atividade.

Kevin Epstein adiciona que as descobertas são também uma valiosa lembrança da importância de uma estratégia de proteção com aplicativos móveis de segurança para as organizações para proteger os funcionários e usuários de golpes como esses.

As organizações devem definir políticas e implantar soluções que lhes permitam identificar e controlar estes apps antes que eles possam afetar a postura de segurança da organização.


27

Comentários

Pesquisadores descobrem que muitos aplicativos da Bíblia expõem usuários a malwares
  • O ser humano é o único ser que tem consciência sobre a morte. Isso faz com que ele tenha um medo tão grande mas tão grande de acabar pra sempre, de viver uma só vez, que ele inventou deus e a religião. Isso permite criar a ilusão de que através deste tal deus, sua existência na verdade será eterna.

      • Exatamente! Tirou as palavras da minha boca. Outro motivo para a humanidade ter criado a imagem de um deus (ou deuses) é para gerar um sentimento dentro de si que haverá punição à todas injustiças que acontecem em suas vidas. Também é uma forma que os poderosos encontraram para frear as ações do povo. Como já dizia Sêneca, há muito tempo atrás:

        "A religião é falsa para os ricos, verdadeira para os pobres e uma arma na mão dos sábios".

        A palavra "religião" da frase citada pode facilmente ser substituída por "deus".

          • Concordo. Na superfície medial do cérebro dos mamíferos, existe o sistema límbico (responsável pelas ilusões) muito desenvolvido nos humanos. Ele permitia ao humano antigo sair na escuridão da selva, tropeçar em um galho de árvore, cair em cima de um coelhinho e voltar para a tribo dizendo que teve uma batalha epica com o monstro da floresta.

          • Deus é REAL e existe. Ele nada tem haver com quem faz os APPs infectados, mas como a Bíblia diz: ai daquele que tirar/por um "i" ou "til" da Bíblia... Imaginem só usar da Fé das pessoas para "INJETAR" um trojan ou qualquer outra praga virtual. Devemos respeitar as Fés alheias, creio em Deus, se você não crê apenas fale que não crê mas não escarneça dEle ou de quem acredita nEle. Quanto aos Apps da Bíblia eu comprei o BÍblia JFA Offline, o TC sabe se tem malware??

              • Sim muitos malwares: fé, deus e jesus etc...

                  • eu ja baixei em java, em apk achei alguns que nao me agradou, em java achei bem melhor, pode pesquisar por nomes e cai na parte aonde se diz o capitulo, bem bacana

                      • Praga bíblica versão 2.0!

                          • Um suposto "deus" não tem a capacidade de fiscalizar a "profanação" de sua suposta obra máxima, a razão de sua existência! Suposta onipotência falha, como sempre. ahahahahah

                              • Atribuir a Deus um livro escrito pelo homens? Um livro inúmeras vezes corrompido e reinterpretado de acordo com a ganância humana vigente em todos os periodos da história?

                                  • "deus" só existe, porque a bíblia existe, assim como a Tora. Por qual outro meio você saberia de sua existência? Sim eu sei que a bíblia foi criada por homens comuns, e qualquer um deveria saber disso. Mas, para o cristão, é o único manual de instruções incorruptível, escrito conforme as palavras que "deus" pôs nas bocas dos "escolhidos".
                                    Um dos paradoxos do "deus" bíblico, o que os cristãos veneram cegamente, é sua suposta onipotência (você prestou atenção que escrevi suposto(a) no post anterior?). A impossibilidade de haver onisciência, onipotência, onipresença e "onibenevolência".
                                    E de maneira alguma a bíblia deve ser considerada um documento histórico.

                                      • Dizer que Deus só existe porque existe a Bíblia é o mesmo que dizer que um escritor só existe porque existe o livro. Use um argumento melhor, por favor.

                                          • Vamos simplificar: O ser humano é o único ser que tem consciência sobre a morte. Isso faz com que ele tenha um medo tão grande mas tão grande de acabar pra sempre, de viver uma só vez, que ele inventou deus e a religião. Isso permite criar a ilusão de que através deste tal deus, sua existência na verdade será eterna.

                                              • Primeiro responda, como você soube que o deus bíblico existe?
                                                Seu argumento é inválido porque você está comparando um ser existente, um ser humano como você e eu, no caso especifico um um escritor, com a criação de escritores, com um ser fictício. Deus só existe no papel, na cabeça das pessoas, no mundo das ideias. Aí entra a "fé". Fé é acreditar em algo sem nenhuma evidência para sua existência, ou seja, é um estado de irracionalidade. No mundo das ideias criadas por homens estão um infinidade de criaturas fantásticas, Alá, Zeus, deuses egípcios, hindus, gregos, romanos, celtas, africanos, budistas, unicórnios, gnomos...a fé das pessoas que acreditam nos ESCRITOS sobre eles é inválida perante a sua?

                                                  • Na cabeça de alguns religiosos, ser ateu é algo abominável. No entanto, os religiosos não se dão conta de que eles também são ateus perante os "deuses alheios". Um cristão fervoroso é ateu perante os deuses hindus, por exemplo. De qualquer forma, quanto mais desenvolvida uma nação é, menos crente ela se torna.

                                            • Santas pragas kkkkkkkkkkkkkkkk

                                                • não, concerteza não, sou ateu e programador e não perderia meu tempo tentando colocar virus em apps religiosos, onde existem pessoas com dificuldade de pensar e analizar...e não defina atos maliciosos a só ateus, pessoas que se dizem "religiosoas" comentem muito mais atrocidades, por justamente faltarem o bom senso da logica.

                                                    • os apps infectados com certeza é ação de ateus.

                                                      • credo, que baixa isso no cell?

                                                        • O Android e seus malwares, são o fardo do sistema!!... Em tempo, sou usuário Android e tenho o app da biblia instalado no meu X Play e iPad.

                                                            • Quem baixa a bíblia num celular? ~.~

                                                              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas