LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Estudo revela que usuários do Android se preocupam com a privacidade em celulares

15 de janeiro de 2016 72

Uma das grandes “novidades” do Android Marshmallow é o gerenciador de permissões de acesso. Inicialmente lançado no Jelly Bean, Google resolveu desativar o recurso por ainda não estar pronto. Isso acabou deixando alguns usuários decepcionados por não ter controle no KitKat e nem no Lollipop.

Enquanto isso, os usuários podiam decidir instalar um aplicativo ao ver a lista de permissões exigidas pelo mesmo antes de fazer a instalação. Com o Marshmallow, é possível decidir cada acesso que será feito pelo aplicativo em questão, decidindo se suas informações serão compartilhadas, se a sua localização pode ser conferida ou se o mesmo poderá ter acesso à câmera e microfone do dispositivo.

Até então, os usuários do Android estavam acostumados a dar permissão total de acesso para qualquer app, já que negar uma permissão fazia com que o app não fosse instalado no smartphone. Sabemos que o Android Marshmallow ainda está presente em menos de 1% dos dispositivos do mercado, mas um relatório mostra que os usuários estão preocupados com sua privacidade.

De acordo com estudo realizado pelas universidades de Columbia e Califórnia, 80% dos participantes falaram que sempre negam acesso aos seus contatos ou fotos quando o sistema ou aplicativo permite. Estes comentaram que pelos menos um acesso acaba sendo negado. Já metade dos participantes indicaram que sempre negam a maioria das permissões possíveis. Isso mostra que uma preocupação com a privacidade ainda é grande entre os jovens.

Os pesquisadores afirmam que permitir os clientes escolherem quais informações pessoais serão acessadas por aplicativos é um grande passo, mas bombardear a tela do aparelho com constantes pop-ups sobre permissões exigidas acaba deixando a experiência cansativa e frustrante, o que pode forçar alguns a darem permissão total só para não serem importunados toda hora.

Foi sugerido que avisos sejam dados de forma clara antes de instalar o aplicativo, ou fazer com que soluções mais inteligentes estudem os hábitos dos usuários para deduzir o que eles normalmente permitem ter acesso. Assim, se você sempre nega o acesso às suas fotos por qualquer app, ao instalar um novo que busque este tipo de acesso, o bloqueio já seria feito de forma automática.

Quem sabe no Android N veremos alguma novidade deste tipo? Já que rumores informaram que Google está trabalhando em uma forma de aprimorar o gerenciador de permissões do Marshmallow.


72

Comentários

Estudo revela que usuários do Android se preocupam com a privacidade em celulares

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas