LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Celulares com chipsets MediaTek e Android KitKat sofrem com falhas graves de segurança

30 de janeiro de 2016 107

MediaTek admitiu que smartphones com seus chipsets podem estar vulneráveis a invasões por terceiros ou até alvo fáceis de pragas virtuais. A empresa, no entanto, alega que o problema acontece com aparelhos que estão com o Android KitKat – versão justamente mais encontrada em smartphones chineses que usam os SoCs da empresa.

As falhas de segurança foram relatadas pela companhia Justin Case no começo de janeiro e após quase um mês MediaTek finalmente reconheceu que estas falhas são reais. O maior risco está no fato que aplicações maliciosas podem conseguir acesso root em smartphones infectados sem que o proprietário tenha conhecimento disso. Com este acesso, os malwares podem roubar seus dados, deletá-los, espionar as suas atividades ou mesmo usar seu aparelho para acesso remoto para invadir outros pela internet.

Por seu lado, MediaTek explicou que a vulnerabilidade decorre de um recurso de depuração em que as fabricantes de smartphones são responsáveis por desativar antes de enviar os dispositivos aos consumidores.

"Estamos cientes desse problema e que foi revisto pela equipe de segurança da MediaTek. Foi encontrada principalmente em dispositivos que executam o Android 4.4 KitKat, devido a um recurso debug criado para testes de interoperabilidade de telecomunicações na China", disse um porta-voz da MediaTek.

"Após o teste, as fabricantes de telefones devem desativar o recurso debug antes de enviar os seus smartphones às lojas. No entanto, após investigação, descobriu-se que algumas fabricantes de telefones não desativam tal o recurso, resultando neste potencial problema de segurança."

MediaTek, no entanto, não forneceu mais detalhes, apenas dizendo que o problema afeta "uma porção de dispositivos" de "algumas fabricantes", e acrescentando que alertou todas as empresas sobre o recurso. O que cada um pode fazer é desativar a depuração caso possua um smartphone com chipset MediaTek e que esteja no Android KitKat.


107

Comentários

Celulares com chipsets MediaTek e Android KitKat sofrem com falhas graves de segurança

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas