LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Em 2015 foram criadas 27% das variações de malware de toda a história

01 de fevereiro de 2016 7

O ano de 2015 foi um recorde para a criação de malwares, segundo um novo relatório da Panda Security, que indica mais de 84 milhões novas amostras de malware coletadas ao longo do ano. Isso significa cerca de 230.000 novas amostras de malware por dia, segundo Luis Corrons, diretor técnico da unidade PandaLabs, e também representa 27% de todos os malwares já criados.

De acordo com Corrons, uma das razões para que o número de variantes de malware esteja proliferando é, ironicamente, que os softwares antivírus estão melhorando em detectar e bloqueá-los. "No final do dia, é culpa nossa, de certa forma," ele disse.

A lógica desse raciocínio é simples. Se um hacker envia 1.000 instâncias de um malware e uma delas for pega, o resto será também porque a assinatura vai ser identificada. Mas se o hacker envia 1.000 variações desse mesmo malware, a probabilidade de que se passem mais deles é bem maior.

Atualmente, Corrons adiciona, os atacantes tem software que automatiza a modificação ligeira dos malwares, apenas o suficiente para torná-los diferentes para os sistemas de defesa. "Quando você tem um site infectado, cada usuário diferente obtém uma versão ligeiramente diferente do mesmo cavalo de Troia" ele disse.

Mas os defensores estão melhorando também, de acordo com sua análise.

Por exemplo, se o PandaLabs vê um arquivo que nunca foi visto antes, há um indicador bem ali para colocar o arquivo sob escrutínio adicional. Isso é devido à rápida propagação da tecnologia de nuvem. Se vemos um novo arquivo que nunca vimos, sabemos que o arquivo ainda não foi visto em qualquer outro lugar do mundo.

O Panda tem servidores que são usados para compartilhar amostras de malware com seus concorrentes e tem a capacidade de consultar seus servidores também. Isso é bastante vantajoso para a comunidade de segurança em geral e, claro, aos usuários; e é assim não só para todas as novas amostras de malware, mas especificamente para aqueles que o Panda não viu ainda. Caso o Panda pare de compartilhar suas informações de malware com a Symantec, por exemplo, a Symantec para de compartilhar de volta. Isso seria bem ruim para os usuários.

No entanto, detecção de antivírus não é suficiente, e as empresas carecem de vários níveis de defesa. "Uma abordagem faseada é a única maneira de ter qualquer aparência de segurança, na minha opinião," disse Young, pesquisador de segurança da Tripwire. As empresas precisam investir em tecnologia que ajudem a descobrir infecções depois que elas já se infiltraram seus sistemas, em vez de depender apenas das defesas de perímetro.


7

Comentários

Em 2015 foram criadas 27% das variações de malware de toda a história
  • É por isso que as pessoas precisam começar a usar Linux, pra fazerem vírus pra ele também, Haha!

      • Uma vez li uma matéria sobre isso, e um membro da comunidade Linux afirma que não tem vírus para o Linux por que o povo usa Windows, porém ele também admitiu que a Microsoft é mais especializada em criar soluções e proteções ao sistema dela, por ser o mais atacado que o pessoal do Linux. Porém vírus já tem, vire e mexe servidores Linux são derrubados.

          • Até aí, vírus não são os responsáveis por derrubar um servidor diretamente, já que os servidores são derrubados por sobrecarga de requisições (DDoS). Vírus eu entenderia algo como "programas e aplicações responsáveis por coleta de alguma informação, funcionalidade ou produto privado"

              • Fundação Linux foi derrubada por vírus, ficou 1 semana fora do ar os servidores deles, ao investigar, descobriam que tinha um vírus, o qual ajudou a eles terem pleno controle do servidor, e que até mesmo o computador pessoal de um dos chefes de segurança tinha este vírus, o cara simplesmente tem a função de cuidar da parte de segurança do servidor... Então, se a fundação Linux não detectou tal vírus, por que eles de fato não estão preparados para lutar contra, caso comecem a surgir vírus.

              • Sim sim, existem vírus para Linux, claro. Mas lógico que os hackers focam onde vão conseguir abarcar a maior gama de usuários (Windows, Android, IOS)

                • Não cara, deixa o Linux tranquilo na dele... ¬¬"

                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas