LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Eddystone, a "web física" da Google, chegará para Android em breve

11 de fevereiro de 2016 4

Há cerca de seis meses, a Google lançou o Eddystone, um padrão de Bluetooth LE multiplataforma, de código aberto, com o objetivo de oferecer novos serviços baseados em proximidade e localização. Ele é capaz de identificar melhor a posição do usuário em um mapa, e ao entender que algum "farol" está por perto, pode prover dados atrelados à sua localização física.

Desde então, os usuários do iPhone foram capazes de testar o sistema e a Google está chamando seu projeto de "the physical web", ou "a web física". Agora, a plataforma finalmente vem para Android também.


Enquanto há um monte de nomenclatura, a web física da Google é um conceito bastante simples de compreender: há dispositivos físicos espalhados ao redor do mundo real, chamados "farol", e quando você passar por um, seu telefone ou dispositivo inteligente receberá algumas informações, como se estivesse acessando uma página da Web, e irá notificar você a respeito.

O sistema está começando a ser usado em cenários do mundo real, embora muito limitado por enquanto. Algumas instituições educacionais estão usando para notificar os alunos de suas programações ou anúncios, enquanto na CES 2016, o sistema foi usado para ajudar os visitantes em torno de exposições e também para encenar uma caça ao tesouro.

Notificação que os usuários Android devem ver ao se encontrarem com um farol

Infelizmente, até agora, apenas aqueles que utilizam o Chrome em um iPhone poderiam participar dessas etapas iniciais, pois a Google decidiu lançar o produto primeiro para tentar competir com o iBeacon da Apple. Mas em breve, os usuários do Android usando Chrome 49 também serão capazes de aproveitar essa funcionalidade.

A primeira vez que um usuário passa por um farol, vai receber uma notificação perguntando-lhes se querem continuar a usar o sistema. Os encontros seguintes a novos faróis apenas recebem uma notificação silenciosa no dispositivo do usuário.

Claro, o sistema é ainda incipiente, assim espera-se que ainda haja melhorias e novos recursos a serem desenvolvidos. Também é raro encontrar um farol no mundo real agora, mas à medida que a plataforma se populariza, isso pode mudar em breve.


4

Comentários

Eddystone, a "web física" da Google, chegará para Android em breve
  • Eu trabalho com beacons e web física. O custo mensal é de apenas R$99,90.

      • Já precisamos pensar nas N possibilidades de uso.
        Um Campus, uma grande empresa. Tipo uma "intranet". Informações a todo vapor e protegida dentro de uma instituição, por exemplo.
        Posso estar dizendo bobagens, pois ainda não conheço do que o sistema é realmente capaz.

          • Muito interessante, mas quero ver é o custo!

              • Algo util ao contrario das porcarias do Apple Pay, Android Pay, Samsung Pay e todas essas coisas q n servem para nada pq sao tecnologias proprietarias e limitadas (no caso do samsung pay da para usar o magnetismo la isso sim eh algo interessante)

                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas