LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apps para todos os sistemas: Microsoft adquire Xamarin e suas ferramentas

25 de fevereiro de 2016 15

A Microsoft anunciou um novo passo rumo ao seu objetivo de ajudar os desenvolvedores de seu sistema a criarem aplicativos multiplataforma. A empresa de Redmond adquiriu a Xamarin, uma empresa sediada em São Francisco que desenvolve ferramentas de software para criação de apps para Windows, Android e iOS com a possibilidade de compartilhar códigos em comum entre todas as versões.

A Xamarin tem mais de 15.000 clientes em 120 países e há mais de 1,3 milhão de desenvolvedores originais que estão usando a a sua tecnologia.

Sem dúvida essa é uma grande notícia para os desenvolvedores e, claro para a Microsoft. Junto com o Visual Studio, a Xamarin fornece um rico desenvolvimento móvel, que permite aos desenvolvedores criarem seus apps móveis usando a linguagem de programação C# e entregar experiências totalmente nativas para todos os sistemas principais – que, claro, incluem o iOS, Android e Windows.

Da esquerda para a direita: Nat Friedman, CEO e co-fundador da Xamarin; Scott Guthrie, vice presidente executivo da Microsoft Cloud and Enterprise Group; e Miguel de Icaza, CTO e co-fundador da Xamarin.

Além de sua plataforma, com a Xamarin Test Cloud todos os tipos de desenvolvedores móveis — os que utilizam as linguagens C#, Objective-C, Java e híbridos — podem também testar e melhorar a qualidade dos apps através da nuvem.

A Microsoft explica que a abordagem da Xamarin "permite que os desenvolvedores tirem proveito da produtividade e o poder do .NET para criar aplicativos móveis e usar C# para escrever para o conjunto completo de APIs nativas e recursos móveis fornecidos pela plataforma de cada dispositivo". Ou seja, isso facilita bastante o trabalho dos criadores de apps para levarem suas aplicações para os três sistemas, compartilhando código em comum com cada versão, e ainda entregar experiências totalmente nativas para cada uma das plataformas.

As duas empresas já têm trabalhado em parceria há algum tempo, então essa aquisição não é exatamente alguma surpresa. Mas é uma ótima notícia e um avanço nos esforços de Redmond em atrair mais desenvolvedores para a sua Windows Store.


15

Comentários

Apps para todos os sistemas: Microsoft adquire Xamarin e suas ferramentas
  • Ótimo, Microsoft. Agora vamos ver quando é que realmente vamos ver mais aplicativos universais na sua plataforma.

      • Para utilizar o Xamarim, o desenvolvedor precisa pagar por uma licença. Sabemos que a falta de apps na divisão mobile do Windows é o maior problema para sua maior aceitação no mercado.

        Se o xamarim pudesse ser oferecido agora como um produto nativo do Visual Studio(absorvendo seu custo no preco do VS) talvez mais desenvolvedores poderiam daqui pra frente desenvolver seus apps para Android ou IOS, e de quebra compilar facilmente pra Windows Mobile.

        Não sei ainda qual será a estratégia comercial da MS para o Xamarim, mas com certeza essa aquisição, se bem gerenciada, pode ajudar na melhoria da participação do Windows Mobile no mercado daqui pra frente.

        Vamos ver o que irá acontecer.

          • ela poderia tornar o Xamarin gratuito igual o visual studio community, isso atrairia mais desenvolvedores, pois se quiser utilizar todos os recursos do Xamarin, ter? que compra-lo. Agora para desenvolver para Android todas as ferramentas de desenvolvimento s?o gratuitas, isso que a Microsoft tem que fazer para atrair muito mais desenvolvedores.

              • https://visualstudio.uservoice.com/forums/121579-visual-studio-2015/suggestions/8912350-bring-windows-10-universal-apps-to-android-and-ios

                  • poderia incluir no VS tornar gratuito para uso pessoal e pago para uso comercial.

                      • A questão é saber o quanto a MS estaria disposta a oferecer essa excelente ferramenta a custo bem baixo para os desenvolvedores. Ela tem um bom problema pra resolver, rsrs.

                        De qualquer forma fiquei animado com essa aquisição. Eu trabalho com o VS e se a MS fornecer gratuitamente até eu me animaria a desenvolver um App Hello World pra Windows 10 mobile, kkkkkk

                          • esse site ta muito bugado, escreve certo no comentário e na hora que ele carrega no site ele distorce as palavras com acentos.... OOOO administrador, verifica o banco de dados lá se ele esta em Utf8

                          • Tinha dito desde que a Microsoft tava com a idéia de Windows Bridge que comprar a Xamarin era o melhor passo. Ninguém quer ficar esperando app ser convertido, melhor ser produzido logo de cara!

                              • Falta um Lg g5 , galaxy s7 , mi 5 , e etc portando o w10m ! Torço por isso afinal so android e ios nao seria tao conveniente pros consumidores , quando mais opçoes em niveis de qualidade igualaveis melhor !

                                • Enfim uma ótima notícia!

                                    • Ta ficando cada vez mais evidente que a Microsoft ta se aprimorando e melhorando cada dia mais. melhor para quem e cliente windows

                                      • Que ótimo hein?
                                        É isso que quero ver na MS. Agora sim senti firmeza.

                                          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas