LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: Moto X Force vs Zenfone 2

04 de março de 2016 14

O Moto X Force é o smartphone mais poderoso que a Motorola, ou Lenovo, tem no Brasil e é um dos mais resistentes já lançados até então. Mesmo sabendo que o Zenfone 2 não é mais tão poderoso (em especificações, cruas), resolvi colocar ele em um comparativo com o aparelho da Motorola para saber se a economia ao levar um Zenfone 2 é realmente bacana. Se ele, mesmo já com mais de um ano de vida, consegue rodar bem apps e jogos mais pesados. Bora lá?

Design

O design dos dois smartphones não é muito diferente, sendo que ambos encaixam muito bem nas mãos e ficam firmes, mesmo como smartphones grandes - ou phablets. O Zenfone 2 é o único da dupla que ainda não aposta em metal, deixando tudo de plástico e com um visual menos robusto. Porém, olhando mais de perto, temos um smartphone que tem a traseira em textura que lembra o alumínio, visual bem acabado e é o único que permite abrir a tampa traseira - apenas para trocar SIM card e cartão microSD, claro. O Moto X Force apresenta traseira em nylon balístico, menos ergonômico do que seu concorrente deste comparativo, é mais pesado e mais grosso, mas é o único dos dois que sobrevive facilmente aos acidentes de queda do cotidiano - vai por mim, é comum demais derrubar o smartphone no chão. Ele pode (e vai) ficar marcado, mas a tela trinca e quebra com muito mais dificuldade do que o Zenfone. Em pegada o Zenfone 2 ganha, mas em robustez e durabilidade, o Moto X Force tira o prêmio da Asus com facilidade.

Hardware

Como estamos com um hardware com mais de um ano de vida no Zenfone (algo raro, bem raro em smartphones), contra especificações mais recentes no Moto X Force, é natural acreditar que o gadget da marca taiwanesa perderá sem muito retorno nos golpes. Errado! O Intel Atom que está dentro do Zenfone conta com a metade dos núcleos do Snapdragon 810 do Moto X Force, mas apresenta uma GPU mais poderosa e 1 GB de memória RAM extra. O conjunto resulta em apps que abrem basicamente ao mesmo tempo nas duas plataformas, ou em uma diferença pequena demais para tanta diferença em números crus - ou seja, no clock. Jogos rodam bem nos dois lados, como no Real Racing 3 que testamos. O Moto X Force pode até abrir primeiro a pista, mas a taxa de quadros por segundo no título da EA foi quase que a mesma.

Isso mostra que, mesmo com mais idade, o Zenfone 2 não faz feio e continua rodando bem alguns jogos mais pesados.

Câmera

A Asus comentou que trabalhou bem nas lentes e no sensor do Zenfone, o que não é mentira. Ele realmente é um dos melhores dispositivos em sua faixa de preço, mas a Motorola mostrou que - FINALMENTE - acertou no sensor de fotos e fez o Moto X Force tirar fotos boas e, principalmente, fotos rápidas mesmo em condições de luz menos favoráveis. O resultado dos dois é semelhante de dia, mas na noturna o aparelho da Motorola consegue ser mais veloz, trabalhar o HDR com mais rapidez e exibir o resultado antes. No app da câmera, o Zenfone ganha fácil este comparativo por exibir controles manuais e uma série de cenários que você pode explorar no dispositivo, como GIF animado, câmera lenta, efeito de miniatura e outros.

Em qualidade de fotos, o Moto X Force ganha, mas em recursos extras, ele perde.

Conclusão

O Zenfone 2 custa menos da metade do Moto X Force, vem com a metade da memória interna, mas não fica tão atrás no restante. Ele continua como um ótimo smartphone para o cotidiano, roda e abre os aplicativos sem pensar muito, dá maior fôlego por conta dos 4 GB de RAM e ainda oferece boa atualização de funções próprias, sem precisar de updates inteiros do Android - se você levar o Zenfone 2, no lugar do Moto X Force, dificilmente sairá desapontado com seu uso. Por outro lado, se a grana está mais folgada para você e sua praia é o Android mais limpo, sem quase alterações pela fabricante, o Moto X Force pode ser uma escolha mais bacana - principalmente pela robustez e resistência do conjunto, somado com a bateria de maior autonomia e o dobro de memória interna.

  • O Motorola Moto X Force ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Asus ZenFone 2 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

14

Comentários

Comparativo: Moto X Force vs Zenfone 2
  • Existe algum técnico no site nesse momento que seja isento de marcas pra explicar pra mim e pra todas as pessoas o que é ( BoardMic 2 ) e porque desde 2014 a ASUS vem tendo problçema com esse microfone e não consegue ou não quer arrumar. Existe uma maneira de desabilitar o BoardMic2,???
    Pra que serve BoardMic2??? a ASUS não responde de jeito nenhum cuidado com ASUS.

      • Tenho quatro protocolos de atendimento e querem meu celular na assistencia depois da atualização, então é isso atualizei meu celular com um software que a ASUS mandou e danificou meu telefone depois de três meses de uso tenho que ficar sem meu celular que paguei R$ 1.300,00 e enviar pra uma autorizada não especializada em ASUS sem vinculo empregatício com a empresa. Porque a ASUS não manda um software pra resolver a MERDA que vocês fizeram?
        ENQUANTO A ASUS NÃO ESCLARECER ABERTAMENTE A QUESTÃO DO PROBLEMA CRÔNICO NO MICROFONE (BoardMic2) Não comprem ASUS

          • Cuidado com a ASUS Zenfone com problema cronico desde (zenfone 5 2014) no microfone, eaté hoje isso ocorre depois de alguma atualização, tem milhares de reclamações na net (reclame aqui) O mesmo problema no microfone e nada e feito, os orgão de fiscalização nada fazem e assim continua a ASUS a vender aparelhos com um sabido problema no microfone sem solução. CUIDADO O CELULAR ASUS FAZ TUDO< MENOS LIGAÇÂO, SE SUA INTENÇÂO É TER UM TELEFONE PARA FAZER LIGAÇÂO, NÂO COMPRE ASUS

              • pq esse moto X force está nesse estado de conservação?

                  • Moto x force é top no quesito durabilidade, hardware, câmera entre outros.

                      • Eu também gostei. Mas com Snap 810, pra mim, não dá. Tem que ser com Snap 820, 4GB de RAM DDR4 e a câmera mais nova da Sony. Tudo esse conjunto com esse corpo resistente.

                        • Pra mim são dois zzzzzzzzzzzz esse aparelhos.
                          Verdadeiros café com leite

                            • Moto X Force Wins

                                • não entendi o por que deste moto force esta todo quebrado eu não vejo em que ter um aparelho e ficar jogando ele no chão compra uma bola de boliche seri amelhor...

                                    • O RUIM DESSE zenfone 2 é a bateria miseravel, tive que trocar pelo Moto X play, e achei ate a perfomarce melhor.

                                      • Esse Moto X Force é coisa de outro mundo.

                                          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas