LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: Moto X Force vs Moto X (2ª ger.)

09 de março de 2016 7

O Moto X Force é o smartphone mais parrudo que a Motorola, ou Lenovo, tem no Brasil - e no mundo - até o momento da publicação deste comparativo. O Moto X de segunda geração ainda não faz feio e continua rodando bem muitos apps pesados e até jogos mais intensos, sem uma diferença tão grande assim, para seu irmão mais novo e mais musculoso. Será que ele ainda é uma boa compra, principalmente se você quer um Moto X Force e ainda não tem a grana para um aparelho mais caro?

Design

Neste ponto os dois aparelhos são bem semelhantes, com metal nas bordas e traseira em outro acabamento. Nos dois casos o acabamento traseiro pode mudar, sendo de bambu, couro e plástico no Moto X e couro ou nylon balístico, no lado do Moto X Force. Os dois apresentam laterais finas e uma traseira que é levemente curvada, mas o Moto X de segunda geração é ainda mais curvado e encaixa melhor na mão - principalmente por ser menor, mais leve e mais fino. Como estes pontos (conforto, pegada e beleza) pesam bastante, o Moto X de 2014 é o campeão desta categoria.

Hardware

A Motorola já havia colocado muito combustível no Moto X de 2014, fazendo dele um dos mais potentes smartphones de seu ano, o que também aconteceu no Moto X Force, que recebeu melhorias significativas no processador, na memória RAM e na memória interna. Porém, mesmo com a diferença de um Snapdragon 801 do Moto X, contra o Snapdragon 810 do Moto X Force, o desempenho não muda tanto quanto você esperava. Durante o cotidiano, entrando na internet, redes sociais e apps mais leves, ambos apresentam a mesma fluidez e facilidade na hora de fazer tudo rodar sem engasgos. Os apps mais comuns, como Facebook, Twitter e Instagram rodam quase que ao mesmo tempo (abrem, alguns, mais rápido no Moto X Force, mas com diferença pequena) e até em jogos pesados esta semelhança aparece. O Real Racing 3 abriu primeiro e carregou a pista com mais velocidade no Moto X Force, mas a jogatina ficou bastante semelhante na taxa de quadros por segundo, mesmo com os gráficos no máximo.

Câmera

Por aqui temos uma diferença bem grande entre ambos os lados, já que a Motorola finalmente acertou a mão no Moto X Force e conseguiu entregar uma câmera de altíssima qualidade. Muito além da diferença de megapixels, o Moto X Force apresenta melhor resultado em fotos com boas condições de luz, assim como em fotos mais escuras. Além disso, a captura destas imagens é mais rápida no modelo mais recente do que no Moto X de segunda geração - o HDR funciona mais rápido e sem te obrigar a esperar o processamento acabar para bater a próxima foto. Sim, Moto X Force vence por aqui.

Conclusão

O Moto X de segunda geração é sim mais velho, está com um processador mais obsoleto e ainda assim apresenta um desempenho muito bom. Não há engasgos ou travamentos, mesmo com 1 GB de memória RAM extra do lado do Moto X Force - que consegue sim rodar mais apps sem travar, ao mesmo tempo. A diferença maior está na câmera traseira e seu novo sensor, capaz de tirar fotos melhores e com mais facilidade. A câmera frontal tem mais megapixels e a lente é de maior ângulo, o que faz com que selfies acomodem mais amigos na mesma foto.

No custo-benefício, o Moto X de segunda geração custa menos da metade do Moto X Force e isso, sozinho, já seria ponto grande o suficiente para poder falar, sem medo, que o investimento em um Moto X não é ruim. Você só precisa lembrar da memória interna duas vezes maior no Moto X Force, maior resistência para quedas e bateria com autonomia bem maior. Se tudo isso não é tão crucial assim, você pode sair feliz da loja enquanto deixa o Moto X Force na prateleira e leva o Moto X de segunda geração.

  • O Motorola Moto X Force ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto X 2014 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

7

Comentários

Comparativo: Moto X Force vs Moto X (2ª ger.)

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas