LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novo capítulo da novela do bloqueio do WhatsApp (Spoiler: podemos usá-lo por enquanto)

06 de abril de 2016 37

Em dezembro de 2015, o WhatsApp foi suspenso no Brasil por causa do descumprimento de uma ordem judicial, mesmo após uma multa ter sido aplicada. As atividades do aplicativo deveriam ser bloqueadas por 42h, mas a empresa recorreu ao TJ-SP e foi concedida liminar que decretou o restabelecimento do aplicativo.

A novela, porém, não acabara aí. Houve novas tentativas de suspender o WhatsApp no Brasil e o episódio da prisão de executivo do Facebook, serviu apenas para a empresa responder que "Não vamos mudar nosso produto no Brasil". O processo seguiu em segredo, mas informações foram divulgadas pela assessoria de imprensa do TJ-SP nesta quarta-feira (6) e o Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a liminar que determinou o desbloqueio do aplicativo de mensagens WhatsApp no Brasil.

A decisão dos desembargadores é de que a ordem de dezembro de 2015 para suspender as atividades do aplicativo por 48 horas seria excessiva pois passa dos limites da empresa "atingindo, de forma generalizada e irrestrita, toda a sociedade”.

O desembargador Nilson Xavier de Souza, defende a imposição de uma multa e a elevação de seu valor até que seja elevada o suficiente para forçar que a empresa ceda às exigências.

Para o magistrado, no entanto, a suspensão ou proibição das atividades do aplicativo não viola o Marco Civil. Segundo o TJ-SP:

O funcionamento da empresa deve sujeitar-se à soberania nacional do Brasil e pautar-se de acordo com as normas legais que regem a ordem econômica, as relações de consumo, a ordem tributária e as demais normas locais

A Justiça em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, determinou que as operadoras de telefonia móvel bloqueassem o serviço do WhatsApp em todo o país por 48 horas por causa da investigação de uma quadrilha de roubo a banco e caixas eletrônicos. De acordo com o noticiário do SPTV, a determinação judicial foi uma punição ao Facebook, proprietário do WhatsApp, que não liberou mensagens usadas pelos criminosos no aplicativo para a investigação policial.

O WhatsApp, por sua vez, afirma que não possui nenhum meio de entregar as mensagens para a justiça, pois elas são enviadas sem serem guardadas em servidores da empresa.


37

Comentários

Novo capítulo da novela do bloqueio do WhatsApp (Spoiler: podemos usá-lo por enquanto)
  • Esse grupo não é do site...mas bem q podia ser!!! Depende do dono! Bye

      • Eai Pessoal, querem entrar em um grupo de tecnologia "tudo celular" do whatsapp? Chama aí 5597226671

          • Não brinquem, estamos vendo aí tudo o que está acontecendo... Sempre em situação de crise aparece um juiz lá de "não sei de onde" para querer se beneficiar de certas situações. Não é de se estranhar que ao mesmo tempo que um juiz pede o desbloqueio da encriptação do whatsapp aqui lá na outra ponta, isso, lá nos "estâites" (EUA), a justiça esteja querendo violar direitos à privacidade também querendo abertura criptográfica de outras tecnologias. Sempre foi assim, à lembrar pela nossa recente história da ditadura, onde juizes "paus-mandados" mandavam e desmandavam em nome dos estados unidos e por influência de MUITO dinheiro. Veja o tão famoso juiz MORO, exemplo midiático do que comento, ele não está na mídia simplesmente porque é bonzinho ou tem acesso a "grampos" telefônicos de pessoas que até nem estão no esquema e em tempo recorde porque ele é apenas o super-herói brasileiro não, TODOS NÓS SABEMOS que existe muita grana envolvida, guerra de influência, operadoras telefônicas e o restante das grandes empresas estrangeiras em nosso país. Nos EUA é assim, quando não conseguem por lá eles colocam outros países tidos para eles como "furrecas" para tentar conseguir. Afinal se houver escândalo e desmoralização que seja no nosso não no deles...

              • Na real basta todos os softwares de troca de mensagens permitirem uma espécie de "grampo" e ficarem armazenados em servidores somente com autorização judicial, exatamente como funciona com voz hoje, assim não precisa armazenar de todos, somente daqueles que estão sob investigação e quem não deve não teme, afinal se já existe grampo pra voz justamente por questões de segurança pública por que não pra apps de mensagens? Só muda a "mídia"!

                  • Entendo seu posicionamento mas isso é perigoso, fora que o volume de dados é infinitamente maior se comparar as duas formas. Esse problema é resolvido com o acesso ao dispositivo ou aos dispositivos, assim se recuperam as conversas trocadas entre eles, mas a justiça quer ter o mesmo direito de entrar na sua casa e revirar seus móveis sem ao menos ter um mandado ou nada contra você. Não é questão de "quem não deve não teme" é questão de privacidade ferida mesmo e de direito assegurado.

                    • Como rir aqui usando somente kkkk sendo que tem que ser múltiplo de 3, ímpar, com menos de 21 caracteres sendo que não pode ser múltiplo de 5?

                      • n aguento mais aqela burra me enchendo no pvd do wpp

                        • Dizem que a maria joaquina trai o mario eduardo com o carlinhos fonseca no próximo episodio, pena que a Dolores Madalena ja morreu.......

                            • Telegram, cof cof cof

                              • Já deletei minhas contas no facebook, whatsApp, twitter e entre outros. Já não aguento esso povo mal criado e mal educado

                                • Por mim se comunico com todos meus amigos e parentes via iMessage e telefram

                                    • Vejam que lindo esse pessoal burro e alienado comentando aqui.

                                      Incapazes de analisarem a matéria de forma crítica, e entenderem que está errada, que sugere algo impossível.

                                      Depois reclamam do governo ruim, mas este apenas reflete a incapacidade da maioria.

                                      Vocês merecem o Lula e a Dilma.

                                      • Por mim ficaria bloqueado eternamente. O povo é burro em tudo! Na hora de votar sempre escolhem aqueles que o enrolam melhor, que tem a propaganda eleitoral melhor (cujo capital oriunda justamente de desvios e atributos do cargo), os que tem mais santinhos nas horas das eleições (mesmo sendo proibido pois o povo é tao retardado politicamente que vota nos merdas dos santinhos assim mesmo -seria melhor votar nulo...), enfim. A comparação entre esse mensageiro e o Telegram é bem parecida.

                                        • Esse país está perdido mesmo...só tramoia e mais nada!

                                            • to nem ai,so uso o telegram mesmo

                                                • To nem ai, telegram tour

                                                    • Ele teria razão, se a empresa fosse tivesse filial aqui no Brasil. Se não tiver, então, não tem não senhor juiz. Sinto muito. Mas se tiver filial aqui, ela tem que seguir as leis do país onde ela tem filial.

                                                      • Eu só queria que bloqueassem mesmo, ninguém aguenta mais os grupos de família

                                                        • Culpa da Dilma

                                                            • dela diretamente nao...mas sim deste conceito de pelego que se implantou nos ultimos anos no brasil
                                                              a galera aqui só tem direitos, nao tem deveres...

                                                              e esta mentalidade de -meu direito- foi implantada e fomentada pelo pt e seus seguidores, ondem acham que a grande MAE governo vai ajudar a todos, todos terão direitos, e se esquecem do principal, quem paga somos nós mesmo.

                                                              mas enfim, a culpa é desta pelega tbém

                                                              • Isso tudo porque é gratuito se fosse pago não ficaria nesse placebo. Isso é Brasil falta de respeito com os usuários do Whatsaap.

                                                                  • É parece que vai começar a presepada novamente. . Espero que não fique bloqueado de novo

                                                                      • Viva o BRASIL, onde as únicas coisas que ajudam os consumidores, são denominadas como ILEGAL...

                                                                          • Vamos é acabar ficando sem whatsapp ¬¬

                                                                              • Ao meu ver, esta matéria é sensacionalista e mal escrita.

                                                                                Vez que em julgamento de decisão interlocutória houve o entendimento do TJ-SP em reformar a decisão pelo bloqueio do serviço, em virtude de tal ato provocar danos à coletividade, não poderá o Juiz inicial prosseguir o feito e determinar novamente tal bloqueio.

                                                                                Haveria a possibilidade do MP ter recorrido do acórdão, o que, salvo engano, não ocorreu.

                                                                                Assim, independentemente do desembargador afirmar que: O funcionamento da empresa deve sujeitar-se à soberania nacional (...), tal entendimento não refletirá em nova suspensão. Ademais, tal afirmativa apenas leva a crer, que muito em breve o WhatsApp receberá multas diárias milionárias até o cumprimento das medidas judiciais impostas.

                                                                                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas