LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

É o fim! BlackBerry anuncia morte do sistema operacional próprio e usará Android

13 de abril de 2016 107

BlackBerry 10 morreu. Vida longa ao Android! Após admitir a derrota, a fabricante admitiu que não lançará mais dispositivos com o sistema operacional de desenvolvimento próprio e, a partir de agora, o foco será produzir aparelhos baseados no sistema do Google. Porém, apesar do BlackBerry Priv ter sido produzido como um smartphone high-end, os próximos modelos serão da categoria mid-range, voltados para o público corporativo, de acordo com o que disse o CEO da empresa, John Chen, ao site The National.

O fato de termos começado com um telefone high-end como nosso primeiro dispositivo Android provavelmente não foi tão esperto de nossa parte. Muitas empresas consumidores nos disseram, "eu quero comprar seu aparelho, mas 700 dólares é um pouco demais para mim. Estou mais interessado em um dispositivo de 400 dólares".

O mercado de dispositivos móveis está cada vez mais acirrado. O cerco vai se apertando contra alternativas ao Android e ao iOS, o que levou até mesmo à Microsoft a começar a abandonar o barco do Windows 10 Mobile. O sistema do robozinho domina o mercado, e até a Apple tenta recuperar terreno com o lançamento do iPhone SE. Enquanto isso, o sistema operacional próprio da BlackBerry perdeu suporte ao Whatsapp, fator que certamente contribuiu para o fim do BB10.

BlackBerry Priv

Aliás, mesmo para os dispositivos Androids não é fácil conseguir uma boa fatia. São muitas as opções de aparelhos com o sistema do Google. O Priv já chegou a ter o preço abaixado pela fabricante, que já anunciou mais dois smartphones com o sistema Android este ano. Para garantir uma clientela, Chen e a Blackberry focam no mercado corporativo, oferecendo um diferencial que sempre teve a seu lado: a segurança.

Nós somos os únicos que realmente protegemos o Android, levando os recursos de segurança do BlackBerry pelos quais todo mundo nos conhece e fazendo com que seja mais alcançável pelo mercado

Caso você seja proprietário de um dispositivo que roda no sistema BB10, não precisa se desesperar ainda. A empresa manterá suporte ao sistema por, "no mínimo, mais dois anos", garantiu Chen.


107

Comentários

É o fim! BlackBerry anuncia morte do sistema operacional próprio e usará Android
  • Q q vc está fazendo Blackberry? '-'
    Fazendo merda (não quero ser banido)
    E só lança cell corporativo? Pq não lança um normal. Voltado aos usuários normal?

      • Porque o seu foco sempre foi usuário corporativo.
        Mas já está claro que usuário corporativo não é o suficiente para uma fabricante do ramo mobile sobreviver.

        • Estou pasmo com a quantidade de besteira escrita neste Blog... Uma
          vergonha publicar uma "mat?ria dessas"... BlackBerry em nenhum momento
          anunciou que esta deixando de fabricar dispositivos com BlackBErry OS
          10, nem mesmo na cita??o que voc? utilizou aspas esta escrito isso...
          Afffff....Escrevo sobre BlakcBerrys a mais de 4 anos, acompanho
          atentamente cada not?cia sobre o sistema, dispositivos e a empresa...
          N?o acredito que vc tenha escrito tamanha bobagem sem nenhuma inten??o
          por tr?s disso... Chega a impressionar.Na verdade CEO BlackBerry
          Sr. John Chen afirmou que vai lan?ar dois dispositivos com Android este
          ano, porque quer aumentar a venda no setor de smartphones, por?m
          continuar? dando suporte ao BB OS 10 enquanto ?rg?os governamentais,
          institui?es p?blicas, pol?ticos, l?deres de Estado e usu?rios estiverem
          adquirindo BB OS 10.Nunca em nenhum momento se afirmou que n?o seriam mais lan?ados dispositivos com BB OS 10.Vai estudar meu amigo, vai se informar antes de ficar divulgando besteira na internet.

            • Ola amigo então li que você entende do assunto, o Passport me chamou muita atenção, e fiquei com receio a respeito do Sistema Operacional, está no mercado o Andróide? Att

                • Passport já é praticamente página virada
                  O BB10, se eu não me engano, está como o Windows Mobile: apenas sobrevivendo. Aliás, até está pior, porque o Windows Mobile, bem ou mal, ainda está recebendo novidades, enquanto o BB10, não.

                  Se você quer BlackBerry, é melhor considerar Priv, KeyOne, Aurora, DTEK60 ou DTEK50.

                  • Não sei não, hein!
                    O fato dele não ter falado nada não quer dizer que o BB10 terá vida longa.
                    Já tinham garantido o suporte dele até, pelo menos, o final desse ano. Aumentar o prazo não quer dizer tanto quanto parece.
                    Mesmo que o CEO não tenha deixado explicitamente claro as intenções da Blackberry com o seu SO no futuro, qualquer um consegue perceber que o BB10 ficará em segundo plano daqui em diante.

                      • Concordo Celso... Mas leia com atenção o título deste Post e as afirmações que são feitas nele... De acordo com quem escreveu a informação é OFICIAL... E isso não existe, é pura BALELA.... Não sei como alguém pode escrever isso... Se eu estivesse no Jurídico da BlackBerry eu processaria o responsável por este Blog, porque querendo ou não, algumas pessoas podem acreditar nessa FALÁCIA. Uma irresponsabilidade em minha opinião.

                    • Sou usuario Blackberry OS 10, agora sim pode decretar a morte da marca...

                      Não vai demorar para acharem brechas de segurança em seu sistema de criptografia e isso é obvio por se tratar de Android.

                      Provavelemtne deve ser adiquirira pela Google (maior interessada nas patentes) e Samsung.

                      Fizeram um puta sistema operacional, fluido, bom, estável, construído para o hardware e com facilidade de instalação de aplicativos de outra plataforma.

                      Já vi esta história antes com a Palm e o belo WebOS e Nokia com o finado Meego OS, Nokia mesmo migrando suas forças para o ramo de infraestrutura, viu que perdeu dinheiro com a saída do ramo mobile, vai querer voltar...mas será um provável fracasso, temos ai Xiaomi, Meizu, Oppo, Lenovo, Huawei, Samsung, LG, Sony....e mais uma carrada que utiliza o Android e no final das contas em um futuro bem proximo vai ser cada vez mais dificl se destacar.

                      O caminho certo é ter seu proprio OS, ter a disponibilidade de adicionar aplicativos feitos para outras plataformas...e oferecer serviços próprios de segurança de informação, e parcerias com gigantes conceituadas em serviços que não consegue abrangir.

                      É adeus Blackberry, foi boa enquanto durou, tenho Zenfone 2, agora dificilmente eu e muitos irão voltar a utilizar Blackberry ela quer margem de lucro altissima, coisa que até a Apple e Samsung estão lutando...Se achar que 400 dolares é barato inclusive nos EUA, esta redondamente enganada, sempre vai ter soluções melhoras, ou ela migra de vez para Software ou esta fadada ao fracasso.

                      • A BB culpa as vendas fracas do Priv pelo alto preço, se o alto preço é a culpa da baixa vendas, por que ela não abaixou o preço? Todas as fabricantes fazem isso quando um produto não vende bem, e nenhuma tem vergonha de fazer isso. O problema é as pessos acharem que o sistema mais usado do mundo, irá ajudar uma empresa a voltar dar lucros, HTC, Sony, LG (LG vive no vermelho no setor móbile, o que salva ela são os outros setores onde ela é forte), entre outras marcas no vermelho, única que da lucro é a Samsung, até mesmo a Lenovo estava tendo prejuízo com a Motorola, algumas chinesas vem dando lucro também, pois concentra a fabricação dos seus produtos tudo na China.

                          • LG tem lucro com celulares, % pequena perto do que a Samsung lucra, mas tem. A Sony mal das pernas fez foi aumentar o preço e lançar mais modelos e vendeu bem mais que outras. Acredito que o problema da BlackBerry seja o marketing tosco e a limitação da atuação.

                          • A BB entrou numa fria, do sistema mais seguro passa pro sistema mais aberto. Com certeza os usuarios vão mudar pro ios e Windows Mobile, pq android e segurança não combina.

                              • Pensei a mesma coisa, Android é sinônimo de falta de privacidade e segurança.

                                Tudo que vejo no Android 6, ja tem no Blackberry OS 10...Jhonn Chen errou feio.

                                • Windows mobile já foi sua epoca

                                    • A verdade é que a época do Windows Mobile ainda não chegou.
                                      Mas não sabemos como será o dia de amanhã.
                                      O Windows 10 Mobile pode estar em baixa hoje, mas "amanhã" pode surpreender ou morrer mesmo. E eu creio que a Microsoft está trabalhando para que a primeira aconteça, mas o mercado e os consumidores são cruéis e impiedosos.

                                      • Pensei que era o windows, kkkk zueira

                                          • Mais um pouco e o autor do texto teria um orgasmo...

                                              • Mais chocante que isso só quando a playboy decidiu que não ia mais ter nude

                                                  • Estranhamente parece que o uanderson saiu da matrix

                                                      • A Blackberry os tinha uma participação razoável na América latina, certamente o android tomara o lugar

                                                          • Qual será a proxima vítima:
                                                            A)windows 10 mobile
                                                            B) tizen
                                                            C) ubuntu touch

                                                            • Twitter do Uanderson: "Para aqueles que ainda defendem as atitudes da Microsoft, infelizmente
                                                              ela não paga minhas contas nem está aí pra usuários no Brasil." kkkkkkkkkkkk Até o maior dos fanboys já jogou a toalha. Apenas no aguardo da matéria sobre a desistência do W10M. E não vai demorar.

                                                              • Só uma pergunta. quantas alternativas de Sistema sobro ?? só para Confirma é o Android, Ios e Windows (Mobile) ???

                                                                • como é que vocês afirmam que a microsoft abandonou o barco do windows 10 mobile ? Cadê a fonte da informação ? Um comunicado da própria microsoft?

                                                                  • Recursos do BBOS se forem bem implantados na sua versão do Android e por preços baixos ela se reerga novamente !

                                                                      • Tenho OS 10...mas não vejo que la va ter sucesso, onde outras ja estão estabelecidas.
                                                                        Dificil, 400 dólares por hardware ultrapassado?

                                                                        Isso foi bem frisado la acima.

                                                                        Temos Meizu, Xiaomi, Oppo entre outras que tem suas soluções próprias.

                                                                        Provável que ela fique só com software...claro se não for vendida para a Google ou Samsung que ja é interessada publicamente nos serviços dela.

                                                                        • Tô vendo a htc quase fechando as portas. É, acho realmente que o Android é a Salvação!

                                                                          • Eu só troco android por iphone (quando apple lançar algo que valer a pena e tiver dinheiro hehe) ou por outro sistema que tenha grande repercussão, Windows nunca mais, só no pc mesmo.

                                                                              • Que pena, um ótimo sistema, bem protegido. Pena que a Blackberry pensou somente no mundo corporativo e quando viu que outros sistemas roubaram a frente dela ja era tarde.

                                                                                  • O BBos seria um ótimo sistema, tem grandes diferenciais mas a RIM não quis seguir o mercado, se fufu. Rest in peace.

                                                                                      • Não fossem os preços surreais dos aparelhos blackberry quem sabe o sistema se tornasse popular! Ela já foi lider em smartphones um dia! Era só popularizar!

                                                                                          • meu xará, também gosto de Uma Família da Pesada.

                                                                                              • Quando não tinha concorrência até a Microsoft já teve grande mercado, no Windows mobile antigao.

                                                                                                  • Claro que tinha concorrência, palm os, black berry, symbian... So que antes so quem usava esse tipo de aparelho era quem realmente necessitava de um "pc de bolso", e nao qualquer gato e cachorro como vemos hj usando iOs e android. A concorrência era mais acirrada pq os usuarios sabiam exatamente o que tinham na mao, hj a galera so quer saber, iphone eh ostentação, android eh smartphone e o resto nao presta pqn tem snapchat.

                                                                                                  • Sabe aquele momento?
                                                                                                    Pois é. Uma grande empresa canadense que não deu importância ao Android lá no início e teimou em um sistema - um ótimo sistema - que cedo ou tarde iria sucumbir por problemas que nem é preciso dizer aqui. A Nokia que era a número um no mundo foi pelo mesmo caminho. Era tudo de bom, mas penava pelo mesmo problema do BB.
                                                                                                    Só a MS que tem muita bala na agulha e vai teimando até quem sabe um dia dar certo.
                                                                                                    Pois sabemos que o SO Mobile da MS é muito bom, mas... idem os problemas das outras duas acima. Pelo menos até então.
                                                                                                    A BB até que aguentou muito...
                                                                                                    Acho que se ela lançar 3 celulares nos moldes dos mais famosos da atualidade pode até conquistar alguns usuários. A empresa em si tem muito peso.

                                                                                                      • Acontece que o BB OS é muito melhor do que o Android. Os problemas da antiga RIM, foram seus preços. E aparelhos com hardware meia boca e que ainda tentava impor um teclado físico. O preço e mais essas outras coisas, fizeram a RIM cair drasticamente.

                                                                                                      • Não existem melhor sistema para o ambiente corporativo do que o Windows 10, o problema é que a MS não sabe vender smartphones, não tem a expertise da Samsung, LG, Lenovo, etc.

                                                                                                        • acho que ser mais profissional não é o objetivo desse site.

                                                                                                            • Android é de longe a melhor alternativa para a Blackberry

                                                                                                              • Android é tenso. Ele não é ruim, só não é o melhor. Fora o peso que o Android tem. Eu voltarei para o Android quando ele deixar de usar máquina virtual. E olhe lá. Porque se a Microsoft realmente fizer um sistema universal e unificado, tudo como se fosse um só (lógico, cada um com suas particularidades conforme o hardware), mas unificado de verdade e acabarem com esses bugs chatos que ainda persistem. Sinceramente, não terá pra ninguém.

                                                                                                                  • Eu já sabia disso

                                                                                                                      • Era óbvio que o BB10 ia morrer igual Windows 10 mobile num mercado onde o android é rei e o IOS é rainha.

                                                                                                                          • Kkkkkkkkkk... Grifinólia, conta outra. A Microsoft ainda está unificando o sistema. Depois de tudo prontinho, tu vem e fala que ele morreu. Não se faz isso da noite pro dia, sabia. E o Android é tão "rei" que a htc, Sony e até os Nexus ficam capengando todos os anos. Kkkkkkkkkkkk... Conta outra mesmo. O único rei é o iOS. E mesmo assim, por enquanto. Até a Microsoft terminar os ajustes de unificação e universalização do sistema dela e dos serviços também. Só não enxerga isso quem não quer ver. Ou quem tem medo que isso aconteça.

                                                                                                                          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas