LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novo app da Chainfire permite gerenciar backups completos do Android no próprio telefone

20 de abril de 2016 3

Backups da imagem completa do sistema Android não são exatamente novidade, mas um novo aplicativo da Chainfire promete deixar tudo mais simplificado. O FlashFire é um app ainda em Beta que permite gerenciar seus backups fastboot, ou seja, aqueles que contêm a imagem completa do seu telefone, para uma restauração total em caso de bugs.

Normalmente, esse tipo de backup só pode ser realizado e recuperado por meio do computador com o celular conectado, usando comandos no Terminal (Mac) ou Prompt (Windows). A ideia do aplicativo é justamente encurtar os passos para reinstalar um backup, facilitando a vida de quem costuma experimentar muitas ROMs no telefone.


Como funciona

O FlashFire cria os backups dentro do próprio telefone, e mantém tudo atualizado com verificações constantes de novos apps e até modificações na interface feitas pelo usuário. Caso haja necessidade de restaurar uma versão anterior, basta selecionar a versão, conectar o aparelho ao PC e deixar o programa trabalhar sozinho.

Por enquanto, o app suporte o backup das principais partições do Android, como boot, recovery, system, vendor, oem, userdata e cache. Ainda estão de fora elementos como radio/modem, que deve ser incluído em versões futuras liberadas pela Chainfire; e o bootloader, que dificilmente será suportado - esta é a única etapa que ainda requer instalação manual.

Como usar

O aplicativo está em fase Beta, mais especificamente na versão 0.32, então espera-se que ainda haja vários bugs. Se você está disposto a experimentar e ajudar no desenvolvimento, basta acessar o Google Play e se cadastrar no grupo de testes par abaixar o FlashFire no celular rodando ao menos a versão 4.2 do Android.

A Chainfire vem se dedicando a deixar a vida dos modders de Android mais facilitada. Antes, a desenvolvedora de software já havia lançado o SuperSU para a versão Marshmallow e um método simples para fazer root no Android 6.0.


3

Comentários

Novo app da Chainfire permite gerenciar backups completos do Android no próprio telefone
  • O propósito do aplicativo vai muito além de só fazer backup, é de substituir completamente o custom recovery (exceto se o dispositivo estiver em soft-brick). O aplicativo trabalha com uma lista, e você define a ordem e o que fazer, então você pode configurar pra fazer um factory reset, reinstalar a imagem stock do system e recovery (caso você tenha root), instalar o OTA, injetar o SuperSU e instalar o TWRP caso tenha. Uma das coisas que gostei bastante é a possibilidade de fazer wipe só nos dados de sistema e preservar os dados dos aplicativos de usuário, assim você pode trocar de rom sem a necessidade de fazer backup dos apps e restaurar depois. Eu sigo o tópico oficial na xda, até ajudei com logs para oferecer suporte ao meu dispositivo e outros e comprei o PRO porque apesar de ainda não desbloquear nenhuma função adicional, o desenvolvedor merece.

      • Mas, e se não estiver acessando o sistema, então não tem como restaurar o backup, é isso?Se não tem uma plataforma como recuperação (tal como TWRP ou CWM), fica, em muitos casos, inútil ter um programa de backup completo do sistema instalado.Mas, como um sistema de facilitação, para se usar em casos não extremos, o app é muito bem vindo sim.

          • Como eu disse ali no comentário acima, ele faz flash dos zips que normalmente você flasha no TWRP, instala imagens de sistema, aplica OTA, faz wipe avançado, e injeta o SuperSU, então o propósito dele é substituir o TWRP, principalmente por dispositivos que não tem ele, seja por bootloader bloqueado ou desinteresse dos desenvolvedores, a única coisa que ele precisa é do SuperSU instalado. E pra casos mais extremos, todos os backups feitos por ele incluem um arquivo "twrp.zip", então é só você ir no TWRP > Install e escolher o zip, que o backup vai ser restaurado

            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas