LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google pode permitir que os apps Android rodem no Windows

25 de abril de 2016 32

Já imaginou poder rodar seus apps favoritos do Android no Windows? Parece que esta é proposta do Google, que está aparentemente trabalhando em uma forma de rodar aplicativos da Play Store no Windows, que parece ser um passo natural, se consideramos o trabalho da empresa em fazê-lo para o Chrome OS. Como o Chrome OS é um sistema operacional criado especificamente para rodar o navegador Chrome, tornar isso possível usando o Chrome no Windows parece mais fácil do que parecia inicialmente.

O método que permitiria isso seria o Android Runtime for Chrome (ARC), lançado há aproximadamente um ano para permitir que os desenvolvedores adaptem seus apps para o Chrome OS da forma mais simples quanto possível, com algum sucesso. Mas não significa que isso aconteça sem problemas, já que, segundo o site Android Central:

Até o momento, o Android Runtime for Chrome (ARC) inclui uma versão rudimentar os serviços do Google (Play Services) que permite o Cloud Messaging, autenticação do Google, um provedor de contatos e o suporte a OATH2, desde que o desenvolvedor faça alguns passos extras para configurar as coisas através do console Google Developer. Para que o acesso à Play Store do Google aconteça, essa restrição deveria ser tratada. Isso poderia significar que uma versão completa dos serviços do Google ou deva ser construída dentro do navegador Chrome, ou deveria ser construída sobre uma versão maior e melhor do módulo ARC. Ou mesmo essas duas coisas poderiam acontecer, mas obrigaria o Google a construí-lo e distribuí-lo para quem realmente funcione.

Apps Android no Windows? Hum.

Unificar o Android e o Chrome OS acabou se mostrando mais difícil do que parecia à primeira vista, mas que posteriormente fazer a migração desse processo para o Windows através do ARC ocorreria de maneira mais fácil, isso usando um sandbox dentro do Chrome chamado Native Called (NaCl). Ainda assim, o Google ainda teria que anunciar oficialmente esse tipo de suporte, o que não ocorreu até o momento. O maior problema é escalar os apps para uma tela maior, já que resolução não chega a ser um problema, mas sim adaptá-lo para escalar corretamente em monitores e tela de notebooks.

Microsoft e Google lutam pelo mesmo problema, mas por vias diferentes. O Google foca na plataforma móvel, com uma limitação para a migração de apps para o desktop. Já a Microsoft, através do UWP (Universal Windows Platform - Plataforma Universal do Windows), tem programas no Windows e quer abrir caminho para que eles rodem em plataforma móveis. Um não trabalha com a outra, de forma que teremos que esperar para ver qual estratégia se mostrará a melhor no futuro: o UWP (Microsoft) ou ARC (Google).

Teremos mais informações sobre o ARC no Google I/O, que acontecerá no meio de maio deste ano, qual será o posicionamento do Google em relação aos planos da unificação Android-Chrome OS, ou mesmo sobre o que irá acontecer entre o Android e o Windows. O que acha? Gostaria de poder rodar app do Android no PC? Conte para nós nos comentários!


32

Comentários

Google pode permitir que os apps Android rodem no Windows
  • Os navegadores de hoje em dia já são grandes consumidores de HD e Mem RAM, imagina tendo android imbutido nele! Mesmo que tudo fosse feito por nuvem (impossível devido a quantidade de utilizadores) consumiria muito do computador, prova disso são as máquinas virtuais e programas como Bluestacks.
    Acho que o instalador do Chrome passaria fácil, fácil de 200Mb..

      • no meu pc não instalo Crome nem pagando...so Firefox e edge

        • Será muito útil se acontecer. No meu caso, poderia usar os aplicativos de gráficos que são melhores e mais fáceis no Android.

            • Dispenso .

                • OFF (2)


                  Microsoft vai lança um Programa para Facilita a instalação mais fácil de APPX, em seu PC com Windows 10!


                  http://mspoweruser.com/microsoft-desktop-app-installer-will-make-installing-appx-lot-easier/

                    • OFF


                      Imagem do Celular "Morto" do Lumia McLaren. Nossa esse celular não "morre" o.O


                      http://www.winbeta.org/news/images-lumia-mclaren-show-just-drive-windows-phone-fans-crazy

                        • Bem... seria interessante, se for só "jogar" o app para rodar no chrome...

                            • Se rodar de boa, sejam bem vindos.
                              Se ficar de caca eu nem quero.

                              • Pelo que vir em outros Site, o da Google seria uma ""EMULAÇÃO"" e para usar teria que ter o Google Chrome no PC, o da Microsoft é bem diferente sé formos compara os dois!

                                  • NaCl

                                    Cloreto de Sódio?kkkkkkkk

                                      • Perdoe, Microsoft tendo dificuldades, todo dia um novo aplicativo universal esta disponível, e os antigos virando universal, o jogo Candy Crush é universal e roda tanto no Desktop quanto no Smartphone sem problema algum, onde a Microsoft esta tendo problema, ela já solucionou, agora o resto é com os desenvolvedores.

                                          • cara, desculpa, eu entro na loja da windows store do pc, e me dá um desconforto incrível!!! eu sei que até chega apps novos, mas os que tem em win32 funcionam muito melhor... e jogos, esses eu até deixei de procurar lá.... pra o povo que dizia que ia vir uma "enxurrada", tá mais para "chuvisco" beeeem fino....

                                              • Mas dai o que o RLS falou.

                                                Se os desenvolvedores ficam boicotando uma plataforma promissora, a Microsoft vai fazer o quê?
                                                Mais moleza que a Microsoft está dando e os devs tudo enchendo o saco falando que o Windows não tem futuro. Não tem porque eles mesmos não estão colaborando.

                                                  • tem alguns app em Win32 são melhor mesmo, mas tem outros que não, sé brinca o feito em (UWP) são melhor, mais ai vai de caso para caso!!

                                                      • eles são bem, feitos, mas os win32 são muito mais integrados ao sistema, muitos uwp tem funções limitadas, eles até são melhor otimizados, mas um exemplo, o vlc como Win32 ainda dá pau em muitos players de vídeo da loja! outro exemplo é o winrar que é BEM mais completo que MUITAS opções da loja....

                                                          • também em concordo, mas tem outros que Toma uma sura dos app ( UWP) Tipo um app de Baixar Musica, o Ares ou até mesmo Atuber Dowload Perde Feio do Music ou Audiotica!!

                                                              • eu entendo, mas não consigo usar esses apps da loja, acho que me acostumei com as arquiteturas dos programas, um exemplo é o utorrent, sei que tem bons apps para fazer isso, mas o utorrent é muito bem integrado ao PC que não ligo pros que tem na loja...

                                                                  • Vdd

                                                                    Tanto que desinstalei esses apps da loja da MS que viam junto com W10

                                                                    Os programas em sua maioria são mais completos que os apps da Loja

                                                                    • Não sei por que, mas estou gostado Bastante do apps em (uwp) Logico eu ainda uso app em Win32, mas para mim os app tanto em Design como em outras coisa são ""melhor"", mas Principalmente em Design acho que eles estão um pouco mais adiantado sé comprado os de Win32, tipo o app do VLC que será lançado, sé comparado com sua versão em Win32, a Versão em (UWP) da uma sura em Design. Logico que tem o gosto do pessola na parte de Design mas sé for compara o feito (UWP) ganha!

                                                                    • Mas que fique bem claro de que eu não estou dizendo de que os apps não vão chegar na windows store, o que quero dizer é que existe mercado para todos!! o importante é ser criativo!!!

                                                                        • também concordo!! Mas ainda não virmos os app Portado do Win32 para (UWP) que parece sé Muito fácil. sé esse app em Win32 for transferido para loja seria Muito melhor Principalmente para consumido que não teria preocupação de Baixar app com Vírus ou alguma coisa parecida!

                                                                            • Realmente, mas como falei, tem mercado para todos, o google sabe que existem muitos usuários que adoram os apps do Android, e que se tivessem uma experiência parecida em telas maiores, pra eles não fariam a mínima diferença como esse app viria, pq eles já saberiam como utilizar devido a experiência que já tiveram no mobile!

                                                                                • Sé ela conseguir fazer isso ai sim eu iria gosta muito de ver como seria, mas até lá seria difícil de usa um programa, da Google Play! ela tem que pensa nisso Primeiro antes de tenta qualquer coisa...

                                                                                    • Mas, ai o usuário teria que sé Muito Fã de não Critica a usabilidade do app Google, que será executado no PC sé ele está sendo executado em uma PC ele tem que sé comporta como tal, deixando a tela do app Grande como acontece em app feito em Win32 ou UWP!

                                                                          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas