LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adeus Surface Phone? Intel corta linha Atom ao desistir do mercado de smartphones

29 de abril de 2016 658

Na última semana, a Intel informou que a empresa estava passando por reformulações diante da crise no mercado de PCs. A empresa demitiu cerca de 12 mil funcionários que se encontrariam em posições “redundantes”, sem contar os diversos afastamentos de cargo — tanto voluntários quanto involuntários. Outro setor que também passa por reformulações é o móvel. Diante de bilhões gastos no desenvolvimento de chipsets sem um retorno esperado, Intel pode estar prestes a sair do mercado de smartphones e tablets.

ASUS é a empresa que mais aposta na linha Atom para seus smartphones. Também já vimos smartphones de outras empresas como Positivo e Lenovo apostarem nos processadores da Intel, mas é inegável que o segmento é dominado por chipsets com arquitetura ARM. A companhia está imediatamente cancelando chips Atom, com os codinomes Sofia e Broxton, para aparelhos móveis. A informação foi confirmada por uma porta-voz da Intel.


Ao cancelar o lançamento de novos chipsets, Intel ficará em uma situação bastante complicada. Qualcomm, Samsung, MediaTek e Huawei já lançaram os seus produtos para este ano, enquanto Intel ainda continua com portfólio já defasado. A empresa também está desistindo do mercado de tablets, diante da queda constante nas vendas. A linha Atom X5 (codinome Cherry Trail), que está sendo substituída pelos chips Pentium e Celeron com codinome Apollo Lake, direcionados mais para híbridos do que tablets “puros”, também será descontinuada.

Com o fim da linha de chipsets da Intel para smartphones podemos descartar a chegada do Surface Phone? Foi informado que Microsoft tinha planos de lançar três aparelhos, todos com chipset modificado da Intel para rodar aplicativos Win32. Isso permitiria a empresa ampliar o poder do Continuum. Agora com a saída da Intel deste segmento, ficará mais complicado atingir o mesmo objetivo usando chipsets com arquitetura ARM.


658

Comentários

Adeus Surface Phone? Intel corta linha Atom ao desistir do mercado de smartphones

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas