LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Armas e crianças: ISIS lança aplicativo educativo para doutrinar as mentes mais jovens

11 de maio de 2016 4

O ISIS tem uma série de recursos na web voltados para orientar seus aliados e simpatizantes, mas cada vez mais o grupo parece extrapolar os meios de atingir novos públicos. O grupo terrorista lançou um aplicativo para Android que visa ensinar o alfabeto árabe às crianças do Califado utilizando algumas das referências visuais mais sinistras da cultura fundamentalista bélica. Ao invés de usar ilustrações simpáticas para facilitar o aprendizado e a pronúncia do alfabeto, o aplicativo mostra imagens de armas de guerra.

Em cada um dos flashcards do aplicativo chamado Alphabet, há uma letra árabe acompanhada por uma imagem. Vários equipamentos militares, incluindo tanques, munição, rifles e foguetes, armas brancas, entre outros são mostrados com toda a naturalidade. Por exemplo, a letra árabe D é caracterizada com uma imagem de um tanque, ou "dababa" em árabe. "S" é para "sarukh", ou foguete.

O aplicativo veio à tona na Play Store há algum tempo, mas foi rapidamente removido pela Google. Agora, ele começou a circular através de um arquivo APK, que pode ser instalado nos dispositivos Android, e é distribuído entre os defensores do ISIS através do Telegram e Twitter.

Já é conhecido o fato de que o grupo terrorista usa as ferramentas de tecnologia móvel para disseminar seus ideais a fim de ganhar mais corações e mentes. Em fevereiro passado, o grupo lançou outro aplicativo Android para transmitir a programação de rádio al-Bayan, que espalha propaganda do grupo. Em novembro passado, foi lançado outro aplicativo que funciona como um "feed de notícias jihadista".

Charlie Winter, um analista de terrorismo especializado no Estado Islâmico, disse ao site Vocativ que o novo aplicativo tem uma "posição claramente cínica".

Vejo-o mais como um golpe de tecnologia relativamente chamativa do que um novo mecanismo de divulgação particularmente inteligente. É interessante, e um pouco impressionante, mas eu não acho que alguém vai ser radicalizado ou recrutado por ele.

Já para Nicholas Glavin, um associado de pesquisa sênior da Escola de Guerra Naval dos EUA, diz que o alcance do app é a sua característica mais importante, já que este tipo de tecnologia poderia ser usada para alcançar as crianças em áreas fora do controle do grupo.

O que é importante notar com Alphabet é que agora, essa educação não é exclusiva para crianças de território controlado pelo ISIS; é acessível para os pais em Londres, Roma, e em outros lugares que estão planejando levar suas famílias para o Iraque e Síria ou que são incapazes de sair do país. Enquanto a doutrinação do ISIS em solo próprio é muito mais eficaz, este é ainda um outro aspecto da educação à distância dos 'jihadistas: manuais faça-você-mesmo, guias operacionais de segurança, etc.

De qualquer forma, a questão pode ser ainda analisada sob muitos ângulos. No âmbito educacional, há de se ressaltar que a socialização faz parte do ensino, e aplicativos como esse faz com que o belicismo seja algo natural para as crianças. Se os pais o utilizarem com outros meios de doutrinação, ele será ainda mais eficaz.

Mas também é curioso que essa aplicação tenha vindo à tona logo após a notícia de que os EUA decidiram combater diretamente a atuação do ISIS na internet, declarando uma ciberguerra. A mera distribuição de um aplicativo como este, que apareceu pela primeira vez na Google Store, já parece zombar dos inimigos norte-americanos.


4

Comentários

Armas e crianças: ISIS lança aplicativo educativo para doutrinar as mentes mais jovens

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas