LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pesquisa revela: alunos que usam tablets e laptops na aula tendem a ter piores notas

12 de maio de 2016 4

Um estudo recente realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusets concluiu que alunos universitários que utilizam tablets ou laptops para anotações em sala de aula, tendem a tirar notas mais baixas dos que o que utilizam os clássicos papel e caneta.

A pesquisa, que contraria outra previamente realizada pela Unesco, revelou que aqueles rodeados por tecnologia tendem a se distrair mais fácil, gastando seu tempo em redes sociais, checando e-mails, ou até mesmo fazendo trabalhos para outras disciplinas.

Outro ponto comentado envolveu a efetividade das anotações realizadas nesses aparelhos, que aparentemente, não tinham tantos detalhes quanto aquelas escritas à mão, vendo que os estudantes não se engajavam tanto com o professor por causa das distrações.

Alunos que utilizam tablets ou laptops tendem a se distrair mais fácil durante as aulas

Os pesquisadores comentaram que ficou claro a queda de desempenho daqueles alunos que utilizavam tecnologia quando disponível. Em média, suas notas chegaram a ser até 18% mais baixas se comparado aos que não usavam qualquer tipo de dispositivo.

A amostra, que envolveu 726 estudantes não-graduados de economia na Academia Militar dos Estados unidos, em West Point, Nova Iorque, teve resultados comparados após a decisão de proibir o uso de laptops e tablet em sala de aula, salvo o caso de tablets, se estivessem completamente apoiados na bancada.

Tecnologia em sala de aula pode afetar a habilidade de leitura

Outro estudo realizado ano passado pela OECD (Organisation for Economic Cooperation and Development) também citava que o uso de tecnologia em sala de aula pode afetar a habilidade de leitura dos estudantes.

O pior é que no Brasil, fica cada vez mais comum escolas particulares pedirem aos pais para a compra de tablets como parte do material escolar de seus filhos.

Não podemos esquecer também das diversas empresas que estão investindo no desenvolvimento de produtos e aplicativos direcionados para os pequenos como, por exemplo, a Xiaomi com o Mituwatch, o HopSkipDrive (Uber para crianças) sem contar o grupo terrorista ISIS, que havia lançado um app destinado a doutrinar as crianças sobre o uso de armas.


4

Comentários

Pesquisa revela: alunos que usam tablets e laptops na aula tendem a ter piores notas
  • Eu nunca dispenso uma folha de papel e uma caneta. E não pode ser lápis e borracha. Tem que ser caneta. Pois, se apagar o erro a gente acaba esquecendo que errou.
    Sempre é bom deixar ali o erro, mesmo que rabiscado (que dê para ler), pois assim o cérebro tende a lembrar do erro e aprende mais e fixa mais o que tem que realmente guardar.
    Pelo menos funciona comigo.

      • No final das contas, esses aparelhos são melhores só para a leitura, pesquisa, entretenimento e trabalho. Para anotar, melhor sempre o caderno ou fichário tradicional.

          • Passei por esse problema também. Percebi a tempo que esses eletrônicos atrapalhavam a atenção, concentração e diminuída a quantidade de detalhes nas anotações. Não só tudo isso, mas também diminui o desenvolvimento do raciocínio na hora de resolver o problema, pois tem aquele problema de querer deixar tudo bem escrito, enquanto no caderno com caneta, você simplesmente rasura e desenvolve o problema sem ser preocupar com isso e melhora a escrita no papel, o que é importante na hora de fazer uma redação para o vestibular.

            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas