LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vai de Uber? Cuidado com a bateria: usuários pagam mais quando estão para ficar sem carga

21 de maio de 2016 16

O serviço de caronas Uber é uma ótima alternativa ao táxi, especialmente por geralmente cobrar tarifas muito mais baratas para as corridas, especialmente as compartilhadas. O app ainda permite a criação de perfis familiares com maior controle de gastos e até monitoramento das corridas em tempo real. E, em São Paulo, será possível pagar as tarifas com o Bilhete Único em breve.

Mas a que preço pagamos mais barato nas corridas? O chefe de pesquisa econômica da companhia, Keith Chen, revelou alguns dados bastante curiosos sobre os passageiros do serviço. De acordo com ele, usuários costumam aceitar pagar tarfias mais caras quando a bateria de seus smartphones está acabando. E que mais corridas são aceitas quando a tarifa está 1,9 ou 2,1 vezes mais cara que o normal, mas não quando está exatamente o dobro do valor.

De acordo com Chen, a Uber não usa essas informações para sacanear os usuários. "Nós absolutamente não usamos isto para fazer algo como empurrar um valor maior para vocês, mas é um comportamento psicológico humano bastante interessante", garantiu ele, em entrevista ao podcast The Hidden Brain. Ao que parece, os passageiros costumam ignorar o valor da tarifa quando sentem estar prestes a ficar sem carga.

Como a Uber sabe um dado destes? É que o aplicativo possui autorização para acessar basicamente todo tipo de informações do seu telefone, inclusive a vida da bateria. Chen diz que isto é necessário para que o app ative um modo de economia de bateria quando a carga está muito baixa, estendendo a duração mesmo que haja necessidade de uso.

Ou seja, vai de Uber? Então fique de olho da carga da sua bateria, porque na hora do aperto pode ser que você nem se preocupe com o quanto a tarifa está maior na hora de pegar a carona para casa.


16

Comentários

Vai de Uber? Cuidado com a bateria: usuários pagam mais quando estão para ficar sem carga

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas