LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Batalha dos betas: Android N Developer Preview vs iOS 10 Beta [vídeo]

15 de junho de 2016 0

Já sabemos que o novo sistema operacional da Apple, o iOS 10, que foi apresentado há apenas algumas horas durante a abertura da WWDC 2016, "pegou emprestado" diversos recursos da plataforma móvel da Google.

Como ambos são os sistemas mais utilizados em dispositivo móveis, é natural que nós, como usuários, tenhamos a curiosidade de saber qual deles oferece mais possibilidades; naturalmente, "o melhor" depende do ponto de vista de quem usa, e será sempre aquele que satisfaz suas necessidades, mas é interessante coloca-los lado-a-lado para ver de perto suas propostas e analisar a experiência de uso.

Aproveitando o fato de que tanto o iOS 10 quanto o Android N ainda estão em fase de desenvolvimento, o pessoal do PhoneArena resolveu fazer um comparativo rápido do design, apps e algumas funções apresentadas nessas novas propostas, e você pode conferir o vídeo a seguir:

A comparação envolveu um iPhone 6s rodando o a versão beta destinada a desenvolvedores do iOS 10 — a única disponível no momento — e um Nexus 5X com Android N Developer Preview.

Podemos ver que gestos como, por exemplo, o "acender a tela ao levantar o dispositivo" estão presentes nas duas plataformas; outra similaridade fica por conta do sistema de notificações na tela inicial, disposto em um formato quase idêntico.

Ambas as câmeras também podem ser acessadas de forma rápida, mas a diferença aqui fica por conta da remoção do botão virtual dedicado à câmera no iOS 10, algo que permanece no Android N.

Tanto no Android N quanto no iOS 10 é possível "apagar" aplicativos nativos do sistema, o que é muito válido para poupar espaço na tela inicial, que muitas vezes, acaba ficando lotada com apps pré-instalados que sequer são utilizados.

A implementação do recurso "Split Screen" que divide a tela em duas em prol de uma maior produtividade, também se faz presente nas duas plataformas, porém, no iOS ela é restrita apenas a determinados modelos de iPad; enquanto o Android N disponibiliza o recurso também para os phablets, ponto positivo para o robôzinho verde!

Apesar das melhorias implementadas em diversos apps como, por exemplo, Mensagens, Fotos e até mesmo na App Store e Play Store, o Android N quase sempre passa a impressão de estar um pouco à frente no quesito funcionalidades, mas lembramos que isso é algo que pode ou não fazer falta a vários usuários, portanto, não há como dizer se é ou não um grande diferencial.

Lembramos que o Android N também já teve alguns de seus recursos comparados ao Windows 10 Mobile Redstone, caso você queira conferir esse comparativo, clique aqui.

Qual das duas plataformas você acha que entrega uma melhor experiência de uso? Deixe suas opiniões na seção abaixo dedicada a comentários.

  • O LG Nexus 5X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 6S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

0

Comentários

Batalha dos betas: Android N Developer Preview vs iOS 10 Beta [vídeo]

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas