LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Lumia 950 e Xperia X se enfrentam em comparativo de câmeras

15 de junho de 2016 16

A Sony apresentou recentemente no Brasil o Xperia X, um dispositivo intermediário com preço de flagship. Ao contrário do que muitos pensam, a política de preços estratosféricos da companhia nipônica não ocorre apenas em nosso país, já que o próprio Xperia X é vendido por nada menos que US$ 500 no mercado internacional, sendo este o valor cobrado por dispositivos topo de linha de diversas outras empresas.

Devido a isto, vários comparativos estão sendo feitos para colocar o aparelho frente a frente com outros modelos de sua faixa de preço, buscando assim demonstrar se vale realmente a pena ou não desembolsar o valor cobrado pela japonesa. Após vermos um teste envolvendo o Xperia X e o iPhone 6s, chegou a vez do intermediário enfrentar o Lumia 950, tido por muitos como detentor de uma das melhores câmeras dentre os flagships de 2015.

Para tornar tudo o mais completo possível, possibilitando que tenhamos uma ideia de quais características favorecem cada aparelho, foram capturadas imagens em sete cenas diferentes, explorando funções como zoom, macro e flash dependendo do objeto a ser fotografado. Vale notar que, de acordo com o portal responsável pelo comparativo, ambos os dispositivos estavam em modo automático, sendo esta a principal maneira utilizada por usuários convencionais.

Em termos gerais, Xperia X e Lumia 950 contam com as seguintes especificações em suas câmeras:

Lumia 950 Xperia X
Resolução e proporção 20 megapixels
(4992 x 3744 pixels)
4:3
23 megapixels
(5520 x 4140 pixels)
4:3
Tamanho do sensor 1/2.4" 1/2.3"
Tamanho do pixel 1.12 µm 1.12 μm
Distância focal 26 mm 24 mm
Abertura f/1.9 f/2.0
Extras Estabilização óptica
Sensor retroiluminado
Flash RGB
PDAF
Rastreamento de objetos
Estabilização digital

Como ambos os dispositivos possuem resoluções diferentes, eles foram configurados para gerar imagens de apenas 8 megapixels (3840 x 2160 pixels), buscando assim fazer uma comparação mais justa. Isto é exatamente o mesmo que vimos durante o comparativo com o iPhone 6s, sendo dito que esta é a resolução geralmente utilizada pela maioria dos usuários para publicações em redes sociais.

Assim como na ocasião anterior, o Xperia X se mostrou extremamente propenso a 'estourar" as imagens, gerando aberrações cromáticas por toda parte em ambientes mais iluminados. Além disso, o dispositivo possui uma reprodução de cores apenas razoável, tendendo a puxar tons de azul para o violeta, algo que acontece com uma incidência muito menor no Lumia 950. Este tipo de problema já havia sido destacado anteriormente em um comparativo entre o flagship da Microsoft e o HTC 10, quando o aparelho taiwanês sofreu com a mesma tendência do Xperia X.

As demais cenas apontam outras carências do intermediário da Sony, como a dificuldade em focar quando objetos estão muito próximos ou o flash de baixa potência, demonstrando que ele está longe de poder ser considerado um concorrente do Lumia 950 no que diz respeito à captura de imagens. Considerando que também não tivemos um resultado tão positivo para o lado da companhia nipônica no comparativo com o iPhone 6s, podemos começar a considerar que talvez o Xperia X não seja a melhor opção para quem tira fotos frequentemente.

Confira todas as imagens abaixo e não esqueça de deixar o seu comentário sobre o que achou de ambos os aparelhos!

Ambiente externo nublado

Macro em ambiente ensolarado

Foco em objetos próximos

Ambiente externo em fim de tarde

Zoom

Ambiente interno com flash

  • O Sony Xperia X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Microsoft Lumia 950 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

16

Comentários

Lumia 950 e Xperia X se enfrentam em comparativo de câmeras

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas