LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nada de IMEI! Anatel facilita o processo de bloqueio em celular roubado

16 de junho de 2016 8

Todo mundo que já teve um celular roubado sabe o quanto é difícil o processo para pedir o bloqueio dele por meio do IMEI. Muitos desistiam do processo pois não tinham o número em mãos, já que a forma mais fácil de obtê-lo é por meio do próprio celular. Com os roubos e furtos de celulares aumentando, a Anatel resolveu facilitar o bloqueio e agora só é necessário ligar para a operadora e informar o número do telefone roubado.

Geralmente, o número do IMEI está presente na nota fiscal, caixa e no próprio aparelho. Mas como muitos perdem a nota fiscal ou jogam a caixa fora, diversas pessoas não conseguem bloquear seus smartphones. Por conta disso, o mercado de produtos roubados cresce cada vez mais, ajudado também pela alta nos preços de celulares no Brasil. Somente em São Paulo, por exemplo, o roubo de celulares aumentou 150%. Segundo o presidente da Anatel, a medida foi tomada exatamente para "tirar a atratividade do produto roubado".


Caso o usuário prefira, o processo pode ser feito também de uma delegacia. Entretanto, isso só é possível na Bahia, Ceará e Espírito Santo, mas a Anatel garante que próximos estados que receberão o procedimento pela delegacia vão ser Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

A Anatel também afirma que o processo de bloqueio na delegacia pode ser feito, inclusive, em casos de roubo de carga ou lojas, mas a empresa terá que informar o IMEI no ato. Esse tipo de assalto vêm aumentando no Brasil e a própria Samsung já sofreu com isso no ano passado. Segundo o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, José Bicalho, esse processo, no caso das empresas, passa a ser automatizado, resultando na redução de tempo para o aparelho ser bloqueado. Antes da automatização, o aparelho chegava ao mercado negro antes de ser bloqueado.

É válido lembrar que qualquer pessoa que for comprar um celular usado pode verificar se ele está bloqueado por meio do site www.consultaaparelhoimpedido.com.br. A Anatel recomenda a consulta antes de qualquer negociação.


8

Comentários

Nada de IMEI! Anatel facilita o processo de bloqueio em celular roubado
  • Porque tanta Tecnologia de segurança embarcada no aparelho se nada adianta , Bloqueio Facial ,Bloqueio por Digital , bloqueio de Tela via Padrão , pra que tudo isso ? Só para encarecer o produto !

      • Quem compra aparelhos usados sem nota deve se preocupar muito!

          • Não adianta. IMEI dá para mudar e um "iPod Touch", mesmo aquele celular de R$500, vale alguma coisa. Só o valor das peças vale até mais que o celular, dependendo do modelo.

              • Espero que chegue logo aqui à Pernambuco. Absurdo esse comércio paralelo de celulares roubados. Se ser roubado for inevitável, que seja na base do quem ri por ultimo ri melhor, para o dono do celular, é claro.

                  • Atrasada. No ES isso já é feito pela própria polícia.

                      • Anatel viaja na maionese! Se o cliente não atualizar o cadastro do IMEI na operadora a linha será sim bloqueada porém, o aparelho não! Cabe ainda ao consumidor, se quiser implementar a segurança de seu dispositivo contatar a operadora ou ir até uma loja propria e cadastrar os IMEIS (porque tem aparelhos, obviamente com mais de um) e uma vez atrelados (Linha+IMEI), daí sim a pratica será eficiente. Bloqueio de linha "E" do aparelho.

                          • Pelo que eu entendi, quando você põe um número no celular você atrela o IMEI à ele, nos servidores da operadora. Outra coisa que não essa não faz sentido.

                              • Quem viaja é vc... Com o IMEI bloqueado os slots dos SIM são inutilizados. Não precisa atrelar linha nenhuma... Depois de matar os slots tanto faz vc colocar outro chip, eles não vão funcionar.

                                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas