LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

'Verdadeiro' Modo Stamina possívelmente não retornará ao Xperia Z5; confira o motivo

16 de junho de 2016 4

O Modo Stamina é um recurso muito conhecido dos usuários de smartphones Xperia; ele permite um ganho notável na vida útil da bateria, bloqueando a conectividade dos aplicativos quando o aparelho está em repouso, com direito a opções de "lista branca" onde poderiam ser adicionados apps que nunca deveriam ser bloqueados.

A função, que prometia até 7 dias de bateria em alguns casos, havia sido removida de diversos Xperia quando foram atualizados para o Android Marshmallow, mas ela retornou aos modelos Z2, Z3 e Z3 Compact e Z5, porém, de uma forma um pouco diferente, produzindo resultados de economia de bateria muito menos notáveis do que antes.

Antigo Modo Stamina/Novo Modo Stamina/Modo econômico de bateria (Stock) vs novo Modo Stamina

O motivo disso deve-se a um recurso apresentado com o Android Marshmallow chamado "Doze", que opera de forma muito similar ao Stamina, "adormecendo" aplicativos quando o aparelho está inativo, tudo em prol de prolongar ainda mais a vida útil da carga.

Basicamente, a Sony "tapeou" seus consumidores, fazendo-os achar que o bom e velho Stamina estaria de volta ao sistema, quando na verdade, o que ela fez foi basicamente renomear o já implementado "Doze" e dar algumas opções a mais para ele através de um menu dedicado.

Apesar de possuírem funcionalidades similares, o modo Stamina (antigo) e o Doze trazem diferenças absurdas:

Demora para ativar

Doze no Android Marshmallow

Enquanto o antigo Stamina bloqueava os aplicativos imediatamente após o aparelho entrar em stand-by, o Doze leva alguns minutos para fazê-lo, e nesse meio tempo, os apps estão livres para trocar pacotes utilizando Wi-Fi ou 3G/4G como quiserem, aumentando o consumo da bateria.

Ausência de lista branca

Lista branca do antigo modo Stamina

Do contrário do Stamina, o Doze não possui uma "lista branca" para impedir que alguns apps sejam adormecidos, ou seja, é capaz de você receber aquele e-mail ou mensagem importante vários minutos (ou horas) após eles terem sido enviados.

Ativa-lo permanentemente não é algo viável

Caso o novo modo Stamina seja ativado o tempo todo, usuário não receberá notificações

Outra discrepância entre os recursos fica por conta do fato de que enquanto o antigo Stamina podia ser ativado de forma permanente, sem apresentar um "aleijamento" na usabilidade do sistema; o novo (Doze), caso seja ativado o tempo todo, impactará negativamente na experiência de uso, deixando o usuário basicamente com um smartphone completamente "offline", não recebendo notificações.


4

Comentários

'Verdadeiro' Modo Stamina possívelmente não retornará ao Xperia Z5; confira o motivo
      • Engraçado que na TW (da onde o Google tirou o Doze), o chamado "otimização de apps" da Samsung é possível escolher os apps que não serão otimizados, essa função não prejudica a maioria dos Apps e pode funcionar junto com o modo de Economia padrão (esse prejudica alguns apps e funções, principalmente os apps do Google). Na TW é possível utilizar o modo UPS também, que é um modo mais recomendável para quem está viajando sem carregador portátil (7 dias com 55% da bateria no S5), esse limita pakas, só dá pra fazer ligações, mensagens, internet, Whatsapp e algumas funções básicas.

          • PORRA SONY
            ASSIM NÃO TEM COMO TE DEFENDER AMIGA

              • Vixi... Eu usava esse modo, muito melhor que o Doze..

                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas