LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Facebook Messenger é acusado de 'obrigar' usuários a aceitarem seu recurso SMS

21 de junho de 2016 3

Já sabemos que a mais recente versão do Facebook Messenger expandiu ainda mais sua funcionalidade, agora servindo também para gerenciar as SMS e MMS recebidas através da rede de sua operadora de telefonia móvel — apesar de, por enquanto, o recurso só estar disponível para alguns poucos usuários.

Mesmo sendo aparentemente útil, pode ser que o app encontre problemas no futuro, devido à forma que ele apresenta o novo recurso aos usuários — que praticamente "obriga-os" a utilizar o Messenger como novo gerenciador de SMS/MMS, sem uma opção de botão "Não":

Tela de apresentação do recurso para leitura de SMS/MMS no Facebook Messenger

O comportamento foi considerado por muitos usuários um tanto quanto "agressivo", e pelo fato de oferecer a mudança no gerenciamento de um recurso de sistema — se isso for constatado, ele pode estar violando uma das regras da Google Play Store que menciona que "os apps não podem modificar configurações sem a permissão do usuário":

Em sua defesa, o Facebook alega que ainda há uma opção de não permitir que o app fique responsável pelas SMS/MMS, mas para isso, o usuário deverá busca-la sob os menus de configuração. Segundo um representante da empresa:

A função de SMS no Messenger é um recurso opcional. As pessoas podem escolher entre utiliza-lo ou não. Quando eles veem a tela pela primeira vez, começarão a ver suas SMS no Messenger ativando a funcionalidade, ou eles podem escolher não ativar indo em “Configurações”. Se eles escolherem ver SMS no Messenger e também quiserem responde-las do Messenger, pediremos que aprovem as permissões necessárias. O Messenger não modifica nenhuma das configurações do dispositivo sem que as pessoas concordem com isso.

Por enquanto, a Google ainda não se manifestou sobre o aplicativo ou suas configurações, mas vamos ficar aguardando.


3

Comentários

Facebook Messenger é acusado de 'obrigar' usuários a aceitarem seu recurso SMS

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas