LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei parece estar criando um rival do Android, iOS, Windows e Tizen

23 de junho de 2016 32

Huawei é a terceira maior fabricante de smartphones no mundo, mas quer ultrapassar a concorrência para atingir a dominação global. Para isso, terá que enfrentar diretamente as criadoras do Android e iOS. De acordo com uma reportagem feita pelo site The Information, a companhia chinesa está contratando antigos engenheiros da Nokia para formar a equipe responsável pelo desenvolvimento de um sistema operacional completamente novo.

Saindo do zero, o projeto teria como objetivo ser um plano B, usado caso a Google decidir limitar a utilização da plataforma do robozinho verde. Tornando-se uma opção alternativa no mercado de telefonia móvel, o software e o cenário inteiro podem ser comparados à Samsung e ao seu próprio ambiente virtual, Tizen. Outro concorrente estaria para chegar, agora com origens fundadas no país da China.

Imagem: Android, iOS e Windows, respectivamente, os três maiores sistemas móveis do mundo.

A medida, embora almeje em reduzir as correntes que prendem a Huawei à dominância da Google, pode dar certo a ponto de novos smartphones da empresa asiática chegarem às prateleiras sem o robozinho, assim como a família Samsung Z, vendida com o Tizen como plataforma padrão.

Ainda assim, segundo fontes que alegam proximidade aos planos da marca chinesa, o desenvolvimento do sistema operacional ainda está em seu estágio inicial, precisando sair do papel se quiser se tornar algo tangível. Este projeto, tudo indica, permanecerá em segundo plano, pois a Huawei ainda possui um forte compromisso com o Android, mantendo as atualizações em dia e trabalhando na Emotion UI, interface baseada no código-fonte da gigante de Mountain View, visando torná-la ainda melhor e mais rápida. De fato, o software está prestes a passar por uma verdadeira revolução.

A revolução da Emotion UI

Imagem: interface da Huawei, Emotion UI, baseada no Android.

Com o rival do Android e do iOS em encubação, Huawei focará os esforços na Emotion UI. Atualmente, a crítica mais forte direcionada à interface própria da fabricante asiática é sobre sua similaridade em relação à plataforma da Apple. E não é por menos, já que o vice-presidente de design da Huawei é nada mais e nada menos que Abigail Brody, um antigo funcionário da grande Maçã.

De acordo com o The Information, o responsável estaria trabalhando em uma enorme reformulação no ambiente virtual da empresa, procurando a tão desejada consolidação no mercado estadunidense de telefonia. Seja como for, é válido esperar por boas novidades partindo da companhia chinesa neste ano de 2016, seja com raízes no Android ou em suas próprias. Continue acompanhando as notícias e fique de olho nos futuros detalhes.

Bônus


Descanse em paz, Symbian.


32

Comentários

Huawei parece estar criando um rival do Android, iOS, Windows e Tizen

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas