LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: Moto G4 vs Galaxy A5 2016

28 de junho de 2016 23

O Galaxy A5 de 2016, ou conhecido também como Galaxy A5 6, foi uma das gratas surpresas deste ano no mercado de intermediários mais parrudos. Ele é bonito, potente e infelizmente abusa também do preço na prateleira. Um de seus maiores concorrentes é o atual Moto G4, que chegou com corpo mais musculoso e é mais econômico no preço final, do que o rival da Samsung. E aí, vale a economia do Moto G4 ou a ostentação do Galaxy A5 2016?

Design

As coisas vão bem diferentes dos dois lados, por aqui. O Moto G4 continua com linhas mais modernas, menos "quadradas" e apresenta corpo com plástico mais áspero. Ele é realmente confortável nas mãos e dificilmente escorregará, mas não consegue chegar perto da beleza da junção de vidro e metal do Galaxy A5 deste ano - que, surpreendentemente, tem exatamente o mesmo peso do Moto G4. O aparelho da Samsung conta com Gorilla Glass 4 no vidro (contra Gorilla Glass 3 no Moto G4), bordas bem mais finas na tela e um corpo mais compacto. Por outro lado, a ergonomia perde por conta de ser mais escorregadio e não encaixar bem nas mãos.

O vitorioso deste quesito vai depender exclusivamente de sua escolha, se é de um smartphone mais confortável nas mãos ou um aparelho para deixar na mesa e fazer bonito.

Hardware

O Moto G4 vem com um Qualcomm MSM8952 Snapdragon 617 rodando quatro núcleos em 1.5 GHz, outros quatro em 1.2 Ghz, junto de 2 GB de memória RAM, 16 GB de memória interna e uma GPU Adreno 405. Do outro lado do ringue temos um Exynos 7580 Octa rodando oito núcleos em 1.6 GHz, acompanhado de 2 GB de memória RAM, 16 GB de espaço interno e uma GPU Mali-T720MP2. Esta sopa de letrinhas resulta em ótimo desempenho para o cotidiano, com animações que não engasgam e transições de tela sem travamentos. Em apps mais populares, o Facebook abriu primeiro no Moto G4, algo que também aconteceu com o Twitter, mas que ficou quase que de fora no Instagram, que abriu quase que ao mesmo tempo dos dois lados.

Para jogos testei o Real Racing 3, que também abriu primeiro no smartphone da Lenovo, mas que carregou a pista quase que ao mesmo tempo dos dois lados - o Moto G4 foi mais veloz, mas com pequena diferença. A taxa de quadros por segundo aparenta ser maior, por pequenina margem, no Moto G4, mas a vantagem é pequena demais para falar que o Galaxy A5 2016 é inferior.

Moto G4 ganhou neste quesito.

Câmera

A Lenovo fez bem a lição de casa e melhorou muito da câmera da Motorola, que sempre foi um dos pontos fracos da empresa. No Moto G4 são 13 megapixels com abertura de f/2.0 e que fotogravam bem em boas condições de luz, reproduz cores sem aberrações cromáticas e que não exibe fortes diferenças em contraste. O mesmo ocorre com o Galaxy A5 de 2016, que compartilha da mesma resolução que seu rival, mas que deixa entrar mais luz em sua lente de f/1.9. O resultado desta diferença é que fotos noturnas ficam com menos granulado no smartphone da Samsung e este, sozinho, já é um ponto positivo bem forte.

Vale lembrar que esta abertura também está na câmera frontal, que no Moto G4 vai para f/2.2, que é ainda mais escura e cria fotos ainda mais granuladas.

Conclusão

Olhando o custo-benefício, o Moto G4 é um claro vencedor, ainda mais quando lembramos que ele já está no Android Marshmallow, tem um Android muito mais limpo e vem com TV Digital de alta definição. É dual-chip sem a necessidade de escolher entre este recurso e expansão de memória (algo que você precisa decidir no Galaxy A5 2016). A diferença de preço chega aos R$ 350 entre os dois celulares, valor que com a TV Digital adicionada, fica ainda maior (no valor agregado). O Galaxy A5 2016 aparece apenas como opção muito bonita, com belíssimo acabamento e tela de altíssima qualidade, além de ótimas fotos em ambientes mais escuros.

Porém, são extras que não compensam o custo maior.

  • O Motorola Moto G4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy A5 2016 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

23

Comentários

Comparativo: Moto G4 vs Galaxy A5 2016
  • Powww... Quase 1500,00 pra pegar um aparelho total defeituoso? Fora que esqueci de acrescentar aí na listinha a duplicidade de aplicativos após a instalação ou seja vc faz a instalação dos apps e simplesmente aparece duas vezes os ícones dos apps, se é calculado da memória eu já não tive como saber, pq fiz a devolução sem me preocupar com o consumo de memória, horrível!

    • Só por questão de alertas a quem pensa em comprar o Moto G4 Geração!



      No dia 04/10/2016 comprei um aparelho Smartphone Motorola Moto G 4° Geração.
      No dia 07/10/2016 ele foi entregue na minha casa.

      No próprio dia 07 já comecei a usar o aparelho e logo de imediato já tive algumas decepções;

      1°) Misteriosamente abriu- se uma página de pesquisas do Google que não teve Cristo que fechasse essa página;

      2°) De forma alguma eu conseguia acessar os meus emails da minha conta hotmail - Outlook, constantemente dava erro de abertura para acessar as páginas, me forçando a baixar um aplicativo específico do Outlook.

      3°) Impossível eu incluir minha conta do Hotmail no serviço de Email Exchange pelo sistema, só é possível fazer isso sincronizando a conta hotmail ao serviço IMAP, POP3 OU EXCHANGE FICANDO SINCRONIZADA A MINHA CONTA GMAIL, coisa que não queria fazer!
      4°) O Vibracall não funciona, apenas no toque de chamadas, nos aplicativos esquece, apenas o modo toque ou silencioso;
      5°) Atraso nos toques tanto de chamas quanto dos aplicativos: EXEMPLO: Quando recebia uma mensagem via aplicativo Whatsapp primeiro eu lia as mensagens e somente depois tocava o alerta ( ISSO QUANDO DEIXAVA CONFIGURADO PARA O TOQUE) se deixasse no Vibracall, esquece pq não vibrava;
      6°) Ao apertar a tecla do tecla do telefone On/Off para deixar a tela em modo Stand By, do nada a tela toda ficava preta e cinza!

      Sobrevivi a essa decepção no dia 07/08 e 09 no dia 10/10/2016 levei o aparelho a uma assistência técnica da Motorola da minha cidade e para maior surpresa e decepção o atendente me orientou a fazer a devolução do aparelho imediatamente uma vez que em tão curto tempo de uso o aparelho já apresentava tais problemas ainda me informou que de repente se abrissem o aparelho eu poderia perder a garantia.
      De imediato me dirigi para minha casa e entrei em contato com a loja que efetuei a compra para validar a devolução do produto e pedir meu dinheiro de volta, de imediato me atenderam, os atendentes muito atenciosos, não tive problema algum em efetuar a troca portanto a frustração se dá com a Própria Motorola Lenovo.
      Uma vez que vc desembolsar seus míseros quase 1500,00 Reais com o intuito de investir em um aparelho que atenda sua demanda e te causa todo esse transtorno... Frustrante
      Antes desse aparelho eu tinha um aparelho Motorola Moto X e por coincidência um bom aparelho, por este motivo optei por trocar por outro aparelho.

      Agora não quero e muito menos indico Aparelho Motorola Lenovo Moto G 4° Geração para ninguém!

      Tentei entrar em contato com o fabricante de todas as formas, portanto não encontrei meios!

      Fica a minha indignação e insatisfação

      • Eu tenho o Moto G2 e queria comprar um melhor,mas agora não sei se compro o Moto G4 ou o A5...

        Eu acho a motorola a melhor em questão de velocidade,acho que nem precisava do video pra saber que o Moto G4 é mais rapido e não trava,mas o A5 é MUITO lindo mesmo...e eu também não queria trocar de celular pra "quase o mesmo" (eu sei que o 4 é beeeeeem melhor que o 2,mas eu nunca tive um celular Samsung intermediario)

        Porem minha experiencia com a Samsung é bem ruim na questão celular,só que eu nunca tive um realmente BOM da Samsung,quem sabe o A5 não seja diferente?

          • Faltou informar que o A5 2016 tem leitor de impressões digitais, o que apenas o Moto G4 Plus tem.

            • "...Porém, são extras que não compensam o custo maior."

              Discordo.

              • "O Galaxy A5 2016 aparece apenas como opção muito bonita, com belíssimo acabamento e tela de altíssima qualidade, além de ótimas fotos em ambientes mais escuros." Prefiro a qualidade do A5.

                  • Faltou testar o multi-tarefas, no qual o Moto G4 da um banho no A5. o A5 é horrivel no multitask.

                      • So povao mesmo pra comprar esse Moto g..

                          • Compra iPhone,é melhor.Mal do Brasileiro é crítica,por isso que não anda o país,uso meu S6 de boa,não é motivo para estar no povao,smartphone vai e vem.

                              • Jamais daria esse valor num A5, não tem nada de muito indispensável ali...

                                  • Tem tudo que o Moto G4 tem, além de funções interessantes como: customização do sistema; calibração das cores da tela; modo multi janela; melhor gerenciamento de bateria, e outros items da TW. Aliás ainda tem acabamento em metal e alumínio, muito melhor que o plastico da Motorola, e um excelente sensor biométrico.

                                    Se quiser realmente ir no indispensável, compre um Moto E do primeiro modelo, mas se quer qualidade, o A5 é muito melhor.

                                • ata e o g4 com aquele botao sem nexo affffff

                                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas