LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: Moto G4 Plus vs Galaxy A5 2016

27 de junho de 2016 11

Encerrando, por enquanto, os comparativos com alguns concorrentes do Galaxy A5 de 2016, escolhi a versão mais cara do Moto G de quarta geração, o Moto G4 Plus, para competir com o aparelho da Samsung. Ambos estão em uma faixa de preço muito próxima e contam com desempenho semelhante. Qual deles merece seu dinheiro?

Design

Temos duas realidades nestes dois aparelhos. O Moto G4 Plus é o mais confortável da dupla, com traseira mais aderente, bordas que encaixam melhor nas mãos, mesmo que com um corpo que é maior e ao mesmo tempo com exatamente o mesmo peso do smartphone da Samsung. O visual mais elegante do Galaxy A5 de 2016, com acabamento em metal e vidro, salta aos olhos, mas fica apenas no rosto bonito. Ele é menos confortável, mais quadradão e as linhas são mais retas do que o Moto G4 Plus. A decisão desta categoria depende exclusivamente de sua escolha: se quer conforto e pegada mais firme, ou prefere deixar o smartphone brilhando em roupa que é quase de gala.

Hardware

Do lado de dentro do Moto G4 Plus há um Qualcomm MSM8952 Snapdragon 617 rodando quatro núcleos em 1.5 GHz e outros quatro núcleos em 1.2 GHz, todos Cortex-A53 de 64 bits e acompanhados de uma GPU Adreno 405, 2 GB de memória RAM e 32 GB de espaço interno. Já o Galaxy A5 2016 vem com um Exynos 7580 Octa, rodando oito núcleos de 64 bits em 1.6 GHz, com uma GPU Mali-T720MP2, a mesma quantidade de memória RAM e a metade da memória interna - 16 GB. No cotidiano, apps como Facebook, Twitter e Instagram abriram primeiro no Moto G4 Plus, mas a diferença foi pequena no último exemplo. Em jogos, testei o Real Racing 3 que também abriu ao mesmo tempo em ambos os dispositivos, mas a pista apareceu primeiro (em uma diferença extremamente pequena) no Galaxy A5 2016. A taxa de quadros por segundo foi basicamente a mesma e a jogatina não sofreu nenhuma mudança quando ambos rodavam a mesma pista do game.

Como o Moto G4 Plus foi mais rápido nos apps, por mais que com pouca diferença, ele leva o troféu deste quesito.

Câmera

A Lenovo fez bem o trabalho de casa e melhorou muito a simples e fraca câmera que estava nos Motorola. O Moto G4 Plus chega com 16 megapixels, laser para foco e dois LEDs para flash na parte traseira. O Galaxy A5 vem com menos resolução (13 megapixels), sem laser para foco e com apenas um flash, mas a abertura da lente é de f/1.9 contra f/2.0. A diferença é bem pequena, mas é o suficiente para que o smartphone da Samsung trabalhe com mais folga em fotos com baixas condições de luz, exibindo menos ruído e no mesmo ISO que trabalha o Moto G4 Plus. Em fotos com boas condições de luz a qualidade é a mesma, com ótima reprodução de cores e detalhes dos dois lados.

Galaxy A5 vende por aqui, com folga pequena.

Conclusão

Os dois smartphones são poderosos, contam com leitores biométricos, apresentam ótimo resultado em fotos e a autonomia de bateria é muito próxima. O que muda é que o Moto G4 Plus vem com o dobro de memória interna, permite ter dois chips e expansão de memória ao mesmo tempo (impossível no Galaxy A5 2016, onde você escolhe entre dual-chip e ter mais memória), além de um Android que é atualizado com maior velocidade e que já vem com o sabor Marshmallow de fábrica. Do lado da Samsung temos um corpo com belíssimo acabamento, maior proteção contra riscos leves na frente e uma tela que lida melhor debaixo da luz solar.

Em custo-benefício, há uma diferença de R$ 90 entre os dois aparelhos. Levando em conta que o Moto G4 Plus foi mais veloz ao abrir apps, tem um leitor de impressões digitais mais inteligente (explico o motivo no vídeo acima), tem o dobro de memória interna e perde por pouco apenas em fotos noturnas, além de ser mais barato, temos ele como grande campeão.

  • O Motorola Moto G4 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy A5 2016 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

11

Comentários

Comparativo: Moto G4 Plus vs Galaxy A5 2016
  • Abrir app mas ou menos rápido e a mais burrice usando a mão esquerda ao mesmo tempo que a mão direita sempre aí a ver erro no toque. Teria que marcar em cronômetro um por vez. Maior palhaçada. Isso aí.

      • A5 só é mais bonitinho e tira melhores fotos noturnas pouca coisa . Do outro lado o G4 tem o dobro de espaço , Android puro ( para aqueles que preferem ) além de abrir aplicativos do cotidiano mais rápido vai do gosto ...

        • Redmi note 3 pro mandou lembranças por mesmo da metade do preço só faltou o NFC pra tocar o terror de vez.

          • O A5 2016 é compatível com Samsung Pay (tem MST), tem NFC e tela Super Amoled... Além dos demais itens de software da Samsung e dos Galaxy Gifts. Construção mais premium também é um item de valor. A questão da Pegada é o de menos quando a tela tem 5", o G4 Plus é grande e isso certamente atrapalha mais do que ter bordas mais retas. O A5 está constantemente em promoções com preço bastante inferior ao G4 Plus. O G4 Plus aposta no G4 comum para vender mais barato. No fim por esse preço a melhor opção seria o A7 que também aparece constantemente nessa faixa.

              • OFF: vendedor de magazine luiza é tão burro que estão anunciando novo Moto G4 octacore que é 8 x mais rápido na nova geração. Dei risada na cara do cara. Tive que explicar a função de núcleos e velocidade de clock.

                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas