LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: Moto G4 vs Xperia M4 Aqua

30 de junho de 2016 4

O Xperia M4 Aqua não é bem o smartphone mais recente da Sony, mas como foi um dos primeiros a adotar os processadores Snapdragon 615 (e suas variantes, como o 617), resolvi buscar o aparelho lá no fundo do armário para colocar de frente com um dos mais recentes nesta linha de chips: o Moto G4. Este é o smartphone mais recente da linha mais popular de aparelhos da Lenovo, antiga Motorola. Será que levar um celular de 2015 (Xperia M4 Aqua) ainda é vantagem em cima de um de 2016 (Moto G4)?

Design

A Sony é conhecida por um design bastante minimalista - me atrevo a dizer que é uma das raras fabricantes de smartphone que realmente adota um visual minimalista em seus dispositivos. No Xperia M4 Aqua você continua vendo um celular quadradão, com bordas pouco curvadas e a traseira bastante escorregadia, mas que escorrega bem menos do que o vidro que está nos parrudos modelos da linha Xperia Z, agora chamada de Xperia X. Ele é menor e mais fino do que o G4, além de 19 gramas mais leve, mas encaixa de forma menos anatômica na mão. Por conta das curvas mais acentuadas e traseira emborrachada, com material aderente, o Moto G4 fica mais confortável.

A escolha deste quesito vai ficar dividida no que você busca, ou precisa. Se quer mais beleza e abre mão da ergonomia, o Xperia M4 Aqua vence, mas se o conforto da pegada está em primeiro lugar, o Moto G4 vence. Ah, vale lembrar que o corpo do Xperia M4 Aqua é o único da dupla que pode sobreviver em mergulhos de até um metro de profundidade, em água doce, por 30 minutos e sai de lá inteiro. Recurso extra que dá o ponto para ele.

Hardware

No Moto G4 temos um Qualcomm MSM8952 Snapdragon 617, rodando quatro núcleos em 1.5 GHz, outros quatro em 1.2 GHz, junto de uma Adreno 405, 2 GB de memória RAM e 16 GB de espaço interno. O aparelho da Sony apostou em um Qualcomm MSM8939 Snapdragon 615, que roda quatro núcleos em 1.5 GHz, outros quatro em 1 GHz, junto da mesma GPU, mesma quantidade de memória RAM e memória interna. Muita semelhança deve entregar a mesma performance, né? Não. Abrindo alguns apps, notei que o Facebook abriu primeiro no Moto G4, algo que também ocorreu com o Twitter, mas que no Instagram a diferença não ficou grande e nem visível. Em jogos, o Real Racing 3 abriu e carregou a pista primeiro no Moto G4, mas a jogatina foi quase que a mesma nas duas telas. A taxa de quadros por segundo ficou próxima nos dois smartphones - em uma quantidade alta, com todos os gráficos no máximo e detalhes exibidos sem cortes.

Vitória para o Moto G4.

Câmera

Neste quesito a Sony deveria ganhar com folga, mas não é bem o que acontece. O Xperia M4 Aqua tem a mesma resolução de câmera traseira que o Moto G4 e mesma abertura de f/2.0, mas perde em tecnologias para flash e foco. Em fotos com boas condições de luz, o Moto G4 apresenta mais detalhes, cores mais definidas e detalhes mais visíveis do que seu concorrente. Em fotos com baixas condições de luz a diferença cresce e o Moto G4 fica bem na frente. Além disso, ele é o único da dupla que oferece muitos controles manuais para as fotos, logo que você tira o celular da loja.

Vitória para o Moto G4.

Conclusão

Pensando apenas em pontos, o Moto G4 vence este comparativo, mas é preciso levar em conta alguns detalhes. O Xperia M4 Aqua é à prova d'água, algo que o Moto G4 não é. Por outro lado, o Moto G4 vem com TV digital de alta definição para transmissões em até Full HD, mesmo que nosso padrão de TV aberta em HD é de 720p. Por fim, a versão instalada do Android no Moto G4 é mais recente e há mais garantias de que ele será atualizado mais vezes e em menor tempo, algo que não costuma acontecer com os Xperia - neste caso, o Xperia M4 Aqua está na versão 5.0 do Android, contra a 6.0 no Moto G4.

Olhando então para o custo-benefício, há uma vitória ainda mais folgada para a Lenovo. O Moto G4 tende a ser, em média, R$ 150 mais barato do que o Xperia M4 Aqua. Junte isso com a TV digital em alta definição e melhor trabalho em atualizações, junto de um Android mais limpo, e a capacidade de sobreviver ao mergulho acidental em uma piscina passa a ficar caro demais. O vitorioso deste comparativo é o Moto G4.

  • O Motorola Moto G4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Sony Xperia M4 Aqua ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

4

Comentários

Comparativo: Moto G4 vs Xperia M4 Aqua

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas