LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: G5 SE vs iPhone SE

30 de junho de 2016 13

Quando a Apple anunciou o iPhone SE, ficou claro que você teria a mesma experiência de desempenho de um modelo mais potente, mas com alguns cortes em poucos recursos e um corte no preço. Voltou o iPhone de 4 polegadas e uma escolha poderosa para quem não quer telas grandes. A LG também fez um modelo SE de seu flagship de 2016, mas infelizmente trocou tirar alguns recursos para tirar desempenho e, pior, não cobrou mais barato por isso. Será que o G5 SE consegue ficar próximo do "iPhone baratinho"?

Design

O G5 SE é o primeiro smartphone da LG, até mesmo considerando o G5 original, parrudo, que trabalha com metal e não mais plástico. Ele não é bem o metal que você esperava, já que a fabricante utiliza uma proteção externa para evitar riscos leves e que tira aquela sensação de smartphone gelado, tradicional de aparelhos feitos em alumínio. Mesmo em corpo de metal, permite remover a bateria e é exatamente por aqui que você consegue acoplar alguns acessórios para adicionar recursos, como aumentar a autonomia de bateria e até controles manuais para zoom na câmera traseira. O iPhone SE é uma cópia de design do iPhone 5S. Isso significa que você tem um aparelho compacto nas mãos, com laterais altas, feitas em alumínio e a traseira no mesmo acabamento. Ele encaixa bem nas mãos por seu tamanho diminuto, mas poderia contar com as leves curvaturas do G5 SE para poder ficar mais confortável.

Hardware

Como em qualquer comparativo com iPhones no meio, os números do hardware não são tão favoráveis para a Apple. O iPhone SE vem com um chip A9, com processador dual-core Twister de 1.84 GHz, acompanhado de 2 GB de memória RAM e 16 GB ou 64 GB de espaço interno, junto de uma GPU PowerVR GT7600, que é a mesma do iPhone 6s, mais caro. No G5 SE, temos um Qualcomm MSM8976 Snapdragon 652, rodando quatro núcleos em 1.8 GHz, outros quatro em 1.2 GHz, junto de 3 GB de memória RAM, 32 GB de memória interna e uma GPU Adreno 510. As animações de transição de tela e de abertura de apps são fluidas dos dois lados, sem engasgos mesmo quando há muitos apps abertos ao mesmo tempo, com vantagem para o iPhone SE que consegue manter esta fluidez com mais apps abertos no fundo. Em aplicativos do cotidiano, vi que o Facebook abriu primeiro no G5 SE, situação que também aconteceu com o Twitter, mas que não aconteceu com o Instagram, que abriu primeiro no iPhone SE. O Real Racing 3 abriu e carregou a pista primeiro no iPhone SE, mas a taxa de quadros por segundo foi quase que a mesma nos dois smartphones, mesmo com os gráficos no máximo e detalhes exibidos sem nenhum corte para melhorar desempenho.

Câmera

O iPhone nunca foi o smartphone com a melhor câmera do mercado, algo que acontece por aqui. Ele perde para o G5 SE em todos os cenários, mesmo que trabalhando em uma resolução próxima. A abertura dele é menor do que a câmera principal do G5 SE, indo com f/2.2 contra f/1.9 no celular da LG. Isso, sozinho, já garante maior facilidade na hora de lidar com fotos noturnas ou em ambientes mais escuros, exibindo menor quantidade de granulado e mais detalhes. As cores são bem superiores no G5 SE, assim como o trabalho em contraste e os recursos extras que a câmera tem, como uma lente grande angular e até uma câmera frontal com 8 megapixels, contra os pífios 1.2 megapixels do iPhone SE.

Vitória fácil do G5 SE por aqui.

Conclusão

O G5 SE é a versão capada do G5, mas manteve todos os recursos novos e outros que já estavam em gerações passadas - capou, em recursos, a velocidade de transferência de dados do cabo USB, que aqui trabalha no USB 2.0 e no G5 normal, vai de USB 3.1. Mesmo assim, ele conseguiu abrir alguns aplicativos antes do iPhone, mas mostrou que em jogos o aparelho da Apple lida muito bem com gráficos e levou mais tempo para abrir a pista do Real Racing 3. Ambos trabalham com leitor de impressões digitais, mas o leitor do iPhone está em um local mais confortável para o uso, do que no G5 SE.

Em custo-benefício, temos o iPhone com preço mais camarada e convidativo para a versão de 16 GB e também para a versão de 64 GB, que vem com o dobro de memória interna do que o G5 SE. Considerando a versão mais cara do iPhone SE, ele ainda é quase que R$ 500 mais barato do que o G5 SE, oferece desempenho próximo, garantia de muito mais atualizações do sistema operacional, mas falha com qualidade da câmera e no tamanho de tela, que pode ser um problema para os amantes de jogos e filmes.

O vencedor deste comparativo depende de você, do sistema operacional que prefere e, principalmente, do tamanho de tela que mais te agrada.

  • O LG G5 SE ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone SE 2016 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

13

Comentários

Comparativo: G5 SE vs iPhone SE

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas