LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

'Pior malware do mundo' consome dados com propagandas e apps não desejados no Android

01 de julho de 2016 22

Mais um poderoso malware que está afetando dispositivos Android foi descoberto esta semana. Depois do código malicioso que imita a interface de aplicativos populares e confiáveis, como WhatsApp, Facebook, Uber ou bancos, agora a Cheetah Mobile Security anuncia o Hummer, um trojan que poderia ter gerado nada menos do que US$ 500 mil por dia a seus desenvolvedores, que acredita-se ser um grupo hacker chinês.

No auge de sua ação, o malware chegou a infectar mais de 1,4 milhão de dispositivos, entre março e abril deste ano. Só na China, ele chegou a afetar mais de 63 mil aparelhos por dia. O Hummer já age há mais de um ano, mas só agora foi detectado. O valor gerado aos desenvolvedores foi calculado em uma estimativa da Cheetah considerando que cada instalação do trojan gere cerca de US$ 0,50.

Número de dispositivos infectados pelo Hummer (diariamente)

Por se tratar de uma nova descoberta, ainda não havia nenhum antivírus que o detectasse. O Hummer não pode ser desinstalado nem mesmo com uma redefinição de fábrica. Após instalado, ele inicia um root no aparelho, obtendo privilégios de administrador e, na sequência, a instalação de vários outros aplicativos, alguns deles também maliciosos, além de mostrar anúncios na tela. Um teste realizado pelo laboratório da Cheetah mostrou que o trojan acessou a rede 10 mil vezes para baixar 200 APKs, o que consumiu nada menos que 2 GB de dados.

O maior trojan do mundo

A Cheetah Mobile afirmou, ainda, que os números de dispositivos infectados pelo Hummer faz dele o maior trojan do mundo no primeiro semestre de 2016, conforme podemos ver no gráfico abaixo.

Média de infecções por trojan no primeiro semestre de 2016

Como se proteger

A dica para evitar uma contaminação é a mesma de sempre: evite instalar aplicativos baixados em locais que não sejam confiáveis. O ideal é sempre utilizar as lojas oficiais, como a Google Play ou a Amazon, pois elas realizam alguns testes de segurança antes de liberar os apps.


22

Comentários

'Pior malware do mundo' consome dados com propagandas e apps não desejados no Android
  • Acho que o meu celular android tem esse virus, pq aparece umas propagandas na tela e nao sei como tirar, ja fiz ate reset e nao sai. Já meu windows ta lindo.

      • Android mesmo com uma bomba asiática dessa não gera tanta polêmica.
        Só 21 comentários?

        Eu quero que o Windows faça sucesso, pois ele gera polêmica, treta de centenas de comentários. heheheheh

          • Tem que lucrar com publicidade né, se o desenvolvedor for esperto ele mesmo cria esses malwares para registrar o máximo de acesso para receber grana.

              • Cansei de Android.
                Eu quero novidade de Windows agora.
                Fui.

                  • A cada 10 pessoas uma apenas tem conhecimento sobre o sistema seja lá qual for o que usa, as nove que sobram só se importa em se exibir em rede social.
                    Mas esse android não é mole não, ta manchando a reputação dos smartphones, sistema bem escancarado,vulnerável demais nego ta bagunçando a maior plataforma do mundo, maior trojan do mundo que isso em, se proteger como, se a própria loja é suja ? Google toma vergonha na cara e passe um pente fino nessa loja suja e feche esse sistema frágil...

                      • Isso vale para o Windows no Desktop, então segundo a sua teoria a Microsoft deveria "toma vergonha na cara e passe um pente fino nessa loja suja e feche esse sistema frágil...".

                          • Comparação tosca, sinto muito, aceite a realidade VULNERABILIDADE, mas o linux é considerado mais seguro, mesmo usando código aberto onde todos podem o ler o código interno, e mesmo assim há quem diga que é mais seguro que o windows, recomenda-se usar um software de segurança, deve-se usar no android também.. Lembre-se windows fixo ou móvel não acaba...

                              • Como tosca? No WP vc tem a opção de instalar qualquer app seja ela assinada pela store ou não, estou com o meu Lumia aqui na frente e ainda existe a opção "Modo de desenvolvedor" pelo, seguindo a sua lógica de "fechar tudo", nenhum app fora da Store poderia ser instalado, estou errado? E só pq o cara consegue ler o código não quer dizer q é menos seguro, ou se é fechado é mais seguro, isso realmente não faz sentido. Windows nunca vai acabar, e eu nem quero q acabe, como já falei cansei de ficar lendo besteira aqui...

                                  • Pelo que entendi vc se acha muito superior né, ta cansado amigo ? Não leia o que vc escreve, não fui que disse sobre 90% de vul, depois saiu outra matéria com mais um brecha chegando a 91%, e agora essa totalizando 92%, só apenas comentei tais matérias que, quem as postou buscou informações para postá-las... Não leia isso, pois vc vai se cansar...

                                      • Superior eu? sou um mero programador... vc q é o certo, MS nunca teve problemas com segurança e nunca terá problemas com segurança, afinal tudo q ela faz é fechado. Ninguém consegue fazer os programas exportarem como o Word, muito menos rodar um programa Win32 em outro SO, ninguém consegue fazer engenharia reversa dos programas da MS... Android é o mais atacado no móvel e ponto, não tem o q discutir é fato e não desmenti isso em nenhum momento, até reli para ver se falei isso ¬¬'' Agora se vc realmente acha q 90% dos malwares são pq ele é aberto e não fechado, acho q vc está errado e principal motivo é q tem USUÁRIO.

                                          • Mais pra que instalar um app fora da loja ? Seja xap ou apk, pra mim não faz sentido, foi vc disse que disse q ta cansado de ler besteira aqui no site...

                                    • Tenho que concordar de muita coisa aí, mas praticamente esses malwares são de terceiros e a China onde mais se pega isso não tem o controle da Google.
                                      Mas, sim, em outros locais tem, mas é bem menos. Bem menos mesmo.

                                      Na loja oficial raramente aparece algo do tipo. E mesmo quando aparece algo mais ou menos rapidamente a Google dá um jeito.

                                      Acho que a gente não pode jogar tudo nas costa da Google não.
                                      Imagina Chineses tudo usando Windows Phone e com lojas deles?
                                      Seia uma bagunça também. E se a MS tentasse barra, não sei se funcionaria lá não.
                                      Acho que só a Apple consegue manter a loja oficial em todo mundo e mesmo assim já aconteceu barbaridades.

                                      Eu não quero o fim de nenhuma. Se ficar só Apple nos celulares é ruim. Se ficar só MS é ruim. Se ficar só Google é ruim.

                                      Eu quero que fiquem todas e que cada uma faça o melhor.
                                      Cada uma tem o seu jeito de trabalhar e estão fazendo bem o trabalho.
                                      Já esses casos que aconetem mais na China não dá para usar como argumento que é a Google a culpada.

                                      • Eu vou comprar um Android (mesmo que fique com dois aparelhos) e usar por uns dois anos e instalar de tudo (com os devidos cuidados) e quero ver se me encrencam.
                                        Escutam muito dessas coisas na internet, mas tenho dezenas de amigos que tem Android e não tem esses problemas. E essa coisa de travaoid que vi foi só nos Galaxy Prime da vida. E mesmo assim alguns usuários desorganizados, mas o aparelho é uma bosta mesmo.
                                        O que mais tem é Motorola, e os problemas que vi foram de hardware ou no tal de Android 5.0 que foi uma merda.
                                        Ultimamente só escuto elogios de usuários.

                                        Como desafio vou comprar um e testar bastante.
                                        Se bem que tem um Moto G 2013 em alguma gaveta em casa com a tela toda arrebentada e quando testei funcionava tudo. Vou consertá-la, por um chip SIM e encostar o L640.
                                        Desafio feito, desafio feito.
                                        Assim, vou poder detonar ou elogiar o sistema.
                                        Se bem que um Moto G 2013 já deu o que tinha que dar, então se ele me agradar é porque Android 5.1 pra frente está mandando muito bem.

                                        Acho que não precisa de uns dois anos. kkkkk
                                        Uns 3 meses já basta. Dizem que Android vira uma merda depois de 3 meses.
                                        Estranho ou curioso, que em casa tem gente que usa há 4 anos e não reclama.

                                          • Agora eu sei porque é na China onde esses malwares mais atacam.
                                            Lá não tem loja oficial da Google como no resto do mundo. Então, eles instalam muito de TERCEIROS.
                                            BEM FEITO PRA ELES.
                                            Essas lojas sem controle.
                                            "A dica para evitar uma contaminação é a mesma de sempre: evite instalar aplicativos baixados em locais que não sejam confiáveis. O ideal é sempre utilizar as lojas oficiais, como a Google Play ou a Amazon, pois elas realizam alguns testes de segurança antes de liberar os apps"

                                            • Continuo dizendo: Só pega vírus/malwares/trojans quem quer e ponto final. Usuário consciente não faz essas burradas.

                                                • Nesse ponto concordo contigo.
                                                  Tanto é que é na China onde mais tem ataque. Lá usam muito essas lojas de terceiros. É uma suruba danada lá.
                                                  O resto é gente conversando fiado.
                                                  Tanto é que mesmo no Windows eu nunca peguei essas pragas violentas que uns pegam. Sempre tive muito cuidado o que instalar e usar.

                                                  • Este povo que inventa estas mentiras sobre o Android, o sistema mais moderno e eficiente é também o sistema mais seguro do mundo, para Tudo Celular, não existe vírus para o Android, eu mesmo, nunca peguei vírus no meu... kkkkkkk

                                                    • novidade é android...

                                                        Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                        Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                        Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                        Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas