LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: Galaxy S7 vs iPhone 6s | Vídeo do TudoCelular

12 de julho de 2016 42

Neste comparativo nós temos dois dos principais smartphones da atualidade: Galaxy S7 e iPhone 6s. O dispositivo da Samsung foi lançado no início deste ano com anúncio oficial na MWC 2016, enquanto que o celular da Apple teve seu lançamento no final do ano passado. Apesar da diferença de tempo, os dois aparelhos são bem igualitários em suas especificações, mas uma série de diferenças acabam os tornando único para cada público.

O 6s é vendido em sua versão de 16GB por R$ 3.999 por aqui, enquanto que o S7 tem seu preço oficial estipulado em R$ 3.799, porém com o dobro de memória e com suporte a expansão via microSD. Neste comparativo nós vamos abordar algumas das características que são mais analisadas pelos usuários.

Design e tela


O smartphone da Samsung foi totalmente refinado, se compararmos ele com a geração anterior, com a adição de uma série de características que o tornam ainda mais elegante. Já do lado da Apple o 6s tem a mesma cara do último iPhone: o design totalmente metálico e as mesmas listras traseiras para as antenas fazem dele um aparelho idêntico ao iPhone 6, fazendo com que as principais diferenças estejam apenas na parte de dentro.

No S7 temos um corpo de 124,4 milímetros de altura, por 69,6 milímetros de largura, com 7,9mm de espessura e 153g de peso, e o 6s 138.3mm de altura, por 67.1mm e é menos espesso com 7.1 mm de largura, pesando 143g. A Samsung manteve a construção de alumínio e vidro (na traseira) do seu aparelho, e a Apple traz uma liga nova de alumínio série 7000.

No lado do S7 nós temos uma traseira levemente curva, o que ajuda e muito na hora de segurar o aparelho com apenas uma mão. O design do iPhone também é arredondado nos quatro cantos, embora a traseira do S7 seja bem mais aparente. Outro ponto positivo é que o dispositivo da Samsung tem certificação IP68, garantindo que ele possa mergulhar em água doce por até 30 minutos numa profundidade de até 1 metro.

Na parte frontal do S7 nós temos uma tela Super AMOLED de 5,1 polegadas, com resolução QHD (2560 x 1440 pixels), resultando numa densidade de ~575ppp. Aqui temos ainda o modo Always-on Display, recurso que mantém a tela do aparelho ligada o tempo todo com informações úteis – data e hora, situação da bateria, notificações.

O vidro frontal de ambos é arredondado.


No iPhone, porém, o display IPS LCD é de 4,7 polegadas, com resolução de 750 x 1334 pixels (aproximadamente 326ppp). Aqui deste lado nós temos um painel com flash (na tela) que ajuda nas fotos noturnas, além do 3D Touch, que é sensitivo a pressão de toque do usuário para executar novas funções.

Mas, ainda tratando-se de tela, vemos que os dois celulares acabam se mostrando concorrentes a altura, mesmo com o 6s tendo resolução e tamanho menor. A qualidade das imagens apresentadas é verdadeiramente muito boa, além do ângulo de visão que é muito bom. As principais diferenças estão na apresentação de cores, onde o S7 acaba trazendo elas um pouco mais vivas, mas o iPhone acaba nos exibindo tudo bastante limpo, porém com tons mais claros.

Ainda na parte frontal, os dois aparelhos contam com os tradicionais sensores de luz e proximidade, câmera, botão Home e autofalante para ligações, mas o celular da Samsung ainda conta com mais dois botões capacitivos e um LED para notificações. Entradas para fones de ouvido, microfone, entrada microUSB e Lightning (apenas no 6s) e fones de ouvido ficam na parte inferior.

A parte de cima do iPhone é totalmente lisa, no entanto, enquanto que o S7 traz a gaveta híbrida para chip, onde é possível incluir um microSD de até 200GB – no iPhone ela fica no lado direito, bem como o botão de liga/desliga, mas não é híbrida. Já do lado esquerdo nós temos os botões de controle de volume, além de uma travinha para alternar entre o modo silencioso no iPhone.


Em termos de posicionamento de botões e detalhes, Apple e Samsung são bem parecidas e isto é inegável, mas ambas possuem um estilo totalmente diferente na hora de criar o design final dos seus produtos.

Na traseira nós temos os sensores de câmera (com uma leve protuberância em ambos os aparelhos), flash LED e um microfone auxiliar no 6s (o do S7 fica no topo)

Como o S7 tem proteção contra água, laterais curvas na traseira e é um pouco mais espesso, ele acaba se encaixando melhor na mão. Com o iPhone também temos um certo conforto, embora a segurança maior fica para o lado da Samsung. Em termos estéticos ambos são aparelhos bem bonitos, então vamos dar este ponto para a Samsung pela praticidade.

Hardware e desempenho

Temos aqui, neste comparativo, dois dos mais potentes smartphones da atualidade. Quando colocamos as especificações de ambos lado a lado, vemos que o Galaxy S7 parece ter muita vantagem em relação ao iPhone 6s, mas as coisas não funcionam exatamente deste jeito. Logo abaixo você confere algumas características de ambos, resultados de benchmarks e outros.

Galaxy S7 iPhone 6s
Tela Super AMOLED de 5,1" Quad HD (2560 x 1440p) IPS LCD de 4,7" (1334 x 750p)
Chipset Exynos 8890 (2,60GHz)

Apple A9 + M9

CPU

Quad-core 2.3GHz Mongoose + quad-core 1.6GHz Cortex-A53

Dual-core 1.84 GHz Twister
GPU Mali-T880 MP12 PowerVR GT7600 (com seis núcleos)
RAM 4GB 2GB
Memória 32/64GB com slot microSD até 200GB 16/64/128GB sem slot para microSD
Bateria 3.000mAh não removível 1.715mAh não removível
Dimensões e peso 142,4 x 69,6 x 7,9mm, pesando 152g 138.3 x 67.1 x 7.1 mm pesando 143g

Esses dois celulares conseguem, com muita facilidade, rodar qualquer jogo ou aplicativo da atualidade; seja um app mais completo de edição de vídeo ou um jogo com gráficos incríveis. A fluidez do software também é muito notável: enquanto que o iPhone roda iOS 9.3.2 sem nenhum problema, o S7 faz o mesmo com o Android 6.0.1 Marshmallow – e ambos ainda ganharão recursos bem interessantes no futuro.

E aqui vai algo bem interessante para demonstrar o poder de fogo do S7: com ele, é possível rodar dois aplicativos ao mesmo tempo, dividindo a tela, coisa que não é possível no iPhone (apenas em iPads).

  • AnTuTu: 132.175 (S7) e 133.926 (6s);
  • 3DMark: 2.108 (S7) e 1.899 (6s);
  • Geekbench 3: 2.095 (single-core) e 6.569 (multi-core) no S7 / 2.531 (single-core) e 4.412 (multi-core) no 6s

O tempo de resposta na abertura e fechamento de aplicativos é muito bom em ambos, embora tenhamos notado uma leve diferença, com o Galaxy S7 sendo mais rápido em alguns casos. A navegação entre aplicativos, no entanto, acaba fazendo com que este não seja um ponto negativo, visto que em ambos tudo acaba sendo muito fluido.

Mas, mesmo com especificações muito potentes, o Galaxy S7 apresentou alguns leves travamentos com muitos aplicativos rodando em segundo plano, coisa que o iPhone 6s parece gerenciar melhor mesmo com a metade da RAM disponível no celular da Samsung.

Também devemos levar em conta que a TouchWiz, interface da Samsung, está muito mais leve e roda com maestria neste aparelho, embora os leves travamentos que tenhamos citados provavelmente são culpa dela, que também continua ocupando muito espaço na memória, algo que poderia ser útil para a instalação de apps.

Um empate aqui seria muito justo, afinal, os dois aparelhos são bastante igualitários. Mas em algumas atividades, não levando em consideração os raros engasgamentos do S7 ou a leve demora para abrir alguns apps no 6s, a Apple acaba tendo uma pequena vantagem. Coisa bem pouca, e isto certamente não deve influenciar na sua possível próxima compra, pois aqui nós temos dois dos melhores celulares da atualidade, afinal de contas.

Leitor biométrico


O leitor de impressões digitais de ambos aparelhos fica localizado no botão Home, na parte da frente. É possível cadastrar até cinco biometrias diferentes em cada, embora seu uso esteja limitado para desbloquear os celulares e autorizar compras dentro de suas lojas – ao menos até a data de publicação deste comparativo.

Em termos de velocidade, os dois acabam se saindo muito bem, embora uma vez ou outra um dos dois acabe sendo mais rápido. Nos dois também temos a possibilidade de desbloquear os aparelhos com os mais variados ângulos: seu dispositivo pode estar de ponta cabeça que ele conseguirá ler a sua impressão digital e fazer o desbloqueio. Logo, tratando-se da funcionalidade de ambos, aqui também temos um outro empate.

Bateria

A bateria do Galaxy S7 é de 3.000mAh, enquanto que a do iPhone 6s é de 1.715mAh – são 1.285mAh de diferença. Mesmo com todas as otimizações feitas pela Apple em seu software, o 6s pode ficar ligado por no máximo um dia inteiro, e isto se você não abusar tanto para o uso de redes sociais e jogos mais pesados.

No S7, porém, a diferença numérica se reflete na realidade: com facilidade, é possível ficar com o smartphone da Samsung ligado um dia inteiro, e sem precisar deixar de lado os principais recursos do dispositivo.

Mas é claro que, em ambos, se você estiver pensando em passar mais de um dia com o smarpthone ligado, precisará apelar para os modos de economia de energia, que no celular da Samsung ainda tem o "Modo ultra economia", que deixa o dispositivo totalmente "capado" com apenas os recursos necessários, porém garante uma vida útil muito maior – algo que é excelente para viajantes.

Outro fator importante que devemos considerar: o S7 possui suporte ao Carregamento Rápido 2.0, que garante uma carga de aproximadamente 60% em apenas 30 minutos de tomada, além do carregamento sem fio – e nenhum destes dois recursos está presente no 6s.

Sendo assim, levando em conta estes aspectos, o S7 acaba ganhando este ponto.

Jogos

Nós testamos alguns dos títulos mais exigentes da atualidade, tais como Modern Combat 5, Real Racing 3, Mortal Kombat X e outros. Em termos de desempenho, nós não temos muito o que discutir: os dois celulares conseguem rodar qualquer jogo da atualidade sem nenhum problema, seja ele online ou não.

Mas aqui nós temos uma outra briga: Metal e Vulkan, duas APIs que permitem aos desenvolvedores explorarem melhor os seus jogos, trazendo um nível de gráficos muito próximo ao que temos em consoles – e vocês sabem que nós não estamos exagerando. As duas são bem interessantes e trazem um novo nível para os jogadores mobile, e aliando isto ao desempenho de ambos os aparelhos, a briga fica bastante disputada.

No geral, aqui temos um novo empate, pois os dois aparelhos conseguem rodar os principais jogos com bastante fluidez.

Câmera


Vamos tentar ser bem diretos neste ponto: o 6s conta com um sensor principal iSight de 12 megapixels (29mm) com abertura f/2.2 e flash dual-tone. Ela pode gravar em 2160p a 30fps, 1080p a 60fps e 120fps, e em 720 com 240fps. Durante o dia nós conseguimos fazer fotos bem bacanas com o dispositivo, mas não espere nada tão excelente. Já durante a noite... bem, a sua abertura acaba não facilitando muito as coisas, então é melhor optar por locais mais iluminados na hora de fazer suas fotografias.

Na parte frontal do iPhone temos uma câmera de 5MP (31mm) com abertura f/2.2 capaz de gravar em 1080p@30fps e 720p@240fps. Aqui nós temos um painel de flash (na tela) que auxilia na hora das selfies em lugares com baixa luminosidade, HDR e a capacidade de fazer fotos panorâmicas. E, nas duas câmeras do 6s, a Apple incorpora o recurso Live Photos.

Tratando-se do Galaxy S7, nós temos um sensor também de 12 megapixels (porém com lente 26mm), mas com abertura de f/1.7 e OIS (estabilização óptica de imagem), além do flash LED. Por aqui é possível gravar também em 4K com 30fps, 1080@60fps e 720@240fps, com suporte a gravação dupla de vídeo. Durante a noite as fotos capturadas com o S7 são bem melhores que as do 6s, fica impossível negar isto. Já durante o dia, porém, o HDR de ambos acaba fazendo um belo trabalho, mas o ângulo de visão do celular da Samsung é maior.

O sensor frontal do S7 também é de 5 megapixels (22mm) e tem abertura f/1.7. E assim como na traseira, esta câmera tem ângulo de visão ampliado. Ponto para a Samsung.

Conclusão

A diferença de preço entre os dois celulares é de R$ 200 em seus respectivos canais oficiais, mas nós vemos que ambos são excelentes dispositivos. Sim, ter que pagar R$ 3.799 ou R$ 3.999 em um celular pode parecer (e é, na realidade) algo bastante exagerado, embora os dois entreguem uma experiência bem interessante de uso.

Se o iPhone 6s é muito fluido e totalmente integrado à plataforma da Apple, o S7 possui uma câmera que atualmente consegue brigar fácil com os principais sensores (de celulares) do mercado, coisa que o da Apple não pode.

Considerando os aspectos citados neste comparativo, o S7 acaba se saindo na frente por uma série de fatores, tais como a bateria e a certificação à prova d'água, por exemplo. Mas, assim como já citamos, temos aqui dois dos melhores celulares do mercado, então o que pode influenciar na sua escolha, além do que já citamos, é o preço de cada um e o custo-benefício, fator que certamente deve ser levado em primeiro lugar.

  • O Samsung Galaxy S7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 6S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

42

Comentários

Comparativo: Galaxy S7 vs iPhone 6s | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas