LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pokémon GO: confira as principais dicas para se tornar um verdadeiro mestre

03 de agosto de 2016 73

Ultimamente, temos falado bastante sobre Pokémon Go, o mais recente título da Nintendo para Android e iOS que, finalmente, trouxe para a tela dos smartphones e tablets a franquia multimilionária de monstrinhos que já existe no mercado há cerca de vinte anos.

O game tem sido um sucesso, alavancando as ações da empresa japonesa em mais de US$10 bilhões, já encontrando-se disponível em mais de 26 países, dentre eles: Áustria, Austrália, Bélgica , Bulgária, Croácia, República de Chipre, República Checa, Dinamarca, Estonia , Finlândia, Grécia, Groenlândia, Hungria, Islândia, Irlanda, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polônia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Nova Zelândia Suécia, Suíça e recentemente Canadá.

Por mais que ainda não tenha sido lançado de forma oficial aqui no Brasil, já temos uma previsão de lançamento! Enquanto isso, muitos jogadores já estão caçando Pokémons de forma alternativa pelo PC, ou através do uso de arquivos APK vazados na web em conjunto com aplicativos que simulam localizações de GPS.

Como o jogo pode estar prestes a desembarcar em terras tupiniquins, acreditamos que cabem algumas dicas importantes para que você possa tirar o máximo proveito do tempo investido no game, facilitando assim sua jornada para se tornar um mestre:

Saiba aonde procurar

Pokémons aquáticos aparecem perto de lagos e oceanos. Alguns monstrinhos só aparecem à noite

Pokémons possuem vários tipos, e cada um deles pode ser encontrado em diferentes áreas; monstrinhos aquáticos geralmente estarão perto de lagos, fontes, rios e oceanos, os elétricos estarão em universidades, escolas etc.; os lutadores em estádios ou academias; psíquicos dentro de casa ou no escritório; fadas e dragões em atrações turísticas. Você pode conferir onde eles se encontram nos gráficos abaixo:

Há também outro fator determinante relacionado ao horário; algumas espécies só saem à noite (cuidado!), ou seja, pode ser que, se você só jogar de dia, acabe perdendo a oportunidade de capturar um ou outro.

Para ter Pokémons de diversas espécies você tem que andar, explore lugares diferentes, afinal de contas, este não é um jogo pra se jogar sentado no sofá ou deitado na cama.

Utilizando o mapa

A distância dos Pokémons é medida em pegadas. Quanto mais pegadas, mais longe eles estão

O mapa do jogo mostra informações importantes para saber quais espécies estão mais próximas de você. Os que estiverem mais perto, serão apontados com o símbolo de "uma pegada", os mais distantes já aparecem com "duas pegadas" e os que estão até 10km com "três pegadas".

O número de pegadas pode aumentar ou diminuir baseado em sua localização, portanto, é interessante verificar as informações enquanto estiver caminhando. Caso um Pokémon em específico esteja há 3 pegadas de distância, tente se aproximar dele até que estas diminuam, caso ele suma da lista, vire 180º e ande novamente até notar que ele está ficando mais próximo.

Capturando um Pokémon

Capturar um monstrinho nem sempre é uma tarefa fácil! Eles possuem tamanhos e formas variados, alguns são gigantes outros muito pequenos; uns aparecem perto e outros muito longe — certos tipos até correm quando você não consegue capturá-los na primeira tentativa.

Outro fator decisivo é a força/raridade do Pokémon; em Pokémons mais fracos/comuns, um círculo verde será exibido ao seu redor, para os medianos/não tão comuns este muda para amarelo, e para os mais fortes/raros ele torna-se vermelho.

Vale a pena atentar para o tipo de bola utilizada: A Poké Ball tem um poder de captura mais fraco, já a Great Ball, um mediano, enquanto a Ultra Ball tem maiores chances de não deixar o monstrinho escapar.

Frutas vermelhas (Razz Berry)

Como um auxílio, as frutinhas vermelhas obtidas no PokéStop poderão "domar" os Pokémons mais afoitos para facilitar sua captura. Basta tocar na bola, tentar mirar no círculo que diminui e aumenta de tamanho, e cruzar os dedos — tocando na Poké Ball e girando seu dedo em pequenos círculos poderá lançar uma bola curva, que aumenta as chances de captura, só tente não errar!

Evolução e doces Pokémon

Doces Pokémon são usados para evoluir ou torna-los mais fortes. Os repetidos podem ser transferidos

No Pokémon Go, o processo de evolução é um pouco diferenciado da já conhecia franquia de video-games; no título para smartphones e tablets, em vez de evoluir as criaturinhas com batalhas, você o fará dando-lhes doces, que são específicos para cada espécie.

Ao capturar um Pokémon X ou Y, imediatamente você já ganhará 3 doces de brinde; pegando outros da mesma espécie fará com que esses doces se acumulem.

Transferências

Caso você tenha mais de um Pokémon repetido, vale a pena analisar seu poder de combate (CP) e seus golpes, e enviar os menos interessantes para o professor através do botão “Transfer” — cada transferência lhe garantirá 1 doce a mais para a espécie transferida, e o Pokémon que foi enviado não poderá retornar para seu time.

Enquanto alguns são bem fáceis de evoluir como, por exemplo, o “Caterpie”, que necessita de apenas 25 doces para virar “Metapod” e 50 para virar “Butterfree”, outros como o Magikarp precisam de 400 doces para virar Gyarados.

PokéStops e itens

Itens obtidos nos PokéShops podem capturar, reviver e curar. Ovos de Pokémon também são distribuídos

Os PokéStops são representados por marcadores azuis no mapa, que se expandem quando o jogador se aproxima. Eles podem lhe presentear com itens variados, desde Poké Balls, Great Balls ou Ultra Balls até poções de cura ou para reviver um monstrinho, ovinhos e frutas para facilitar a captura.

Nos primeiros leveis não é interessante ingressar em batalhas de ginásio — devido à dificuldade — ou seja, aconselho descartar as poções e revives e focar em colher apenas as Balls, ovos e frutas, pois serão mais úteis para capturar as criaturinhas e deixar o seu time ainda mais forte.

Chocando os ovos

Para chocar ovos mais rápido você pode andar de carro ou bicicleta

Como mencionado acima, os PokéStops poderão lhe presentear com ovos de Pokémon, e estes precisam ser chocados (com uma encubadora chamada Egg Incubator) para que você possa utilizar o monstrinho lá de dentro.

Alguns necessitam que o usuário caminhe apenas 2km, outros 5km e outros 10km — quanto maior a distância necessitada, mais forte/raro será o Pokémon que sai de dentro dele:

Dependendo de quantos km o ovo precise pra chocar, sairão diferentes tipos de Pokémon

Para acelerar o processo de encubação, você pode andar de carro ou bike, ou amarrar seu aparelho nas costas do seu cachorro e soltá-lo no quintal dessa forma, o ovo chocará bem mais rápido do que se você estivesse apenas caminhando

Em sua mochila cabem apenas 9 ovinhos, e quando todos os espaços estiverem preenchidos, os PokéStops vão parar de lhe presentear ovos até que um deles choque e libere novamente o slot para outro.

Batalhas de Ginásio

Quando seu personagem estiver forte o suficiente para entrar em uma batalha de ginásio (a partir do level 5), lembre-se de conhecer bem os tipos de Pokémon, por exemplo: Pokémons de água são fracos contra os elétricos, porém, são fortes contra os de fogo (água conduz eletricidade, mas apaga o fogo).

Outras peculiaridades envolvem tipos menos conhecidos como, por exemplo: Pokémons Fada (Fairy) são fortes contra o tipo Dragão, mas são fracos contra o tipo Aço (Steel); Pokémons voadores são fracos contra tipos elétricos, mas são fortes contra os lutadores; os de planta são fortes contra pedra e agua, mas são fracos contra voadores e elétricos; dentre vários outros que apenas a jogabilidade vai conseguir te ensinar.

Golpes

Todo Pokémon vem com dois golpes — um ataque padrão e um especial. Durante as batalhas de ginásio, os ataques podem ser ativados tocando repetidamente sob o seu oponente; quando a barra de energia azul estiver carregada, o golpe especial poderá ser disparado, e para isso, basta tocar e segurar no seu Pokémon (vale salientar que esse ataque pode ser desviado).

Arrastando o dedo para os lados esquerdo e direito dá a oportunidade de desviar de ataques especiais durante as lutas

Times

Ao chegar no level 5, o jogador poderá escolher um time para se afiliar; serão apresentadas três escolhas — Vermelho, Amarelo e Azul — cada um com sua filosofia própria sobre o mundo Pokémon e como conduzir suas pesquisas; Somente após escolher uma das equipes, você poderá enfrentar oponentes no ginásio.

Esses times são utilizados para controlar o domínio nos ginásios, e você poderá dominar o mesmo ginásio que, por exemplo, outro usuário em seu mesmo time já dominou (desde que ele já tenha pelo menos level 2).

Os leveis do ginásio vão subindo à medida que os jogadores vão perdendo lutas contra o líder, do mesmo jeito que podem reduzir caso o líder venha a perder as batalhas.

Itens especiais

Lucky Egg, Incense e Lure Module são itens especiais que não podem ser conseguidos em PokéShops

Alguns itens do jogo não podem ser conseguidos em PokéShops, eles precisam ser comprados com moedas (dinheiro real) ou são recebidos como presente ao alcançar algum level específico:

Lucky Egg: esse ovo da sorte permite que você dobre sua experiência por meia hora; ou seja, toda vez que você colher itens em PokéStops, evoluir Pokémons, realizar batalhas de ginásio ou capturar novos monstrinhos o que você ganhou será multiplicado por dois!

Incense: O incenso joga um doce aroma ao redor do treinador, facilitando que Pokémons selvagens apareçam durante 30 minutos.

Lure Module: esse módulo pode ser equipado nos PokéStops e funciona como um incenso, atraindo as criaturinhas para perto do local; o diferencial é que tanto você quanto outros jogadores poderão se beneficiar do efeito.

Egg Incubator: com este item é possível chocar os ovos de Pokémon que você encontra em sua jornada. Quanto mais Egg incubators você tiver, mais ovos poderão ser chocados ao mesmo tempo.

Itens Pagos

Comprando moedas com dinheiro real você pode expandir seu armazenamento in-game e comprar itens especiais

Apesar de Pokémon Go ser um título gratuito, usuários tem a opção de comprar moedas com dinheiro real e troca-las por itens exclusivos no jogo; opções de compra que variam de R$3,19 (100 PokéCoins) até R$389,99 (14.500 PokéCoins) estão disponíveis.

De antemão, recomendamos não gastar moedas com Poké Balls (a menos que seja uma emergência), pois estas podem ser encontradas gratuitamente e de forma fácil nos PokéShops.

Itens como o Pokémon Storage Upgrade (200 PokéCoins) acrescentarão mais 50 lugares em sua mochila para carregar Pokémon, que se acrescentados aos outros 250 lugares pré-disponibilizados, totalizarão espaço para acomodar 300 monstrinhos.

Já o Bag Upgrade aumentará mais 50 espaços em sua mochila para carregar itens, que somados aos 350 de fábrica, totalizarão 400 — acredite, estes acabam rápido!

Conhece alguma outra dica? compartilhe conosco na seção abaixo destinada a comentários!

[ATUALIZADO]: Adicionado informações sobre os Times e item pago 'Egg Incubator'.

Pokémons mais poderosos

Pokémons mais fortes, com maior ataque, defesa e stamina

A comunidade de jogadores já está bastante ativa (e forte, diga-se de passagem) no Pokémon Go; tendo dito isso, eles conseguiram compilar diversos dados e comparar o CP (Combat Power) dos monstrinhos, e divulgar quasi são os pokémons mais fortes do jogo, dividindo-os em três categorias de força “ocultas”: ataque (poder ofensivo), defesa (poder defensivo), stamina (o quão rápido o ataque especial carrega).

Mais fortes (no geral)

  • Mewtwo
  • Dragonite
  • Mew
  • Articuno
  • Snorlax
  • Moltres
  • Zapdos
  • Lapras
  • Arcanine
  • Blastoise

Com maior ataque

  • Mewtwo
  • Dragonite
  • Moltres
  • Flareon
  • Zapdos
  • Exeggutor
  • Arcanine
  • Victreebel
  • Mew
  • Charizard

Com maior defesa

  • Articuno

  • Blastoise

  • Mew

  • Dragonite

  • Hitmonchan

  • Mewtwo

  • Poliwrath

  • Omastar

  • Marowak

  • Venusaur

Com maior stamina

  • Chansey
  • Snorlax
  • Wigglytuff
  • Lapras
  • Vaporeon
  • Jigglypuff
  • Rhydon
  • Mewtwo
  • Kangaskhan
  • Muk

73

Comentários

Pokémon GO: confira as principais dicas para se tornar um verdadeiro mestre

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas