LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Versões falsas e maliciosas de Pokémon GO são instaladas em milhares de dispositivos

18 de julho de 2016 4

Com o sucesso de um jogo como Pokémon GO, surgem oportunidades para os que criam aplicativos falsos para se aproveitar dos usuários menos "cuidadosos". Versões falsificadas do jogo de realidade aumentada já estão presentes na Google Play e App Store, e já foram baixados por dezenas de milhares de pessoas.

Aplicativos não oficiais foram encontrados com nomes como "Pokémon Go Ultimate", "Pokémon Go: New Version for Free App Game !" e "Go Catch 'Em All!" Este último chegou à lista dos melhores aplicativos gratuitos da loja da Apple na última semana antes do jogo ser lançado no Reino Unido.

Nem todos os aplicativos falsos são necessariamente maliciosos, mas empresa de segurança ESET descobriu que Pokémon Go Ultimate bloqueia dispositivos de usuários antes de visitar sites pornográficos em background. O app falso congela os aparelhos dos usuários quando aberto, forçando-os a reiniciar o celular, mas na reinicialização o aplicativo malicioso continua a trabalhar clicando em anúncios para gerar receita aos seus criadores.


Pessoas que baixaram o Pokémon GO Ultimate, especificamente, podem removê-lo a de seus aparelhos através de Configurações, na opção de Gerenciar Aplicativos. Procure por PI Network e desinste o app.

Os pesquisadores de segurança também descobriram outros aplicativos não-oficiais para Android, incluindo o Guide & Cheats for Pokémon Go" e "Install Pokemongo", que incentivam os usuários a pagar por complementos desnecessários, como Pokecoins, Pokeballs e Lucky Eggs.

Os aplicativos maliciosos já foram removidos da Play Google e App Store, mas apenas depois de terem sido baixados por dezenas de milhares de pessoas. Em outra pesquisa, realizada pela RiskIQ, foi descoberto que 215 cópias maliciosas do jogo foram liberadas nas primeiras 24 horas após seu lançamento no Reino Unido.

Dito isso, é sempre bom ressaltar que os fãs ansiosos pelo jogo devem ter muito cuidado com os aplicativos que instalam para terem acesso às jogatinas no Brasil. A Niantic, Nintendo e o app oficial Pokémon Go podem ser tão vulneráveis a ataques de criminosos cibernéticos como qualquer outro aplicativo.


4

Comentários

Versões falsas e maliciosas de Pokémon GO são instaladas em milhares de dispositivos

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas