LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bloquear o WhatsApp é inútil, de acordo com o responsável pela segurança do app

19 de julho de 2016 6

Os bloqueios do WhatsApp no Brasil não fazem muito sentido para os profissionais do mundo da tecnologia. O responsável pela segurança e criador da criptografia ponta-a-ponta adotada pelo aplicativo é bastante enfático sobre as decisões jurídicas que impedem o acesso do serviço aos brasileiros.

Na ocasião anterior, quando o WhatsApp foi bloqueado, o desenvolvedor que atende pelo codinome Moxie Marlinspike declarou: “Parece que, no Brasil, o juiz e os agentes da lei apenas não entendem como isso funciona". Fundador da empresa de segurança Open Whisper Systems, Moxie explica que: “eles podem bloquear o WhatsApp pelo tempo que quiserem que o WhatsApp não vai poder fornecer informações que eles não têm.”

Ativista de segurança na rede, Marlinspike irrita governos de países como o Brasil, pois sua tecnologia é justamente o que impede que qualquer pessoa, que não sejam os participantes de uma conversa no aplicativo, acesse as informações. Por isso, a verdadeira identidade e até mesmo a idade do programador são guardados em segredo.

Ele explica que a segurança do WhatsApp impede que a empresa cumpra as ordens das autoridades de entregar as informações dos usuários. Ninguém é capaz disso, “nem o WhatsApp, nem um hacker que ataque o WhatsApp, nem governos, nem operadoras de telefonia”, declara.

Vale lembrar também que os bloqueios do WhatsApp no Brasil não se sustentam pelo Marco Civil. De acordo com a Advocacia-Geral da União, o texto da lei que regula a internet é usado com uma interpretação errada como justificativa para essas decisões jurídicas


6

Comentários

Bloquear o WhatsApp é inútil, de acordo com o responsável pela segurança do app
  • Só acho que a justiça Brasileira tem que se preocupar mais com a criminalidade do que com um simples APP de celular...

      • Isso é tão fácil resolver... Eles pedem uma ação judicial para tomar os Smartphone dos bandidos e pronto, ou simplesmente, bloquear o uso de internet nos presídios, é muito mais prático, pois segundo matérias e mais matérias e mais reportagens, maioria das ordens vem de dentro do presídio.

        • É logico que não funciona. Essas Juiza ai deve acha que aqui só tem whatsapp, sendo que os criminosos deve usar Telegram, Wechat, Viber e outros Apps de boa.

            • Existem provas que criminosos utilizam o whatsapp, isso é fato. Agora, se você tiver provas de estes outros aplicativos estão sendo utilizados também, compartilhe tais provas com a Justiça do RJ, certamente irá interessá-los.

              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas