LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo brasileiro pode pedir 'chave' para invadir WhatsApp, como no caso FBI x Apple

19 de julho de 2016 12

O WhatsApp foi alvo de mais um bloqueio judicial no Brasil nesta terça-feira (19), suspenso horas depois pelo Supremo Tribunal Federal. Agora, autoridades brasileiras pretendem mudar de estratégia para obter dados de usuários do mensageiro, e podem pedir uma espécie de chave para descriptografar o aplicativo e ter acesso a conversas.

Esse parece ser o conteúdo de um Projeto de Lei mencionado pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. O Governo do presidente interino Michel Temer se diz contra a afirmação do WhatsApp de que informações de usuários estão sob segredo permanente. A intenção deverá ser usar o PL para criar um backdrop, ou seja, um atalho para quebrar a segurança do app.


O caso lembra a disputa pública nos EUA entre o FBI e a Apple. Com a intenção de obter informações sobre um dos terroristas do tiroteio em San Bernardino, a Polícia Federal americana solicitou à dona do iPhone passe livre para quebrar a proteção do celular do criminoso.

A Apple foi contra a medida, e teve gigantes da tecnologia ao apoiando sua decisão, como Amazon, Google e Samsung. No final, o FBI acabou pagando US$ 1 milhão para hackers desbloquearem o iPhone 5C do atirador, deixando a polêmica de lado ao menos por enquanto.


No Brasil, o Governo segue tentando maneiras alternativas de acessar dados de supostos criminosos que usam o WhatsApp como ferramenta de comunicação. Segundo o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes:

Estamos no ministério elaborando projeto para que haja meio termo nisso, no sentido de que a empresa detentora das informações deve ter uma sede no Brasil, que permita tecnologicamente que ela forneça as informações brasileiras

Caso o Projeto de Lei seja oficializado, será mais um entre pelo menos outros seis que tramitam na Câmara dos Deputados em Brasília. A maioria deles defende o bloqueio total de sites e aplicativos em caso de determinação judicial, mesmo quando os serviços têm servidores no exterior. [

Somente um deles parece defender a suspensão em qualquer hipótese. O PL 200/16 diz que:

São incabíveis, em qualquer hipótese, a suspensão ou a interrupção universais de aplicações de internet enquanto medida coercitiva proferida em investigação criminal ou processo judicial cível e penal


12

Comentários

Governo brasileiro pode pedir 'chave' para invadir WhatsApp, como no caso FBI x Apple
  • Mas quem disse que a dona Apple concedeu suas chaves de segurança para o FBI? kk

      • Concordo que criminosos devem sim ser monitorados, afinal grampo telefônico é crucial em várias investigações de extrema importância, imaginem todos os corruptos usando sempre aplicativos criptografados? Ninhuém vai descobrir nada nunca! Deveriam criar uma maneira de existir um "grampo de dados" legal somente com autorização da justiça exatamente como é hoje com voz, porém não adianta nada atacar esse ou aquele aplicativo pois logicamente os corruptos e criminosos irão apenas trocar pra um aplicativo que a justiça não tenha acesso, então o grampo deveria ser em nível Android e operadoras, tipo um sniffer autorizado. Acho válido pois devemos pensar que se já existe grampo de voz autorizado não tem motivo de não ter pra dados, só será autorizado contra criminosos ué!Imaginar que a justiça vai ficar lendo nossas mensagens cheias de bobagens inúteis à eles é ser muito sem noção! Além do que a regra pra dados tem de ser a mesma de voz, ou seja, somente autorizado e com pessoas que estejam sob investigação!

          • Governo Brasileiro? Kkkkkkkkkkkk Cada dia eu me surpreendo mais com o Brasil, oh país perdido pqp!

              • Quem vai se o sortudo que vai ganha 1milhao para passa a shave rs

                  • muito triste, brasil a cada dia ficando cada vez pior. e um passo pra frente 3 pra traz.

                      • Se Apple e WhatsApp não cederam ao governo americano, imagina se vão ceder ao Brasileiro que é a maior piada. Kkkkkkk

                        • Nunca que o governo do Brasil vai conseguir isso.

                            • Notícias comunistas que o povo gosta.

                              Não estou criticando o site, mas pelo amor de deus né Brasil.

                              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas